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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40567
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Título : | Prática pedagógica docente-discente do Teatro mediada pelo diálogo freireano no chão da escola |
Autor : | AGUIAR, Kalyna de Paula |
Palabras clave : | Prática Pedagógica – Docência – Discência; Teatro Escolar; Paulo Freire – Método; Ensino Dialógico; UFPE – Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 26-feb-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | AGUIAR, Kalyna de Paula. Prática pedagógica docente-discente do Teatro mediada pelo diálogo freireano no chão da escola. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | A prática pedagógica docente-discente do/a professor/a de Teatro mediada pelo diálogo freireano no chão da escola consistiu em nosso objeto de pesquisa. Objetivou compreender, analisar e evidenciar as marcas e os gestos que se aproximam da matriz do diálogo em Paulo Freire na prática pedagógica docente-discente vivenciada no Ensino Fundamental, tomando Recife-PE como contexto da pesquisa. Como categorias da pesquisa, tomamos prática pedagógica e diálogo. Prática pedagógica sustentada por Souza (2009), como ação social coletiva institucional, ação de todos os seus sujeitos (discentes, docentes e gestores) permeada pela afetividade, enquanto, diálogo como dimensão relacional e dinâmica, fundamento da ação pedagógica e mediação entre sujeitoe realidade, ancorada nos referenciais freireanos. Prática pedagógica ganhou centralidade como categoria de análise e atividade formadora e o diálogo foi abordado com categoria teórica e atitude pedagógica. Pronúncia do Mundo, Saber Escutar, Amorosidade, Humildade, Fé, Confiança, Conhecimento Crítico, Práxis e Esperança constituíram a matriz do diálogo na perspectiva de Paulo Freire. Para tratar a matriz do diálogo em PauloFreire (1987, 1996, 1997); Freire e Shör (2008); Freire e Faundez (1985) e Santiago (2006), para o estudo da prática pedagógica docente-discente na perspectiva freireana buscamos Souza (2009); Santiago e Batista Neto (2016) e Paulo Freire (1987, 1993a, 1997). A opção teórico-metodológica incidiu sobre o materialismo histórico dialético, que permitiu olhar as práticas pedagógicas docentes-discentes como práticas sociais comas lentes da história como possibilidade e a educação como anunciadora da liberdade. Utilizamo-nos de análise documental, entrevista semiestruturada e observação participante para a coleta e produção dos dados e recorremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977), para o tratamento e a análise dos dados, fizemos a opção pela Análise Temática (AT). Os dados nos permitiram enxergar marcas e gestos que se aproximam da matriz do diálogo em Paulo Freire, entre outras estão: ritual da entrada; leitura do protocolo; jogo teatral; roda de diálogo; projeto de encenação e supervisão de estágio, evidenciadas através das demonstrações de gestos de amorosidade; princípio de equidade; democratização do espaço; comprometimento ético; estímulo à curiosidade; confiança; protagonismo; respeito à fala do outro; silêncio respeitoso; alegria do ensinar e do aprender; escuta atenta e partilha de saberes. Concluímos que as práticas pedagógicasque ocorrem na relação docente-discente do/a professor/a de Teatro evidenciaram marcase gestos do diálogo na perspectiva de Paulo Freire, contribuíram para a construção de práticas pedagógicas voltadas para a formação humana do sujeito no processo de escolarização e possibilitaram a produção de um conhecimento crítico em Teatro por meio da relação docente-discente. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40567 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
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