Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41190

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAGE, Allene Carvalho-
dc.contributor.authorSILVA, Marciano Antonio da-
dc.date.accessioned2021-09-27T18:48:37Z-
dc.date.available2021-09-27T18:48:37Z-
dc.date.issued2017-07-17-
dc.date.submitted2021-09-27-
dc.identifier.citationSILVA, Marciano Antonio da. “Quando o professor dos anos iniciais é um homem”: identidade, masculinidades e docência em escolas da rede municipal de Caruaru-PE. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41190-
dc.description.abstractA presente pesquisa se propõe a discutir as principais implicações que decorrem das experiências docentes de homens que atuam no contexto dos anos inicias do ensino fundamental no município de Caruaru-PE. Desse modo, objetivamos a partir de uma discussão teórica tratar das vivências, percepções e desafios apresentados por esses sujeitos. Tomamos como objetivo geral: compreender como as identidades masculinas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental são constituídas em sua trajetória docente. E como objetivos específicos: 1) Identificar as principais experiências docentes vivenciadas pelos professores nos anos iniciais do ensino fundamental; 2) Descrever como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental se percebem no seu exercício profissional; 3) Elencar as principais motivações que contribuíram para os professores ingressarem no campo da docência nos anos iniciais. Entendemos que tratar das relações que perpassam o campo da docência, principalmente no que tange a presença de homens nessa etapa de ensino, consiste numa tarefa urgente, tendo em vista que a mesma se encontra atravessada por um conjunto de desigualdades para os homens que tentam adentrar esse campo profissional. Considerando tais acepções, buscamos responder o nosso problema de pesquisa “Que identidades masculinas os professores dos anos iniciais do ensino fundamental são constituídas em sua trajetória docente?” O percurso metodológico adotado no desenvolvimento do estudo parte da pesquisa qualitativa discutida por Deslandes (1994), Minayo (2009) e Lage (2013), onde realizamos um estudo de caráter exploratório, descritivo e explicativo a partir de Gil (2009). Utilizamos o Método do Caso Alargado desenvolvido por Santos (1983), que nos possibilitou enxergar as singularidades do caso, assim como a análise de conteúdo para tratamento dos dados, conforme destaca Bardin (2011). Nossas considerações apontam que as experiências tecidas pelos professores se encontram marcadas por um conjunto de situações preconceituosas, estigmatizantes, mas também constitui um significativo espaço de luta e resistência que caminha para um processo de ressignificação do espaço e da profissão docente.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectHomens - Identidadept_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEscolas municipais - Caruaru (PE)pt_BR
dc.title“Quando o professor dos anos iniciais é um homem”: identidade, masculinidades e docência em escolas da rede municipal de Caruaru-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8799552T6&tokenCaptchar=03AGdBq26YhyJbV_4OhrzdK6uA7lGFZl14yfZfMol_cGZNfcTGNlwIaeDtOE9RWO3IBoBIZEsA1JtXkltlYaSzJ9fzbS5D5_clwiNhyaJnlwZSfdiT3hQWkSYO17-96E2TH2HD2qpldvBxDKioj3Iex-NkdC5Q3Uf-U7bVZdepxIVQZmPOLmXp99kHLqE5KSHiCZgLvsKy6dPhEEW-XWhSFoZf0AqVMzTmEEdHPrLX0fnyy3Uy5xYgzUJudq7SBsGPZKWw75lYRcrjJKo6lVry4UsD6sd-7aE0S-cS3YTebjuxVy7035OzDheIVfxZid--Mv-e755bCMBUSSagt1oEwn6n-KBP-8Mc1FM-VSblEkgQ3lkdOuvqZEiLWv9WHkBRSmMobaHssgjvTra23xx0ThzwNvtcOyYAngUljUtvAG6lqeRvg-hHXnYYBtvB1MDI5j3vn0pjkBwoHZveyPIsgKGVbKbYfgGStApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709306U7&tokenCaptchar=03AGdBq240WRzHD3Zb_7l3UfcXO0JP6HkMzUMj5zNOBriBAtYBNCvGRCpIrBnDbBNG80JhvHgiM0deOzewtWhQ_19WyznGT4hacXI82lXrCA72q6UnVelJNfqKW8PbWGfMcsoNhCFDHG8yD4QKwbZHooG-y7hk_Im8gqyL7z31GUwkSDKa-H1dYHPlj8-H-qtZeSmgEFgUVrLwAN9EPFkl764Xv0goUntGy7MuexZ--uRAhpTUTtyktkLruA1gneiBhW415B-ai9vsAxVKhO8HKmx3QVDrVOpHyK-3c_DZJU12vKgpS9wwTMJoOf-mNFRHTZ19gU1T_c79TuEE2k3gFl2kskbznSegd21QkVA_dDyUir4X9v-YSQ7G-CnfxUR5DKD4Cwpk22SznvwAV3_0dMom850wDWSr_2wqEulQtNL5iki98M7Za2NWRHx7lpCax5qB3--WykAeTX94p9Ggu04ZsjlClH-IfQpt_BR
dc.description.abstractxThe present research proposes to discuss the main implications of the teaching experiences of men who work in the context of the initial years of elementary school in the city of Caruaru-PE. In this way, we aim, from a theoretical discussion, to deal with the experiences, perceptions and challenges presented by these subjects. We have as a general objective: to understand how the masculine identities of teachers of the initial years of elementary school are constituted in their teaching trajectory. And as specific objectives: 1) To identify the main teaching experiences lived by teachers in the initial years of elementary school; 2) Describe how the teachers of the initial years of elementary school perceive themselves in their professional practice; 3) List the main motivations that contributed to the teachers joining the teaching field in the initial years. We understand that dealing with the relationships that permeate the field of teaching, especially with regard to the presence of men in this stage of education, is an urgent task, considering that it is crossed by a set of inequalities for men who try to enter this professional field. Considering these meanings, we search to answer our research question: "What masculine identities do the teachers of the initial years of elementary school constitute in their teaching trajectory?”. The methodological course adopted in the development of the study is based on the qualitative research discussed by Deslandes (1994) Minayo (2009) and Lage (2013), where we conducted an exploratory, descriptive and explanatory study based on Gil (2009). We used the Extended Case Method developed by Santos (1983), which allowed us to see the singularities of the case, as well as content analysis for data processing, as Bardin (2011) points out. Our considerations point out that the experiences lived for the teachers are marked by a set of prejudiced situations, stigmatizing, but also constitutes a significant space of struggle and resistance that goes to a process of re-signification of space and the teaching profession.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationPedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Marciano Antonio da.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons