Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41315

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Eliana Celia Ismael da-
dc.contributor.authorSILVA, Édila Jacqueline do Ó da-
dc.date.accessioned2021-10-13T19:17:29Z-
dc.date.available2021-10-13T19:17:29Z-
dc.date.issued2015-07-15-
dc.date.submitted2021-10-13-
dc.identifier.citationSILVA, Édila Jacqueline do Ó da. Contribuições da música na formação discente da educação infantil. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41315-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo principal o estudo acerca da contribuição da Música na formação das crianças da Educação Infantil a partir da análise de artigos selecionados em evento científico renomado da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação durante os anos de 2009 a 2013. E como específicos: identificar as contribuições da Música para o processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil apontados nos artigos analisados ao mesmo tempo construir uma relação entre os artigos analisados e as orientações dos PCNs/Arte e o RCNEI. Consideramos para fins deste estudo que a Música quando trabalhada de forma estruturada e com objetivos orientados a partir dos parâmetros do RCNEI e PCNS/Arte, pode ser uma grande aliada no processo ensino aprendizagem dos/as discentes. Para a realização desta pesquisa, foi utilizada a metodologia de cunho bibliográfica, parte-se de uma abordagem qualitativa. Os resultados obtidos nos mostram que a Música ainda é trabalhada como suporte a outras disciplinas, e são ministradas por professores/as sem formação específica, desvalorizando essa área de conhecimento, não explorando as particularidades existentes na Música. O presente estudo revela também que há muito poucos artigos publicados no encontro científico pesquisado que tratam da contribuição da Música na formação dos/as educandos/as da Educação Infantil, mostrando a necessidade de mais estudos em profundidade nesta área de conhecimento, tão rica para nossa construção como ser humano, e que, infelizmente, é pouco discutida e estudada.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.titleContribuições da música na formação discente da educação infantil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6215620601742028pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1517693011941527pt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed to study about in the Music contribution education of children from kindergarten through the analysis of selected articles in renowned scientific event of ANPED - National Association of Graduate Studies and Research in Education during the years 2009 to 2013. And as specific: to identify the contribution of music to the process of teaching and learning in kindergarten pointed out in the articles analyzed while building a relationship between the analyzed articles and guidelines of NCPs / Art and RCNEI. We considered for purposes of this study that the music when worked in a structured and oriented objectives from RCNEI parameters and PCNS / Art can be a great ally in the learning process of / the students. For this research, the bibliographic stamp methodology was used, one starts with a qualitative approach. The results show us that the music is still worked as a support to other disciplines, and are taught by teachers / as without specific training, devaluing this area of knowledge, not exploiting existing particularities in Music. This study also reveals that there are very few articles published on researched scientific meeting dealing with the music contribution to the formation of / the students / as of early childhood education, showing the need for more in-depth studies in this area of knowledge, so rich for our construction as a human being, and that, unfortunately, is little discussed and studied.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Édila Jacqueline do Ó da.pdf391,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons