Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41278

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorSANTOS, Laís Rafaelly de Freitas Almeida-
dc.date.accessioned2021-10-07T13:42:02Z-
dc.date.available2021-10-07T13:42:02Z-
dc.date.issued2015-07-28-
dc.date.submitted2021-10-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Laís Rafaelly de Freitas Almeida. A prática docente e a inclusão de alunos com síndrome de Down na sala de aula regular. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41278-
dc.description.abstractEsse trabalho vem abordar a Síndrome de Down e suas implicações no contexto educacional, considerando os fatores de inclusão que regem as leis do nosso país. O nosso foco de pesquisa é constatar se, os docentes que atuam nas salas de aula de ensino regular, reconhecem o paradigma de inclusão e promovem a mesma aos alunos com síndrome de Down? Para responder essa pergunta, a pesquisa foi desenvolvida no município de Cachoeirinha – PE, fundamentada e analisada pelas leis brasileiras de nosso país, que garantem os direitos aos alunos com Síndrome de Down permanecerem na sala de aula regular de ensino, onde os docentes sejam capacitados para trabalharem com esses alunos de forma inclusiva e significativa, com o apoio de teóricos como Carvalho, (1997) Bueno (1998) e Veiga (2008), através da análise de conteúdo e de observações diretas em salas de aulas, onde o contato com as situações divergentes propiciam um melhor desenvolvimento da pesquisa. Diante de entrevistas, observações e estudos a pesquisa foi realizada em torno do objetivo geral que busca compreender a prática docente, diante do paradigma da inclusão com as crianças que possuem de síndrome de Down. E os específicos que irão permitir compreender como se dá prática docente com o aluno Down e em que ela implica, e identificar o processo de inclusão dos alunos de síndrome de Down a partir da prática docente. Foi adotado como procedimento metodológico a abordagem qualitativa, com natureza exploratória e descritiva, trabalhando-se com a realidade, também utilizamos da análise de conteúdo que por sua vez nos permite refletir em constantes situação. Nos apoiamos em Marli André, e Minayo, para explicar a análise dos dados obtidos. Os resultados desta pesquisa transparecem a defasagem que há nas escolas quando se tratam do ensino aprendizagem dos alunos com Síndrome de Down, a inclusão está acontecendo, porém a prática docente adotada não inclui o aluno com Síndrome de Down nas atividades cotidianas, deixando-os como ouvintes inseridos num contexto no qual deveriam ser atuantes. As formações docentes são limitadas, não permitindo aos docentes uma maior interação de como atuar em diversas circunstâncias, as práticas utilizadas acabam a não dar de conta todas as demandas sociais e particulares que cada aluno com essa deficiência traz consigo.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDown, Síndrome dept_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.titleA prática docente e a inclusão de alunos com síndrome de Down na sala de aula regular.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4592869U8&tokenCaptchar=03AGdBq26U1wE-UGwls968yetiurv2NaUoL24KT4uD0FL4GdS8sQ8sYYo269_HbmE8KSrtY-twjaNzlfHZZwsVVb8aBKYoGZLzMZ6K8qh4j4pm3lVHcP-j2edNE503UOofi-6O2qBTNE9Vn3_rZmYe9oeNtWwxTuRXILeRrIoNuyrmqETO2IIeH02ZlAJe2S9yUhcna4bJUMcQo_lBop4sUOLk4Wzb90T8nUFw2nb5GGjhmWKW7imBJg6_DrCgXlZ8oD7yyD8bQ3FeUIMcD7XUnssUyjr80B45wvtzNwGXtK4lWpx3CgNhHGQymXOMbkoau3u9LgZx7mi8PWQxlahRy6LKnB8Yk3gaE0snUPZZcIqFqi70B0UoWa53VnEOXKWozxLbORnmM4kgxUhhXDBPgxXijst8_Eb7K_roWFExZuDTLe6jPGGZzVy3O2Hhlo2OuEmiyBfhvPPNvnjrgfGLK6gnEV3y1FH6-gpt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Lais Rafaelly de Freitas Almeida.pdf635,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons