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Título: Formação continuada para escolas multisseriadas do campo: aproximações com a prática docente a partir da alternância pedagógica do Programa Escola da Terra.
Autor(es): SILVA, Marcilene Santana da
Palavras-chave: Professores - Formação; Educação do campo; Prática de ensino; Programa Escola da Terra
Data do documento: 8-Fev-2017
Citação: SILVA, Marcilene Santana da. Formação continuada para escolas multisseriadas do campo: aproximações com a prática docente a partir da alternância pedagógica do Programa Escola da Terra. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: A presente pesquisa foi desenvolvida no contexto do Grupo de Estudo em Educação do Campo (GEECampo), enquanto ação do Núcleo de Pesquisa, Estensão e Formação em Educação do Campo (NUPEFEC), e tem por objeto de investigação a formação continuada de professores/as para escolas multisseriadas do campo, a partir da alternância pedagógica. O nosso objetivo geral foi: analisar como a formação continuada de professores/as na multissérie, Programa Escola da Terra, contribuiu com a prática docente a partir da alternância pedagógica. E como objetivos específicos: I) caracterizar as especificidades da formação continuada em alternância pedagógica, propostas e desenvolvidas pelo Programa Escola da Terra; II) analisar como os professores/as que trabalham com a multissérie, veem as contribuições da metodologia da alternância em sua prática docente; III) identificar em que os projetos de intervenção pedagógica e social, desenvolvidos no tempo comunidade, se aproxima das práticas dos/as professores/as. A pesquisa está fundamentada nos estudos de Kolling, Cerrioli, Caldart (2004) Arroyo (2004, 2010) Arroyo; Fernandes (1999); Imbernón (2006); Tardif (2008); Hage (et al, 2015); Nosella (2012); Gimonet (2007); Melo (2014); Vázquez (2011); Freire (1987) dentre outros. A abordagem da pesquisa é qualitativa Minayo (1994), utilizando como procedimento de coleta de dados o questionário, a análise documental dos planejamentos e projetos de intervenção social e pedagógico, desenvolvidos pelas professoras na formação do Programa Escola da Terra, assim como do Projeto Político Pedagógico do Curso de Formação Programa Escola da Terra e do edital de seleção de formadores/as. Os sujeitos de pesquisa são integrantes da rede de ensino municipal do campo da cidade de Gravatá-PE. O procedimento de análise desenvolveu-se na perspectiva da análise de conteúdo (Franco, 2008), a partir da categorização da qual emergiram duas categorias analíticas: 1. Especificidades da formação do Programa Escola da Terra: alternância pedagógica, elaboração de projetos, acompanhamento pedagógico e áreas de conhecimento. 2. Contribuições da metodologia da alternância: da integração de saberes e agroecologia ao ensino disciplinarizado. Os resultados nos mostram que a formação continuada de professores/as para a multissérie, contribuiu com a prática docente a partir da alternância pedagógica, subsidiando o desenvolvimento de uma prática reflexiva por parte dos/as professores/as, possibilitando a integração de saberes escola/comunidade através da valorização da experiência e da cultura dos sujeitos desse entorno social, integrando os/as professores/as e alunos/as na luta por uma agricultura sustentável. No entanto, identificamos também que se faz necessária uma mudança nos elementos metodológicos pensados para as escolas multisseriadas do campo, uma vez que a matriz curricular o diário de classe e os livros são pautados sob a égide da disciplinarização na contraposição aos processos de ensino por áreas de conhecimento, focado na formação continuada, proposto pelo Programa Escola da Terra.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41194
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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