Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41237

Compartilhe esta página

Título: Realidade sexista em âmbito educacional: as experiências escolares vivenciadas pelas estudantes do ensino médio.
Autor(es): CHAGAS, Tâmires Karen Eloi das
Palavras-chave: Identidade de gênero; Ensino médio; Professores - Formação; Prática de ensino
Data do documento: 18-Jul-2016
Citação: CHAGAS, Tâmires Karen Eloi das. Realidade sexista em âmbito educacional: as experiências escolares vivenciadas pelas estudantes do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Este é um trabalho de conclusão de curso (TCC) que teve como objetivo compreender como as experiências formativas dos professores e professoras vêm contribuindo para uma formação (não) sexista das jovens que estão cursando o ensino médio. Temos como metodologia a abordagem qualitativa e método do Caso Alargado para ampliar as nossas discussões. A pesquisa foi realizada na cidade de Gravatá-PE e teve como entrevistados professoras/es e alunas do Ensino Médio. Nosso trabalho busca analisar como as práticas das/os docentes em sala de aula influenciam as estudantes de forma positiva e negativa. Buscamos compreender a visão das estudantes sobre as discussões sobre gênero e quais as imposições machistas, sexistas e misóginas que estas estudantes vivenciam dentro do contexto escolar. Ainda buscamos analisar as características do Ensino Médio e como este pode ser um momento propício para as discussões de gênero e de emancipação destas/es jovens. Acreditamos que cada vez mais as temáticas de gênero devem ser trabalhadas dentro do contexto escolar, visto que as jovens ainda vivenciam dentro da escola práticas preconceituosas. São práticas que acontecem por parte das/os professoras/es, por muitas vezes acreditarem que mulheres e homens são diferentes e vem dos próprios estudantes que ainda possuem uma visão dicotômica entre o gênero feminino e masculino. Tendo em vista este contexto, compreendemos que as/os professoras/es são fundamentais para proporcionar as reflexões a cerca da temática de gênero com o propósito de emancipar estas/es estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41237
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHAGAS, Tâmires Karen Eloi das.pdf694,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons