Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41283
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Katharine Nínive Pinto | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jéssica Silvania Sobral da | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-07T16:44:15Z | - |
dc.date.available | 2021-10-07T16:44:15Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jéssica Silvania Sobral da. A nossa luta é todo dia! Somos mulheres e não mercadorias: as ações educativas do MST em torno das questões de gênero. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41283 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo problematiza o processo de emancipação das mulheres, questionando a formação política, a escolarização e o protagonismo destas nas lutas sociais e buscando compreender quais contribuições as práticas de formação desenvolvidas no processo militância fornecem as mulheres que se organizam nestes espaços. Nos apropriamos dos estudos de Saffioti (2013), Priore e Bassanezi (2008) enquanto referências no percurso de estudos sobre a história e a condição humana das mulheres. No que concerne ao debate sobre educação e suas contribuições a emancipação humana destacamos Brandão (2012) e Trilla (2008), adiante relacionamos as contribuições dos movimentos sociais no que concerne a formação política enquanto elemento emancipatório destacando Gohn (1997) e Lage (2013) que apresentam o sentido didático e histórico dessas organizações. Por meio da pesquisa bibliográfica e entrevista semi-estruturada com homens e mulheres que compõem o movimento analisamos o tempo de escolarização, a participação nas atividades políticas do movimento, as concepções sobre as questões de gênero no contexto da divisão sexual do trabalho chegando à conclusão de que a organização dentro de suas limitações de tempo, espaço e até mesmo de recursos tem orientado e permitido que homens e mulheres compreendam a importância do respeito, da solidariedade e do compromisso para com a emancipação da mulher, sujeito que historicamente não tem sido reconhecida enquanto cidadã, excluída dos espaços públicos e por vezes violentada por homens que seguem e são direcionados pela lógica machista, capitalista e patriarcal em que se organiza a sociedade. | pt_BR |
dc.format.extent | 139p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.title | A nossa luta é todo dia! Somos mulheres e não mercadorias: as ações educativas do MST em torno das questões de gênero. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4312922U6&tokenCaptchar=03AGdBq24TOQD1VJXzviV8ivsVa2dI7X4IDw1WpIOyXlp9O5TBJALFTSyxj6aa1ywPOGIsZphmo60oNTs1VWhyLPXUmCFOWzPzvokUQlYW65qFXRK8gzE1AAuphZngjFFzjWzOXz_DSmfPzAd6Sz6hmp4W043n66XoYLZ6syS1FfkrUQ3scccJUNMoupa_vybK0_eFYn23c80J0YP3EF0RzGJRQT-FEonWbhDkiDTdAbPzoKo8cozYfi4ukEHnM0owb56CbhUwwaszh5u7_LDeTZZ7Gz6oPTTvAPaxSSH9E0lpU_Dmb0Sq2dXQXyItbo17nSPoLN5ty-D3zSXgXPng-aTU4KLeuantfmTb1uORSrfvL_wIB71MrKVuhWOWA-fVlybMFmmoNeEAKxeSnadDU0lBZhx4HpTndzLJJ6C4Pww-k8qGoRyoqaBJ452ND0o6Ezj8MbyMl01coll0VACsBnRr41lNGzzBgg | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768272Y7&tokenCaptchar=03AGdBq27Xi-XhuAWhCXvG-e8ghZvhmoOlR6Dzzfgm7IDKXMe992T0FBOTBrUi2ff3dzvXI7nWTeu-wWsbWetpvbYzXTduMG3vl8vpSKMcpV1A0ZeAwnOvS_jIAlddu62idzKMU76XD5PNri4Na-zo4b3b7R0FPBvsijSh8hCO9cQkBksxT3i5TOZP2_eavXUJBNJqQixztDDyMZ3CoSDl8ES8JOO70YmfGXzyPOlqou_KsVGrVX4taEhxgJnKAgBBIOdc_0eJG0K0onXHDRd6j3AW7nPkheAMvaRC358SZqL1WjxfVyB3u6xgsxBQUpe9lejpf6z4DLJRx6K15jooivsBrdwQbPW0N9_tvB2Z8fv3C5l2lj1GZPv5dIUxDAvVIcw3md2nje5_aQhhKEAFBqwSsCxPO1IdEZcPrlXeBcH4Dk4V8SnRKScO8bJdHU2zT5piksM2dlmJ85ZIEVh0w0ZI-OIR7ZHiew | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study discusses the women empowerment process, questioning the political training, education and the role of these social struggles and trying to understand what contributions training practices developed in militancy process provide women who organize these spaces. We appropriate the Saffioti studies (2013) Priore and Bassanezi (2008) as references in the course of studies on the history and the human condition of women. Regarding the debate about education and its contribution to human emancipation highlight Brandão (2012) and Trilla (2008), hereinafter we relate the contributions of social movements concerning political education as an emancipatory element highlighting Gohn (1997) and Lage (2013) presenting the didactic meaning and history of these organizations. Through literature and semi-structured interviews with men and women who make up the movement analyzed the time of enrollment, participation in the movement's political activities, the conceptions of gender issues in the context of the sexual division of labor coming to the conclusion the organization within its limitations of time, space and even resources has guided and allowed men and women to understand the importance of respect, solidarity and commitment to the emancipation of women, subject which historically has not been recognized as citizen, excluded from public spaces and sometimes raped by men who follow and are targeted by sexist logic, capitalist and patriarchal that is organized society. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Jéssica Silvania Sobral da.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons