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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41363

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Título: A construção da identidade de mulheres negras na educação de jovens e adultos: um olhar sobre o cabelo crespo.
Autor(es): SILVA, Ana Carolina Reis da
Palavras-chave: Negros - Identidade racial; Mulheres; Educação de jovens e adultos; Cabelo; Autoestima em mulheres
Data do documento: 19-Jul-2016
Citação: SILVA, Ana Carolina Reis da. A construção da identidade de mulheres negras na educação de jovens e adultos: um olhar sobre o cabelo crespo. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Esta monografia é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. A investigação buscou compreender como as mulheres negras estudantes da Educação de Jovens e Adultos se identificam racialmente e qual é a relação delas com seus cabelos crespos. Objetivou em específico: i) Identificar e caracterizar os perfis raciais das mulheres negras estudantes da Educação de Jovens e Adultos; ii) Identificar as relações que as mulheres negras possuem com seus cabelos crespos; iii) Entender como a relação das mulheres negras com seus cabelos crespos contribui na constituição da sua identidade racial. A lente teórico-metodológica utilizada para fundamentar o trabalho foi a dos Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos (QUIJANO, 2005, 2007; MIGNOLO, 2005; 2007. WALSH, 2005). Além da abordagem teórica, adotamos como categoria teórica a Identidade da Mulher Negra (GOMES, 2008; WERNWCK 2010; RIBEIRO 2010). A coleta de dados se deu através de questionário e entrevistas. No tratamento e na análise dos dados utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados indicam que cabelo e cor da pele constituem um processo conflituoso de aceitação/rejeição da identidade negra em que a aparência torna-se parte da subjetividade e autoimagem das mulheres negras. Uma vez que percebemos que o desejo de modificar a estrutura de seus cabelos é uma forma de se aproximar dos modelos hegemônicos, expressando a negatividade associada aos corpos/imagem/identidade da população negra.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41363
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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