Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41248

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAGE, Allene Carvalho-
dc.contributor.authorMOURA, Ricelio Regis Barbosa da Silva-
dc.date.accessioned2021-10-01T13:55:38Z-
dc.date.available2021-10-01T13:55:38Z-
dc.date.issued2016-07-19-
dc.date.submitted2021-10-01-
dc.identifier.citationMOURA, Ricélio Regis Barbosa da Silva. A cor e a raça nos resultados de escolarização de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41248-
dc.description.abstractEsta pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, que entre os principais motivos para a escolha do tema, foi principalmente a minha experiência na pesquisa de iniciação científica. Nesta pesquisa de conclusão de curso, temos como objetivo geral: Conhecer as tendências que os índices de escolarização de pessoas negras, pardas e brancas das mesorregiões Agreste, Mata, São Francisco e Sertão de Pernambuco apontam a partir do censo de 2010. Como objetivos específicos: 1) Levantar os índices de escolarização de pessoas negras, pardas e brancas das mesorregiões Agreste, Mata, São Francisco e Sertão de Pernambuco a partir do censo de 2010. 2) Identificar as (des)igualdades de escolarização de pessoas negras, pardas e brancas das mesorregiões Agreste, Mata, São Francisco e Sertão de Pernambuco a partir do censo de 2010. 3) Analisar o percurso das (des)igualdades raciais nos resultados de escolarização de pessoas negras, pardas e brancas das mesorregiões Agreste, Mata, São Francisco e Sertão de Pernambuco a partir do censo de 2010. Para isso utilizamos da coleta de dados no Censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mostrando o quantitativo de pessoas que frequentavam escola, que não frequentavam, mas já frequentaram e que nunca frequentaram escola ou creche, também levantamos os índices de escolarização concluídos e não concluídos, utilizando a variável cor ou raça, segundo o censo 2010. O estudo apontam para uma desigualdade racial que perpassa todos os níveis de ensino nos resultados de escolarização.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectRaçaspt_BR
dc.subjectCorpt_BR
dc.titleA cor e a raça nos resultados de escolarização de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4846507P9&tokenCaptchar=03AGdBq275lcJVEIkLJCupPCJJfVEL1WA_jOkrmGoURjYA8ziEzxfTMOVcpcQr5Or239wdItUSJSqQ2v58LKCjdLSA4pUAdOq_NKJ5980DYr0KhXOkPtzQ6VozPkcpO9hQczh6OVLpL8BJqPWEQT10m3qraOK6n8S6TfdPU93I_0OOK7MpGDGYPyFE859nBCVMABWakqh70wjQ98xoX2jbuxVM9ADdraufnVFEKac1dI0HuErcUUYwrYg5uHhj6CLHimhtHn2VoD2gimQdh_GEj6O9a5XUEmzLEN6LAkLPmyJYga0jvSf9vU9MyKKWusYCvdWeAmqj6giLLFP42MXI0-GivJHjDgI9XlPDafWDhl0LFdZZ54swKGapRKGMhGL5yaz2Ur_roY2GFirvhxaWiLavlE0bkKMA81QZc08k_rHUwZ-TzdiNP6jkiMKQW3tmwBxGpEE4LBhNQGR0vliTJ2kOq7bwy0LVHwpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709306U7&tokenCaptchar=03AGdBq26kZz59ktrtqWkOZYJ4ZKBiwlJ9TxGyBGurYAUYhs53WmG3gxqtgy-PFFbpZAijjYEvY4IHxa7ejPTSJIXPT3evzBAgkXAZjItKQi8O6OeJ6KE9yc89MNJ1DZ6HwdVPu7JGxWZi787tLJtzqObROyAuiPoYibpw8HC0rd3ZNnGvXXisDCgYD_IF9gXGOTVx-JzWkPMKNAR9OO-z1V1rAqL7GQWDzOvh1-lqGbrOu-ZEPb7U1iqv7hmqq-W5NWyLOxhuFvkk2ZryE4CoanDTf-0GggDNjhNN_EJ7u_qu2k8YREQk2HJ3rfPO6Uaux2JMzTfPlMjIvnKaYM1f7DiNvB9LugZV5NsfOvcn3GvFhQ22ZozuMFu_cF4FEfBtu2dbYOstqKgRR9dPtdDeMCbT-pUu_mkYuBwxSgFjmEHrm6KgczpCQymAlIPSneTASIevVg4791SnvI9d4poUReZdEq3G5a5H1wpt_BR
dc.description.abstractxThis search and results work educacion course completion, which among the main reasons for the choice of subject was mainly my experience in undergraduate research. In this course completion of research, we as general objective: to know how trends that enrollment rates of black people, brown and white of meso Agreste, woods, San Francisco and Hinterland of Pernambuco point the 2010 census. From how specific objectives: 1) Lift rates of enrollment of black people, brown and white of meso Agreste, Woods, San Francisco and Hinterland of Pernambuco from the census of 2010. 2) Identify equalities enrollment of black people, brown and white meso regions of Agreste, Woods, San Francisco and Hiterland of Pernambuco from the census of 2010. 3) Analyze the course of the racial qualities black people school results, brown and white of meso Agreste, Woods, São Francisco and Hinterland of Pernambuco the 2010 census from to use it date collection in the census 2010 the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). Displaying the quantity of people who attended school, que not attended, but have attended school or day care, also completed enrollment rates and not complet using a color variable or race, according to the 2010 census. Study point a paragraph racial inequality que permeates to all levels of education nsa school results.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationPedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOURA, Ricelio Regis Barbosa da Silva.pdf580,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons