Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41248
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LAGE, Allene Carvalho | - |
dc.contributor.author | MOURA, Ricelio Regis Barbosa da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-01T13:55:38Z | - |
dc.date.available | 2021-10-01T13:55:38Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-19 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-01 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Ricélio Regis Barbosa da Silva. A cor e a raça nos resultados de escolarização de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41248 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, que entre os principais motivos para a escolha do tema, foi principalmente a minha experiência na pesquisa de iniciação científica. Nesta pesquisa de conclusão de curso, temos como objetivo geral: Conhecer as tendências que os índices de escolarização de pessoas negras, pardas e brancas das mesorregiões Agreste, Mata, São Francisco e Sertão de Pernambuco apontam a partir do censo de 2010. Como objetivos específicos: 1) Levantar os índices de escolarização de pessoas negras, pardas e brancas das mesorregiões Agreste, Mata, São Francisco e Sertão de Pernambuco a partir do censo de 2010. 2) Identificar as (des)igualdades de escolarização de pessoas negras, pardas e brancas das mesorregiões Agreste, Mata, São Francisco e Sertão de Pernambuco a partir do censo de 2010. 3) Analisar o percurso das (des)igualdades raciais nos resultados de escolarização de pessoas negras, pardas e brancas das mesorregiões Agreste, Mata, São Francisco e Sertão de Pernambuco a partir do censo de 2010. Para isso utilizamos da coleta de dados no Censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mostrando o quantitativo de pessoas que frequentavam escola, que não frequentavam, mas já frequentaram e que nunca frequentaram escola ou creche, também levantamos os índices de escolarização concluídos e não concluídos, utilizando a variável cor ou raça, segundo o censo 2010. O estudo apontam para uma desigualdade racial que perpassa todos os níveis de ensino nos resultados de escolarização. | pt_BR |
dc.format.extent | 60p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Raças | pt_BR |
dc.subject | Cor | pt_BR |
dc.title | A cor e a raça nos resultados de escolarização de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4846507P9&tokenCaptchar=03AGdBq275lcJVEIkLJCupPCJJfVEL1WA_jOkrmGoURjYA8ziEzxfTMOVcpcQr5Or239wdItUSJSqQ2v58LKCjdLSA4pUAdOq_NKJ5980DYr0KhXOkPtzQ6VozPkcpO9hQczh6OVLpL8BJqPWEQT10m3qraOK6n8S6TfdPU93I_0OOK7MpGDGYPyFE859nBCVMABWakqh70wjQ98xoX2jbuxVM9ADdraufnVFEKac1dI0HuErcUUYwrYg5uHhj6CLHimhtHn2VoD2gimQdh_GEj6O9a5XUEmzLEN6LAkLPmyJYga0jvSf9vU9MyKKWusYCvdWeAmqj6giLLFP42MXI0-GivJHjDgI9XlPDafWDhl0LFdZZ54swKGapRKGMhGL5yaz2Ur_roY2GFirvhxaWiLavlE0bkKMA81QZc08k_rHUwZ-TzdiNP6jkiMKQW3tmwBxGpEE4LBhNQGR0vliTJ2kOq7bwy0LVHw | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709306U7&tokenCaptchar=03AGdBq26kZz59ktrtqWkOZYJ4ZKBiwlJ9TxGyBGurYAUYhs53WmG3gxqtgy-PFFbpZAijjYEvY4IHxa7ejPTSJIXPT3evzBAgkXAZjItKQi8O6OeJ6KE9yc89MNJ1DZ6HwdVPu7JGxWZi787tLJtzqObROyAuiPoYibpw8HC0rd3ZNnGvXXisDCgYD_IF9gXGOTVx-JzWkPMKNAR9OO-z1V1rAqL7GQWDzOvh1-lqGbrOu-ZEPb7U1iqv7hmqq-W5NWyLOxhuFvkk2ZryE4CoanDTf-0GggDNjhNN_EJ7u_qu2k8YREQk2HJ3rfPO6Uaux2JMzTfPlMjIvnKaYM1f7DiNvB9LugZV5NsfOvcn3GvFhQ22ZozuMFu_cF4FEfBtu2dbYOstqKgRR9dPtdDeMCbT-pUu_mkYuBwxSgFjmEHrm6KgczpCQymAlIPSneTASIevVg4791SnvI9d4poUReZdEq3G5a5H1w | pt_BR |
dc.description.abstractx | This search and results work educacion course completion, which among the main reasons for the choice of subject was mainly my experience in undergraduate research. In this course completion of research, we as general objective: to know how trends that enrollment rates of black people, brown and white of meso Agreste, woods, San Francisco and Hinterland of Pernambuco point the 2010 census. From how specific objectives: 1) Lift rates of enrollment of black people, brown and white of meso Agreste, Woods, San Francisco and Hinterland of Pernambuco from the census of 2010. 2) Identify equalities enrollment of black people, brown and white meso regions of Agreste, Woods, San Francisco and Hiterland of Pernambuco from the census of 2010. 3) Analyze the course of the racial qualities black people school results, brown and white of meso Agreste, Woods, São Francisco and Hinterland of Pernambuco the 2010 census from to use it date collection in the census 2010 the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). Displaying the quantity of people who attended school, que not attended, but have attended school or day care, also completed enrollment rates and not complet using a color variable or race, according to the 2010 census. Study point a paragraph racial inequality que permeates to all levels of education nsa school results. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MOURA, Ricelio Regis Barbosa da Silva.pdf | 580,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons