Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41283

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Katharine Nínive Pinto-
dc.contributor.authorSILVA, Jéssica Silvania Sobral da-
dc.date.accessioned2021-10-07T16:44:15Z-
dc.date.available2021-10-07T16:44:15Z-
dc.date.issued2015-12-16-
dc.date.submitted2021-10-07-
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica Silvania Sobral da. A nossa luta é todo dia! Somos mulheres e não mercadorias: as ações educativas do MST em torno das questões de gênero. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41283-
dc.description.abstractO presente estudo problematiza o processo de emancipação das mulheres, questionando a formação política, a escolarização e o protagonismo destas nas lutas sociais e buscando compreender quais contribuições as práticas de formação desenvolvidas no processo militância fornecem as mulheres que se organizam nestes espaços. Nos apropriamos dos estudos de Saffioti (2013), Priore e Bassanezi (2008) enquanto referências no percurso de estudos sobre a história e a condição humana das mulheres. No que concerne ao debate sobre educação e suas contribuições a emancipação humana destacamos Brandão (2012) e Trilla (2008), adiante relacionamos as contribuições dos movimentos sociais no que concerne a formação política enquanto elemento emancipatório destacando Gohn (1997) e Lage (2013) que apresentam o sentido didático e histórico dessas organizações. Por meio da pesquisa bibliográfica e entrevista semi-estruturada com homens e mulheres que compõem o movimento analisamos o tempo de escolarização, a participação nas atividades políticas do movimento, as concepções sobre as questões de gênero no contexto da divisão sexual do trabalho chegando à conclusão de que a organização dentro de suas limitações de tempo, espaço e até mesmo de recursos tem orientado e permitido que homens e mulheres compreendam a importância do respeito, da solidariedade e do compromisso para com a emancipação da mulher, sujeito que historicamente não tem sido reconhecida enquanto cidadã, excluída dos espaços públicos e por vezes violentada por homens que seguem e são direcionados pela lógica machista, capitalista e patriarcal em que se organiza a sociedade.pt_BR
dc.format.extent139p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil)pt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.titleA nossa luta é todo dia! Somos mulheres e não mercadorias: as ações educativas do MST em torno das questões de gênero.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4312922U6&tokenCaptchar=03AGdBq24TOQD1VJXzviV8ivsVa2dI7X4IDw1WpIOyXlp9O5TBJALFTSyxj6aa1ywPOGIsZphmo60oNTs1VWhyLPXUmCFOWzPzvokUQlYW65qFXRK8gzE1AAuphZngjFFzjWzOXz_DSmfPzAd6Sz6hmp4W043n66XoYLZ6syS1FfkrUQ3scccJUNMoupa_vybK0_eFYn23c80J0YP3EF0RzGJRQT-FEonWbhDkiDTdAbPzoKo8cozYfi4ukEHnM0owb56CbhUwwaszh5u7_LDeTZZ7Gz6oPTTvAPaxSSH9E0lpU_Dmb0Sq2dXQXyItbo17nSPoLN5ty-D3zSXgXPng-aTU4KLeuantfmTb1uORSrfvL_wIB71MrKVuhWOWA-fVlybMFmmoNeEAKxeSnadDU0lBZhx4HpTndzLJJ6C4Pww-k8qGoRyoqaBJ452ND0o6Ezj8MbyMl01coll0VACsBnRr41lNGzzBggpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768272Y7&tokenCaptchar=03AGdBq27Xi-XhuAWhCXvG-e8ghZvhmoOlR6Dzzfgm7IDKXMe992T0FBOTBrUi2ff3dzvXI7nWTeu-wWsbWetpvbYzXTduMG3vl8vpSKMcpV1A0ZeAwnOvS_jIAlddu62idzKMU76XD5PNri4Na-zo4b3b7R0FPBvsijSh8hCO9cQkBksxT3i5TOZP2_eavXUJBNJqQixztDDyMZ3CoSDl8ES8JOO70YmfGXzyPOlqou_KsVGrVX4taEhxgJnKAgBBIOdc_0eJG0K0onXHDRd6j3AW7nPkheAMvaRC358SZqL1WjxfVyB3u6xgsxBQUpe9lejpf6z4DLJRx6K15jooivsBrdwQbPW0N9_tvB2Z8fv3C5l2lj1GZPv5dIUxDAvVIcw3md2nje5_aQhhKEAFBqwSsCxPO1IdEZcPrlXeBcH4Dk4V8SnRKScO8bJdHU2zT5piksM2dlmJ85ZIEVh0w0ZI-OIR7ZHiewpt_BR
dc.description.abstractxThis study discusses the women empowerment process, questioning the political training, education and the role of these social struggles and trying to understand what contributions training practices developed in militancy process provide women who organize these spaces. We appropriate the Saffioti studies (2013) Priore and Bassanezi (2008) as references in the course of studies on the history and the human condition of women. Regarding the debate about education and its contribution to human emancipation highlight Brandão (2012) and Trilla (2008), hereinafter we relate the contributions of social movements concerning political education as an emancipatory element highlighting Gohn (1997) and Lage (2013) presenting the didactic meaning and history of these organizations. Through literature and semi-structured interviews with men and women who make up the movement analyzed the time of enrollment, participation in the movement's political activities, the conceptions of gender issues in the context of the sexual division of labor coming to the conclusion the organization within its limitations of time, space and even resources has guided and allowed men and women to understand the importance of respect, solidarity and commitment to the emancipation of women, subject which historically has not been recognized as citizen, excluded from public spaces and sometimes raped by men who follow and are targeted by sexist logic, capitalist and patriarchal that is organized society.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Jéssica Silvania Sobral da.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons