Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40598

Comparte esta pagina

Título : Análise da importância da competitividade da indústria têxtil brasileira frente ao contexto mundial
Autor : SANTOS, Gilson Ferreira dos
Palabras clave : Competitividade; Indústria têxtil; Inovações tecnológicas
Fecha de publicación : 30-oct-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS, Gilson Ferreira dos. Análise da importância da competitividade da indústria têxtil brasileira frente ao contexto mundial. 2020. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Trata-se de uma pesquisa exploratória, que teve como objetivo geral analisar as pos- sibilidades de crescimento da indústria têxtil brasileira a partir da prospecção tecnoló- gica do setor têxtil mundial. Em âmbito específico, identificar os concorrentes no mer- cado internacional e ameaças no mercado interno; prospectar os principais desenvol- vedores de tecnologias para o setor têxtil e os novos materiais e tecnologias entrantes no mercado; e determinar o posicionamento da indústria têxtil do Brasil e suas pers- pectivas futuras. Os resultados obtidos demonstram quais são os países que se des- tacam como desenvolvedores de tecnologia e novos materiais para o setor. As ame- aças identificadas foram: o aumento das importações de produtos têxteis acabados; alterações das preferências em consumo de têxteis; estagnação e uma retração nas patentes no Brasil; também o aumento do déficit comercial. Completa esse contexto, quanto à inovação, o fato do Brasil ficar muito distante dos países líderes no cenário mundial. Quanto à construção de marca não se verificou a influência de setores como jeanswear, homewear e moda praia, destaques no mercado internacional, refletida em números relativos as exportações pelo reconhecimento de algumas marcas brasilei- ras. Quanto as demais dimensões, flexibilidade e alto padrão de qualidade, são aque- les que têm ainda feito a diferença para manter a sua liderança no mercado interno. Também não há indicação de promoção de marca para o mercado internacional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40598
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Gilson Ferreira dos Santos.pdf803,42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons