Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41177

Comparte esta pagina

Título : Concepções de professoras da rede municipal de Caruaru-PE em relação às estratégias formativas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
Autor : CAVALCANTI, Valdenice Maria Pereira
Palabras clave : Alfabetização; Letramento; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil); Estratégias de aprendizagem
Fecha de publicación : 20-ene-2017
Citación : CAVALCANTI, Valdenice Maria Pereira. Concepções de professoras da rede municipal de Caruaru-PE em relação às estratégias formativas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Caruaru: O Autor, 2017.
Resumen : A pesquisa tem como objeto de estudo, concepções de professoras em relação às estratégias formativas do PNAIC. Essas estratégias, são ações ligadas ao conhecimento e à atuação do/a professor/a alfabetizador/a. Neste sentido, a questão que norteia a pesquisa é: Quais concepções têm as professoras em relação às estratégias formativas desenvolvidas pelo PNAIC, articuladas à alfabetização e letramento? Temos como objetivo geral, analisar as concepções de professoras em relação às estratégias formativas desenvolvidas no PNAIC, articuladas à alfabetização e letramento. E os objetivos específicos: 1) Identificar a compreensão de professoras referente às estratégias formativas do PNAIC e sua materialização na alfabetização e letramento; e 2) Verificar as possibilidades de aprendizagem atribuídas às estratégias formativas do PNAIC no contexto da sala de aula. A fundamentação teórica consiste em: Alarcão (2001; 2003), Pimenta (2008), Ferreira e Leal (2010), Silva J. e Almeida (2010), para tratar da formação de professores, Tardif (2014) para discutir a problematização da formação profissional, Ferreiro, Teberosky (1999) e Morais (2013) para fundamentar os processos de aquisição e elaboração de conhecimento da criança. Além de Soares (2013) e Silva A. (2010) para tratar da alfabetização e letramento. A pesquisa é qualitativa, desenvolvida no ano de 2016. Para coleta dos dados, utilizamos o questionário com perguntas abertas e fechadas. As participantes da pesquisa são 15 professoras alfabetizadoras da rede pública municipal de Caruaru. As categorias de análise que emergiram dos dados foram, "As estratégias formativas do PNAIC e sua materialização na alfabetização e letramento: estudo dirigido de textos, vídeo em debate e análise de atividades de alunos”, e “Possibilidades das estratégias formativas no contexto da sala de aula: renovação na atuação, conquista da dinamicidade e efetivação das aprendizagens dos alunos”. Os dados revelam, que as professoras participantes, compreendem que as estratégias formativas do PNAIC auxiliam na materialização da alfabetização e letramento, de diferentes maneiras: permitindo dinamismo no desenvolvimento das atividades; atendendo às especificidades do/da aluno/a; auxiliando no manuseio de materiais didáticos/pedagógicos e na construção cognitiva dos processos de alfabetização e letramento; possibilitando as práticas sociais da leitura e escrita e o contato com diferentes textos; e viabilizando a apropriação dos discursos apresentados nas formações e trocas de saberes entre aluno/a e professor/a. Identificamos também, que a formação do PNAIC possui elementos práticos/teóricos. A partir das concepções das professoras participantes da pesquisa, concluímos, que as estratégias formativas oferecem elementos que ajudam na atuação profissional e efetivação das aprendizagens dos alunos/as, principalmente as relacionadas à alfabetização e letramento.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41177
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAVALCANTI, Valdenice Maria Pereira.pdf1,1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons