Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40568
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Ramon de | - |
dc.contributor.author | CAMPOS, Lucineide Inez da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-18T17:44:59Z | - |
dc.date.available | 2021-07-18T17:44:59Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Lucineide Inez da Silva. A qualidade da escola pública a partir da opinião dos jovens do Ensino Médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40568 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação analisa a avaliação que os jovens do Ensino Médio fazem sobre a qualidade da escola pública. De forma específica, buscou-se identificar quais os significados que os jovens do Ensino Médio atribuem ao tema da qualidade de forma geral e da qualidade relacionada à escola, assim como verificar qual a avaliação que os jovens do Ensino Médio fazem da qualidade da escola em que estudam e identificar a relação que eles estabelecem entre a qualidade da escola pública e a reforma do Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico, caracteriza-se por ser de natureza qualitativa, na qual se optou pela técnica de entrevista coletiva aplicada a 24 jovens, divididos em oito grupos, todos de escolas públicas da rede Estadual de Pernambuco, sendo uma dessas na modalidade de Ensino Médio integral enquanto a outra funciona com ensino médio regular. Os eixos teóricos deste estudo versam sobre os temas: juventudes, ensino Médio, avaliação e qualidade da educação. Conclui-se que os jovens avaliam a qualidade da escola pública como sendo “insatisfatória” sob os aspectos didáticos e materiais e “regular” quanto às relações pedagógicas estabelecidas com os docentes e gestores das instituições, bem como, também consideram a reforma do Ensino Médio Lei nº 13.415 como um retrocesso para a qualidade da educação nessa etapa de ensino. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escola Pública – Qualidade do Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio – Alunos | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio – Reforma do ensino | pt_BR |
dc.subject | UFPE – Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | A qualidade da escola pública a partir da opinião dos jovens do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9119700620771617 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9016348910585182 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation analyzes the evaluation that High School students make about the quality of public schools. Specifically, we sought to identify the meanings that young people in High School attribute to the theme of quality in general and quality related to school, as well as to verify the evaluation that young people of High School make of the quality of school, in general, that they study and identify the relationship they establish between public school quality and High School Reform. From the methodological point of view, it is characterized by being of a qualitative nature, which opted for the technique of collective interview applied to 24 young people, divided into eight groups, all from public schools of the State of Pernambuco, one of them in the modality of Integral High School while the other works with Regular High School. The theoretical axes of this study deal with the themes: Youths; High school; Evaluation; And quality of education. It is concluded that young people evaluate the quality of the public school as being “unsatisfactory” from the didactic and material aspects and “regular” regarding the pedagogical relations established with the teachers and managers of the institutions, as well as considering the Reform of the High School law nº 13,415 as a setback for the quality of education in this stage of education. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Lucineide Inez da Silva Campos.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons