Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4103

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamos, Francisco de Sousa pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Richard Hollandpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:19:58Z
dc.date.available2014-06-12T17:19:58Z
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationHolland Silva, Richard; de Sousa Ramos, Francisco. Tomada de decisão em mercados com informação assimétrica : o caso do setor sucroalcooleiro da Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4103
dc.description.abstractO setor sucroalcooleiro nacional representa grande importância no contexto econômico brasileiro, e o Estado de Pernambuco tem uma forte participação, não só no cenário do setor sucroalcooleiro do Norte/Nordeste, mas também a nível nacional, pois figura entre um dos seis maiores produtores de açúcar e álcool do país. O setor sucroalcooleiro é caracterizado por ser um setor oligopolista, no qual é comum a tomada de decisão com informações assimétricas. Isso dificulta o processo decisório, pois a informação assimétrica aumenta os riscos da decisão, já que num oligopólio cada oligopolista está interessado em obter o máximo possível de lucro para si, e que nessas situações as decisões necessitam ser eficientes, para não representar grandes perdas para a empresa. Verifica-se, na prática, a inter-relação entre empresas nesse ambiente, e que muitas vezes há, entre elas, um comportamento de colaboração, apesar de serem rivais. Esse comportamento dos agentes parece se enquadrar nos conceitos da Teoria da Co-opetição, uma teoria econômica que tem suas bases desenvolvidas sobre a Teoria dos Jogos, e que estabelece que as empresas podem ter comportamento tanto de competição quanto de cooperação ao se relacionarem com os concorrentes. O objetivo desse trabalho é identificar se há presença desse comportamento co-opetitivo no processo decisório tomado pelos gerentes das usinas da Zona da Mata Norte de Pernambuco, bem como, casa haja, analisar o grau de co-opetição existentept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCo-opetiçãopt_BR
dc.subjectSetor Sucroalcooleiropt_BR
dc.subjectDecisãopt_BR
dc.subjectOligopóliopt_BR
dc.titleTomada de decisão em mercados com informação assimétrica : o caso do setor sucroalcooleiro da Zona da Mata Norte do Estado de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo490_1.pdf597,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons