Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41231

Compartilhe esta página

Título: Debates sobre gênero: olhares acerca do trabalho docente em escolas de ensino fundamental.
Autor(es): BEZERRA NETO, Amauri Martins
Palavras-chave: Ensino fundamental; Identidade de gênero na educação; Prática de ensino
Data do documento: 18-Jul-2016
Citação: BEZERRA NETO, Amauri Martins. Debates sobre gênero: olhares acerca do trabalho docente em escolas de ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Os sentidos atribuídos socialmente aos gêneros têm sido constantemente (re)construídos com base em nossas experiências, inclusive aquelas desenvolvidas em ambiente escolar. Assim, compreender como são trabalhados pedagogicamente os conceitos de gênero juntamente aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, se mostra como possibilidade de pensar a escola enquanto aliada na construção de uma sociedade mais igualitária, formada por sujeitos conscientes de si e daqueles que os cercam. Através do Método do Caso Alargado, esta pesquisa resulta na percepção de que as principais práticas educativas relacionadas aos conceitos de gênero, desenvolvidas em espaços escolares, são pautadas em pensamentos que rompem com estereótipos, promovendo uma ação reflexiva não só para estudantes, mas também para professores, que assim são capazes de repensar constantemente suas práticas. Diversas atividades são utilizadas na intencionalidade de (re)pensar as significações tidas como masculinas/femininas, bem como elementos indiretos que também apoiam este trabalho. É possível perceber que o gênero, nos anos iniciais do ensino fundamental, é pensado a partir de uma visão que busca desmistificar os constantes estigmas que são perpetuados acerca daquilo que é tido como masculino/feminino. Desta forma, os docentes que desenvolvem suas práticas englobando esta perspectiva, nos fazem pensar sobre o debate de gênero em sala de aula como uma ferramenta valiosa para a efetivação de uma sociedade liberta de pensamentos deturpados sobre o gênero.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41231
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEZERRA NETO, Amauri Martins.pdf737,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons