Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40975

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorSILVA, César Diogo Bezerra da-
dc.date.accessioned2021-08-16T22:15:30Z-
dc.date.available2021-08-16T22:15:30Z-
dc.date.issued2015-07-13-
dc.date.submitted2021-08-16-
dc.identifier.citationSILVA, César Diogo Bezerra da. Significados de probabilidade: uma análise em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40975-
dc.description.abstractEste trabalho busca compreender a abordagem dos significados de probabilidade em livros didáticos destinados aos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa se deu em três coleções (12 livros) didáticas de matemática destinada aos anos finais do Ensino Fundamental selecionadas entre as 10 coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD – 2014). As três coleções que escolhemos são as mais adotadas pelas escolas públicas no município de Caruaru-PE. Os significados de probabilidade que utilizamos foram: intuitivo, clássico, geométrico, frequentista, subjetivo, formal. Além dessas categorias, foi necessário criar duas categorias que chamamos de noções básicas de probabilidade e outras atividades. Categorizamos também as atividades por meio das representações e contextos abordados. Nas representações levamos em conta atividades com texto, tabelas, figuras, diagramas e gráficos. Para os contextos classificamos as atividades em relação a utilização de dados; moedas; urnas, sacos e bolas; roletas e alvos; cartões, baralho e dominó; escolha de pessoas, lugares e objetos; códigos e senhas; dados de pesquisa; outras atividades. Os dados nos revelaram que as coleções analisadas não seguem uma tendência no que diz respeito à distribuição das atividades por volumes; apenas uma coleção, por exemplo, apresenta atividades de probabilidade nos quatro volumes (6º ao 9º ano). Concernente aos significados, temos que as coleções analisadas apresentam unicamente o significado clássico em 82,1% do total das 179 atividades mapeadas. Os demais significados são pouco explorados. O significado frequentista, por exemplo, é pouco abordado – apenas 11 do total de 179 atividades mapeadas; acreditamos que este significado deveria ser melhor enfatizado uma vez que as coleções estão destinadas à etapa de escolarização do Ensino Fundamental. Com respeito às representações abordadas nas atividades encontramos as representações “apenas texto” (37,43%) e “figuras-suporte” (30,17%) como as mais enfatizadas pelas coleções. No que se referem aos contextos verificamos que os “Dados” e “Escolha de Pessoas, Lugares e Objetos” são as categorias que mais se destacam, com 20,67% e 20,11%, respectivamente. Em suma, consideramos que as coleções analisadas não contemplam satisfatoriamente o trabalho com o conceito de probabilidade por meio dos diversos significados, e ainda, não instigam um trabalho com a probabilidade experimental preconizado pelas orientações curriculares e pela literatura atual.pt_BR
dc.format.extent69p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProbabilidadespt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.titleSignificados de probabilidade: uma análise