Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40450

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGOMES, Rodrigo Dutra-
dc.contributor.authorRAMOS, Matheus Severo-
dc.date.accessioned2021-07-07T22:02:22Z-
dc.date.available2021-07-07T22:02:22Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationRAMOS, Matheus Severo. O concreto e o digital reunidos em um lugar : encontros dos jogadores de Pokémon GO no Bairro do Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40450-
dc.description.abstractCom o surgimento do jogo Pokémon GO, em 2016, novas possibilidades de ter contato com o lúdico surgiram. Se tornou possível pessoas estarem jogando nesta plataforma digital em paralelo a atividades em uma dimensão concreta e material. Além disso, através da proposta do jogo de fazer as pessoas percorrem os espaços das cidades, vivenciando-as, em busca dos chamados pokémons, muitos jogadores ganharam a oportunidade de se aproximar ou reaproximar de suas cidades. Somado a isto, com os eventos do jogo conhecidos como Dias Comunitários, encontros entre jogadores nos espaços públicos se tornaram mais recorrentes. No Recife, o Bairro do Recife se tornou um dos principais pontos de encontro destes jogadores, de maneira mensal. A partir deste contexto, surge a questão de se é possível, a partir dos encontros em Dias Comunitários, e as geograficidades desenvolvidas, os jogadores de Pokémon GO tornarem este espaço lugar. Com base nisto, que surgiu o objetivo da pesquisa, de compreender o potencial do Bairro do Recife se tornar lugares para os jogadores de Pokémon GO a partir das geograficidades realizadas nos encontros em dias comunitários. Este objetivo geral provoca os seguintes objetivos específicos: 1) Elucidar de que modos os contextos espaciais concretos e digitais influenciam as experiências dos jogadores durante os dias comunitários no Bairro do Recife; 2) Entender as geograficidades da relação entre espaço concreto e digital pela mediação do Pokémon GO no contexto dos encontros dos jogadores de Pokémon GO no Bairro do Recife; 3) Demonstrar as lugaridades produzidas pelos jogadores de Pokémon GO nos encontros em dias comunitários. Esta pesquisa foi construída por meio de revisão bibliográfica a respeito de conceitos como geograficidade, ciberespaço e lugar; observações empíricas dos encontros dos jogadores; além de diálogos com estes sujeitos através de entrevistas semiestruturadas com pautas. Com a realização desta pesquisa, se tornou possível compreender como os jogadores de Pokémon GO se relacionam com o Bairro do Recife a partir dos encontros, de maneira que, através da entrega ao lúdico significam os espaços vivenciados durante as estas atividades, os tornando lugares de confraternização.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEspaços públicospt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectPokémon (Jogo)pt_BR
dc.titleO concreto e o digital reunidos em um lugar : encontros dos jogadores de Pokémon GO no Bairro do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4000302793873617pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1899143196478529pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxAfter the release, in 2016, of the Pokémon GO game, new possibilities of contact with the ludic emerged. It became possible for people to play on this digital platform parallel with activities in a concrete and material dimension. Furthermore, based on the game propose of making people walk in the urban spaces and living the cities in a search for pokémons, many players won the opportunity to connect or reconnect with your cities. Added to this, with the game events known as community days, players meetings in the public spaces started to be more usual. In Recife, the Recife neighborhood became one of the main points of players meetings, that happen monthly. From this context, the research question is, it’s possible, from the community days, and the developed geographicities of the Pokémon GO players turn this space in a place. Based on this, the research objective isto understand the Recife Neighborhood potential to become a place for the Pokémon GO players based on the geographicities accomplished in the meetings of community days. Based on that main objective, three specific objectives were derived: 1) Clarify the ways that the concrete and digital contexts influence the players experiences on the community days in Recife neighborhood; 2) Understand the geographicities that exist in the relationship between the concrete and digital by the Pokémon GO in the player`s meetings context in the Recife neighborhood.; 3) Demonstrate the sense of place produced by the Pokémon GO`s players in the meetings. This research was built through literature review, focused on concepts as geographicity, cyberspace and place; empirical observations of players meetings and dialogues with these subjects through semi-structured interviews with guidelines. With this research, it became possible to understand how the Pokémon GO players relate with the Recife neighborhood based on the meetings, in a way that, through the commitment to the ludic they signify the lived spaces during those activities, making then confraternization places.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Matheus Severo Ramos.pdf5,64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons