Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40950
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOARES, Paulo Marcondes Ferreira | - |
dc.contributor.author | PAES, Talita Sousa Pedrosa | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-12T20:28:09Z | - |
dc.date.available | 2021-08-12T20:28:09Z | - |
dc.date.issued | 2009-08-31 | - |
dc.identifier.citation | PAES, Talita Sousa Pedrosa. Urbanidade e cinema brasileiro : dois momentos específicos. 2009. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40950 | - |
dc.description.abstract | Este estudo busca elucidar elementos de crítica que estejam presentes no tratamento fílmico do cinema brasileiro em dois momentos específicos. Assim, foi traçado o quadro de teorias e filmes que tratam do contexto urbano dentro do cinema brasileiro. Buscou-se investigar em que medida os autores teóricos e cineastas elaboram estes elementos críticos dentro de suas obras. Entendendo o cinema como obra de arte autônoma com capacidade de representar significados através de signos, sons e imagens, trabalhamos na busca de uma compreensão mais acurada sobre o contexto social e político em que a construção destes filmes está imersa. A análise realizada traz uma contextualização político-histórica no intuito de perceber os valores e comportamentos presentes na sociedade nos períodos propostos e posteriormente em que medida estes serão criticados através das elaborações midiáticas do cinema. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Cinema brasileiro – História | pt_BR |
dc.subject | Cinema nas ciências sociais | pt_BR |
dc.subject | Urbanização - Brasil | pt_BR |
dc.title | Urbanidade e cinema brasileiro : dois momentos específicos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6349498148114549 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2240014218572495 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Sociologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to elucidate elements of criticism in two different moments of brazilian cinema. Therefore, I managed to draw a picture of theories and movies in which appear the urban context. I tried to investigate how deep brazilian moviemakers and theorists treat those elements in their works. I understand brazilian cinema as an autonomous art form, capable of representing meaning through signs, sounds and images. I worked in trying to understand the social and political context in which the making of those films are. The analysis brings a political and historial context to the work, in order to acknowlegde the values and behaviours in society in the proposed areas, and furthermore in which measure those will be criticised through the media. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Talita Sousa Pedrosa Paes.pdf | 914,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons