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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40914

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Flávia Zirmmerle da Nóbrega-
dc.contributor.authorMACÊDO, Álison de Lima-
dc.date.accessioned2021-08-10T14:11:42Z-
dc.date.available2021-08-10T14:11:42Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.citationMACÊDO, Álison de Lima. O consumo de experiências no Polo Comercial de Caruaru: vivência mundana, aspectos de socialização e consumo. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40914-
dc.description.abstractO aumento dos estudos de comportamento do consumidor bem como de seu consumo de experiência se revela um campo necessário de investigação. Um consumidor ativo, considerado como um prossumidor pela literatura, tem ganhado cada vez mais ênfase nos estudos de seus comportamentos, interferindo no processo de consumo e principalmente no de produção. Determinados comportamentos levam o consumidor a gerar seu próprio contexto e consumo, consequentemente seu próprio consumo de experiência. Dessa maneira, o consumo de determinados bens se mostra como um ponto final, uma forma de materializar os significados dessa experiência, numa sociedade simbólica de consumo, que consome signos. Um centro de compras, o Polo Comercial de Caruaru, se mostrou como um contexto significativo para essa investigação, tendo em vista ser um espaço de consumo de moda-vestuário, em que as pessoas consomem no varejo, com o intuito de assumir os principais atributos do sistema de moda, de diferenciação e individualidade. Assim, a nossa investigação foi guiada pela pergunta de pesquisa: Como o consumidor de moda-vestuário do Polo Comercial de Caruaru significa seu consumo de experiência nesse varejo? Essa pesquisa interpretativista buscou no recurso da tradição biográfica entender, sob a ótica de uma consumidora, como a mesma construiu e significou sua experiência de consumo atrelada a esse espaço de compras. Apoiados na Cultura Material e na Culture Consumer Theory – CCT, nosso estudo biográfico utilizou o protocolo de investigação de Leão et al. (2015) que já havia sido desenvolvido para essa abordagem e que nos conduziu a investigar duas dimensões da narrativa: a histórica e a discursiva. A análise nos desvelou sintagmas que nos conduziram a sentidos norteadores formadores do consumo de experiência da respondente. O consumo de experiência investigado se mostrou constituído por diversas facetas, essas encontradas na literatura consultada, mas os fatores motivacionais que os constituíram foram singulares, partiram de sua condição de existência social e, foi a partir desses, que a consumidora considerou os aspectos situacionais do ambiente de venda, lhes atribuindo significações também específicas. Assim, a experiência de consumo se desvelou como uma experiência social e afetiva constitutiva do cotidiano da respondente, sendo o consumo apenas um meio de reafirmação social da mesma e de suas relações. Como diz Slate, práticas de consumo são essencialmente criativas e não aceitam normas limitadoras, pois envolvem a negociação dos significados por consumidores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectStatus social – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectComportamento do consumidor – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectCultura material – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectClientes – Fidelização – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidor – Caruaru (PE)pt_BR
dc.titleO consumo de experiências no Polo Comercial de Caruaru : vivência mundana, aspectos de socialização e consumo.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8864831414314232pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5484105489714622pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxThe increase in studies of consumer behavior as well as their consumption of experience reveals a necessary field of investigation. An active consumer, considered as a prosumer by the literature, has gained more and more emphasis in the studies of their behavior, interfering in the consumption process and mainly in the production process. Certain behaviors lead consumers to generate their own context and consumption, consequently their own consumption of experience. In this way, the consumption of certain goods is shown as an end point, a way to materialize the meanings of this experience, in a symbolic society of consumption, which consumes signs. A shopping center, the Polo Comercial de Caruaru, proved to be a significant context for this investigation, as it is a space for consumption of fashion and clothing, in which people consume in retail, with the aim of assuming the main attributes of the fashion, differentiation and individuality system. Thus, our investigation was guided by the research question: How does the fashion-clothing consumer at the Polo Comercial de Caruaru mean their experience consumption in this retail? This interpretive research sought to use the biographical tradition to understand, from the perspective of a consumer, how she constructed and meant her consumption experience linked to this shopping space. Supported by Material Culture and Culture Consumer Theory – CCT, our biographical study used the investigation protocol by Leão et al. (2015), which had already been developed for this approach and which led us to investigate two dimensions of the narrative: the historical and the discursive. The analysis unveiled the phrases that led us to guiding meanings that shape the respondent's consumption of experience. The experience consumption investigated was shown to consist of several facets, these found in the consulted literature, but the motivational factors that constituted them were unique, departing from their condition of social existence, and it was from these that the consumer considered the situational aspects of sales environment, giving them also specific meanings. Thus, the consumption experience was unveiled as a social and affective experience constitutive of the respondent's daily life, with consumption being just a means of social reaffirmation of the respondent and its relationships. As Slate says, consumption practices are essentially creative and do not accept limiting norms, as they involve the negotiation of meanings by consumers.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

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