em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4366044D6&tokenCaptchar=03AGdBq26WJQ86_ltdwazwL1lBJEYwK1UtNNcvsgFegy-1TCvtaxB8B-2pHTDMXszlcds8UO0BDdYShi45Fy468DBZmv9fca1vAqijxFhgXCin2BSkHiAbawv8aD7Dmtpq55piJjPdirlgx4H1a-6BF2qR-P8ibwN7Yuwlsv5jvT3CTHKhrUPNb20nuwst4c5dn7gRTUCRw6GyTr4gO5bicxdO6f4aSBzOUyxfomMWlqcjUNZqx4tXmZizSaifBRC6blX5zwHTTrWSOGvIbidTROQjP-EO5TKvz7GmrWYVJ_BYeqeljDDhWBPFXRbTtOtwSL77Mbwj9prCe6DUN-RIBeVyh25aidPH54Kwtxr4zmKnUK0dDi9BAZqzw_uZn4_bUTJBOaKXhYczbirbg-twqdhhDh-65lmH35tiSTRtKYFjsffXAQycfNx3tYrpVcg66flDZZAcp-ApiCQPhtJIUXo-fOnxJA5sFApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4468323Y6&tokenCaptchar=03AGdBq27c0Bk4WtV6wVAEYNDtBCczJflnLMlQ4B2q7VKgWAz-TVn8JevZGQ-_KsOsCZhhgdixvNty-cbNJbkWDJqav7ymugpcRBazoyEHtg8boAUN-bo8wpQLMWveRabDxX2WQl7pw3q5xqukCzPBPB4_g1CMeeFYiA5LC8kLYh2nfepTIwGYoDcs8DXllYXYVIyyHHGPZ_E06NC8IfRBtdF_B-CRayfL1iQkm-S3czV6D-g3zIrqckOSqFMwNaPI_GvcTOgU8_iW_tVtsCjGOWvMk2eOtonROkDvT4pUzggYmYnDG0RG4fse-wh09PrRULHO9A52eA9eTbS6nyv7Ae5nANlFB-mX-AcBnMhNi3IxdKfA3-hDXRxr2uKxC6StZmD9otGQcAFX4UFrZbUNnkmg4eSDH7WExH9-rcDJRuoG4BMVtSJ9SLMgzSoKRi3hlgEz11wfa_AXZ5iKHmStSDLD5aOglXkxJwpt_BR
dc.description.abstractxEste trabajo trata de comprender el enfoque de los significados de la probabilidad en los libros de texto destinados a los últimos cursos de Ensino Fundamental en Brasil (estudiantes de 11 a 14 años). La investigación se llevó a cabo en tres colecciones (12 libros) didácticas de matemáticas destinada a los últimos cursos de Ensino Fundamental seleccionadas entre las 10 colecciones aprobados en el Programa Nacional de Libros de Texto (PNLD - 2014). Las tres colecciones que hemos elegido son las más adoptadas por las escuelas públicas del municipio de Caruaru-PE. Los significados de probabilidad de que se utilizaron fueron: intuitiva, clásico, geométrico, frecuentista, subjetiva, formal. Además de estas categorías, fue necesario crear dos categorías que llamamos los conceptos básicos de probabilidad y otras actividades. También categorizamos las actividades por medio de las representaciones y abordamos contextos. En las representaciones consideramos actividades con texto, tablas, figuras, diagramas y gráficos. Para contextos clasificar las actividades relativas a la utilización de los datos; monedas; urnas, bolsas y pelotas; ruleta y objetivos; tarjetas, jugando a las cartas y al dominó; elección de personas, lugares y objetos; códigos y contraseñas; datos de la encuesta; otras actividades. Los datos demostraron que las colecciones analizadas no siguen una tendencia con respecto a la distribución de las actividades por volumen; sólo una colección, por ejemplo, presenta probabilidad de las actividades en los cuatro volúmenes (6 al 9 grado). En relación con los significados que sólo hemos analizado colecciones significado clásica en el 82,1% de 179 actividades asignadas. Los otros significados son poco explorada. El significado frecuentista, por ejemplo, no se discute - sólo el 11 del total de 179 actividades mapeadas; creemos que este significado debe ser mejor enfatizó dado que las colecciones se dirigen a la etapa de escolarización del Ensino Fundamental. Con respecto a las representaciones abordados en las actividades se encuentran las representaciones "Sólo texto" (37,43%) y "figuras de apoyo" (30,17%) como la más destacada por las colecciones. Al referirse a los contextos nos encontramos con que los "datos" y "Elección de personas, lugares y objetos" son las categorías que se destacan, con 20,67% y 20,11%, respectivamente. En resumen, creemos que las colecciones analizadas incluyen no satisfactoriamente el trabajo con el concepto de probabilidad a través de los diversos significados y, aún, no instigar a un trabajo con la probabilidad experimental recomienda las directrices curriculares y la literatura actual.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, César Diogo Bezerra da.pdf3,43 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons