Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41270

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSALLES, Conceição Gislane Nóbrega Lima de-
dc.contributor.authorSILVA, Rafaela Izabela Liberal da-
dc.date.accessioned2021-10-05T18:50:15Z-
dc.date.available2021-10-05T18:50:15Z-
dc.date.issued2016-01-26-
dc.date.submitted2021-10-05-
dc.identifier.citationSILVA, Rafaela Izabela Liberal da. A educação infantil e os procedimentos de acompanhamento do trabalho pedagógico: o processo de avaliação para o desenvolvimento das crianças. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41270-
dc.description.abstractA avaliação na educação infantil deve ser contrária a uma concepção de julgamentos de resultados. Contudo o que se evidência é a distorção dessa perspectiva, no que concerne ocorrer cada vez mais à adoção por instituições de educação infantil modelos da prática avaliativa tradicional das etapas posteriores. Para tanto o modelo classificatório não pode se fazer presente na educação infantil, principalmente porque a avaliação deve estar continuamente a serviço da prática pedagógica para melhorá-la e, em consequência, favorecer e otimizar a aprendizagem e o desenvolvimento. Neste contexto este estudo teve como objetivo geral compreender os procedimentos de acompanhamento do trabalho pedagógico no processo de avaliação das crianças da Educação Infantil. Para realizarmos a discussão da questão de nosso estudo, utilizamos autores como Hoffman (1996), Kramer (1996), Freitas (2005). Para tanto nossa pesquisa foi realizada em uma escola Municipal da cidade de Cachoeirinha-PE. Como metodologia fizemos usos de entrevistas semi-estruturadas e observação e para análise de dados utilizamos a análise de conteúdo Bardin (1977). Os dados levantados apontam a necessidade de que haja, no Sistema Municipal de Ensino, uma maior discussão acerca dos instrumentos avaliativos, se possível construindo-os coletivamente com os professores. Foi possível perceber a partir da pesquisa que a avaliação na educação infantil nessa instância está se aproximando muito de interesses mercadológicos, quando essa adotou um tipo de avaliação que tem como marco demonstrar resultados e isso é um equívoco, em especial se tratando de educação Infantil.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleA educação infantil e os procedimentos de acompanhamento do trabalho pedagógico: o processo de avaliação para o desenvolvimento das crianças.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8718354U9&tokenCaptchar=03AGdBq26KNhbT0Q8KWHBlRLIYgd41tdv0a558G1Vt3utuZf0MYrkAwOOkT3O-594MOVL00ieTmZlrqAotd0whVsD4I29WBKPVjXGL8H5ZZjz86DrS2ReMaWSrPQDSRylT3xZjFt_MhmgW8f7mJDAgvEDSSFdWrwzxsWRxaIF8JfaCDzCueHD8KV-H19-9q01i8Fmjtrp47gYdo0CrHT05OMqmrYupLRCEhshs0h_O0UfX6HFaIXTYZqhZpq1fN1MVbvokhogCx22Qw9NYur-DMrb8IlmDIzvEE_zKTAyE-pAMru6B_mF03trezzutxQ1tD2tHZhRRqQ2ARy2wY884qY19wXdytamk7ig_Irq118HqKSa8-3q2afNTyBVbICjN8sFQsRTjcJS8zFb7OduLo9iUm48Rkeeyn2kKYHsxIpqdTY8lR7ga9qSGp7z0BM77BxAERVdCoW1aQIp4N-mwXMPwfkZ2aDgrOwpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795295U2&tokenCaptchar=03AGdBq25HdYRAEvDFKJ60dvzZMESQGHhlyb92EJ_LNYS5rFALqkb3Lvxj-haKi97Hj8tvXntSwIT98GvbZonMkoUBIAcrMVzLxu-3Prln9234OAr6Kkm0MUBfKT1u62-H0k-OezZt3AwKs3NxxC_obdnSki8F-MVULidMxUu5GPw-gRyPN7EO-vlsjExFeSjMSplWaVkhu6dpK-yTML1x0O0cQzhm2O85ApSQon5eELkESc5ZLbk3Gmp5OlF-wYPGWnG-uNl7rlB4qU1WEwI1SBKPIOEEnrOnKP2cYp8R85H461xRIXv3xR_TEJLj0IrDXiMmD8nZ2sCA24U8FT4xbb_3wxmbDP4RRLkQoAWmcXJiaPk6XB38GMEtP0EFyZntejRj02wxDS_lTNfU7wFqwgPjBC-hRHyBUbb4OVdyP9auvtxaGEv4dtnJ8oGSoNwTmEoQxkOq70MeL8E_TNhPH7QG3jlkE9hJKQpt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Rafaela Izabela Liberal da.pdf435,66 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons