Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41020

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Inglid Teixeira da-
dc.date.accessioned2021-08-23T21:28:19Z-
dc.date.available2021-08-23T21:28:19Z-
dc.date.issued2015-02-13-
dc.date.submitted2021-08-23-
dc.identifier.citationSILVA, Inglid Teixeira. Resolução de problemas de porcentagem: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41020-
dc.description.abstractAtualmente a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é composta por alunos de realidades bem distintas, temos em uma mesma sala de aula adultos que nunca frequentaram a escola ou estão há algum tempo fora dela e jovens/adolescentes que por reprovações sucessivas estão fora da faixa etária, para estarem em séries regulares. Esses alunos são, em sua maioria, trabalhadores assim, prováveis consumidores sendo muitas vezes responsáveis pelas finanças de casa, portanto, costumam se deparar com situações problemas que aparecem em seu cotidiano, em que é preciso utilizar conceitos advindos do conteúdo matemático denominado porcentagem. Com isso, diante da necessidade do conhecimento desse conteúdo para a vida desses alunos, este trabalho surgiu com o objetivo de analisar como os estudantes da EJA resolvem problemas que envolvem porcentagem, para isso, aplicamos um questionário contendo doze questões, das quais também buscamos identificar se eles conseguem relacionar este conteúdo, visto na sala de aula (matemática formal) com o seu dia-a-dia (matemática informal). Sendo o grupo investigado composto por dezessete alunos, da quarta fase do Ensino fundamental da EJA, de uma escola pública da cidade de Caruaru – PE, a análise dos dados se deu de forma qualitativa e quantitativa, através dela pudemos percebemos que esses alunos conseguem resolver problemas de porcentagem de forma intuitiva sem se utilizar de estratégias que utilizem dados matemáticos para isso.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPercentagempt_BR
dc.subjectSolução de problemaspt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleResolução de problemas de porcentagem: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4405930T9&tokenCaptchar=03AGdBq26g2iDu2eS6SuzaxnU-1Fvh4s_e4ZRrxgxzmV_-Frc02kE-qNM6DhECNUzwCLFyaiSgS0yyeVM2QDsUfj5_5Mswed5Lady7oe2JFP5WBFxytKvjm_aVrZrCcfZ79M5r-BGDsAp0PwJBewOqsEdTiQjzL4mM3xtpKKgfJSc1Lj-W3POSfQpbxP_wMHczEJj9kMPZASTDsY_4gpOoIQIBXR6i1UmpT0-i8nLvX_USmKq58msfGjavZBG165lb7MmfDIogCga3oXUMUlPBK7clWlw4N3NFNcGa6a41_ZaEnP4q3AqKsKknwSluV_L56balx2syOBmf9-rdWnOVSNv8409KDQ7utKO3hhWVn_LsMcAq7z6bG9ZMAG1vBCFBGGWcwu-bR0zcIlrkP9HSssawUq_gc74pD-2k_35I5-C14_g3ynvstWocsmRPbhlet6Yob6YKpM4gGBC00Ew-Yffy8TjhnwVM3wpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428906U1&tokenCaptchar=03AGdBq26lZLRgQ_iiZQ7PWEXFwfpPE-SBNDRlEPaqXkAGG3w3SR6gQnA5cBNHywlqdM7uN3vG8IPHiramvMF-sd7_UunXFHbPId62sCimIb4pY4ImRX8m9GPeHZFLoZ7urm6Pt1OGld0jpVNS5c-_eaTKPOyGoKurEXbjA5sjmwzgykzGWHBg87r9VapGFM-ZXYt27rL9kqzIiI8Rc88E799MQETknJri2ZtIjqjef20OgoFKZh-xquy3McPFQzSSalG8SnlbqDc0f4Lns7iMKOljthRZcmTBGQz1MsmIOh-0I-sGQ_hh9_Eyk1IMa5qeZC1udZM0Nrczfy8_l5PnphbiWdVUzBTlvxjZbpwDm_aS4nI3M6E1Sv_HGpVk-ZzjRc-VtGsPYur8c5AkSOus2nd1Neg_Fk8EoCahFU8qFpVOCGhkdi_76XlhMVwI9weAcONRJY219zBzULRTrTWfs34uMPW4J4sKOgpt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Inglid Teixeira da.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons