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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40255
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Título : | Educação de base e sindicalização rural na Mata Norte de Pernambuco (1961 a 1972) |
Autor : | SILVA, Joel Severino da |
Palabras clave : | Educação de Base; Sindicalização Rural; Práticas Formativas – Sindicatos; Trabalhador Rural – Jornal; UFPE – Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 26-feb-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Joel Severino da. Educação de base e sindicalização rural na Mata Norte de Pernambuco (1961 a 1972). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | O objeto da investigação é a relação entre educação de base e sindicalização rural na Mata Norte de Pernambuco entre 1961 e 1972. A concepção de educação de base, aqui desenvolvida, refere-se à própria experiência subjacente à prática formativa e instituinte do movimento sindical rural, tendo como ponto de referência o conceito desenvolvido pelo MEB, bem como as diretrizes político-pedagógicas do MEB e do SORPE referentes à sindicalização. Sendo uma experiência educativa não escolar, a abordamos na perspectiva conceitual da Educação Não Formal à ótica de Gohn (2010, 2011, 2012). A investigação se justifica pelo fato de não haver estudos sobre o sindicalismo rural no estado na perspectiva da educação. A pesquisa interrogou como se deu a prática do sindicato na formação da sindicalização rural e suas lideranças, na Mata Norte de Pernambuco, em meio às tensões políticas sociais entre 1961 e 1972. O estudo compreendeu, portanto, dois momentos: antes e pós-golpe. No segundo, atenção se deu a essa experiência em plena época de “chumbo” do regime, a fim de se analisar como foi que o sindicato reorganizou sua prática formativa nesse contexto. Fundamentou-se teórica e metodologicamente no campo da historiografia, na perspectiva dos Annales. Assim, fez-se uso de fontes documentais e orais. Analisou-se em três seções: a) a relação entre educação de base e sindicalização rural na região, no período; b) o material formativo e informativo produzido pela própria FETAPE (pós-golpe); c) as práticas educativas do sindicato referentes à formação dos trabalhadores na região antes e pós-golpe. Neste sentido, analisaram-se os cursos de formação de lideranças sindicais; o papel educador do pessoal da linha de frente da organização (padres, dirigentes e delegados sindicais); a mudança de discurso da prática formativa antes e pós-golpe. Assim, propomos uma análise da prática formativa do sindicato como lugar de educação de base, no sentido de ter inaugurado aos trabalhadores rurais, senão uma formação política em sentido clássico do termo, ao menos certas compreensões de organização coletiva a partir de práticas e diretrizes próprias, que sob orientação católica buscavam no discurso do legal (lei) e do religioso a justeza e o perfil de militância sindical que reivindicariam direitos básicos ligados a salários e previdência social. Identificamos que, se antes do golpe, tal prática na região primou por um perfil de militância sindical que buscasse na lei a justeza do movimento e certa conciliação para com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) a fim de ter suas reivindicações atendidas, bem como se posicionar como legítimo na defesa do camponês em detrimento das Ligas Camponesas e dos independentes em relação à FETAPE; com a intervenção militar, sobretudo com a rigidez dos anos de “chumbo”, o apelo ao legal como discurso de autoridade e verdade foi o princípio norteador da prática formativa e operacional do sindicato à região; submetido à política assistencialista do PRORURAL e FUNRURAL instituída pelo próprio regime, o sindicato reorientou sua prática formativa em vista dos benefícios assistenciais como forma de ampliar sua rede de sócios. O trabalho, além de outras considerações já consolidadas no campo historiográfico, aponta que a análise da prática educativa de base subjacente ao processo formativo aqui investigado contribui para precisar o lugar de uma prática pedagógica de formação sindical e coletiva dos trabalhadores rurais em seu lugar histórico. |
Descripción : | SILVA, André Gustavo Ferreira da, também é conhecido em citações bibliográficas por: FERREIRA, André Gustavo |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40255 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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