Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40950

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOARES, Paulo Marcondes Ferreira-
dc.contributor.authorPAES, Talita Sousa Pedrosa-
dc.date.accessioned2021-08-12T20:28:09Z-
dc.date.available2021-08-12T20:28:09Z-
dc.date.issued2009-08-31-
dc.identifier.citationPAES, Talita Sousa Pedrosa. Urbanidade e cinema brasileiro : dois momentos específicos. 2009. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40950-
dc.description.abstractEste estudo busca elucidar elementos de crítica que estejam presentes no tratamento fílmico do cinema brasileiro em dois momentos específicos. Assim, foi traçado o quadro de teorias e filmes que tratam do contexto urbano dentro do cinema brasileiro. Buscou-se investigar em que medida os autores teóricos e cineastas elaboram estes elementos críticos dentro de suas obras. Entendendo o cinema como obra de arte autônoma com capacidade de representar significados através de signos, sons e imagens, trabalhamos na busca de uma compreensão mais acurada sobre o contexto social e político em que a construção destes filmes está imersa. A análise realizada traz uma contextualização político-histórica no intuito de perceber os valores e comportamentos presentes na sociedade nos períodos propostos e posteriormente em que medida estes serão criticados através das elaborações midiáticas do cinema.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectCinema brasileiro – Históriapt_BR
dc.subjectCinema nas ciências sociaispt_BR
dc.subjectUrbanização - Brasilpt_BR
dc.titleUrbanidade e cinema brasileiro : dois momentos específicospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6349498148114549pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2240014218572495pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to elucidate elements of criticism in two different moments of brazilian cinema. Therefore, I managed to draw a picture of theories and movies in which appear the urban context. I tried to investigate how deep brazilian moviemakers and theorists treat those elements in their works. I understand brazilian cinema as an autonomous art form, capable of representing meaning through signs, sounds and images. I worked in trying to understand the social and political context in which the making of those films are. The analysis brings a political and historial context to the work, in order to acknowlegde the values and behaviours in society in the proposed areas, and furthermore in which measure those will be criticised through the media.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Talita Sousa Pedrosa Paes.pdf914,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons