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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40604
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Título: | Residência pedagógica : aproximações e distanciamentos entre as documentações do preceptor e do residente |
Autor(es): | SILVA, Rosana Maria da |
Palavras-chave: | Matemática – Licenciatura – Residência Pedagógica; Educação - Pedagogia; Matemática- Estudo e Ensino; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 15-Mar-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Rosana Maria da. Residência pedagógica: aproximações e distanciamentos entre as documentações do preceptor e do residente. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | O Programa de Residência Pedagógica, por meio de suas atividades, proporciona ao residente acompanhar a rotina do preceptor observando seu trabalho com relação ao uso de recursos, tal acompanhamento pode promover situações que interfiram no sistema de recursos do residente aproximando-o ou distanciando-se do sistema de recursos do preceptor. Para identificar as aproximações e distanciamentos entre a documentação do preceptor e a do residente iremos traçar a trajetória documental dos sujeitos, identificando os recursos, suas evoluções e origens. Em seguida, iremos identificar os recursos, suas articulações e organizações em um sistema e os esquemas de utilização de cada sujeito compondo seu trabalho documental relativo a um conteúdo matemático e por fim, estabelecer comparações entre o trabalho documental do preceptor e do residente. Nossa construção teórica está pautada nos esquemas segundo Gérard Vergnaud, na Abordagem Instrumental proposta por Pierre Rabardel, na Abordagem Documental do Didático de Gislaine Gueudet e Luc Trouche e na trajetória documental desenvolvida por Katiane Rocha. Utilizamos a Metodologia de Investigação Reflexiva na qual propomos 7 etapas tendo como base o estudo sobre a trajetória documental, o trabalho documental relativo a um conteúdo e as comparações entre as documentações dos participantes. A escola-campo foi da rede federal e os participantes foram do subprojeto do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade federal. Diante dos dados analisados, identificamos no estudo sobre a trajetória documental que há semelhanças entre os sistemas de recursos dos participantes, mas que as trajetórias se diferenciam em seus eventos. Ao analisar os recursos e seus respectivos esquemas de utilização observamos que há um distanciamento entre o trabalho documental do preceptor e o do residente. Esses distanciamentos nos fazem considerar que apesar da colaboração e da imersão promovida pelo PRP, cada um constitui sua documentação de forma individual. |
Descrição: | FERREIRA, Verônica Gitirana Gomes, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: GITIRANA GOMES-FERREIRA, V. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40604 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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