Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40223
Comparte esta pagina
Título : | Pêndulo duplo: simulação computacional e aplicação ao ensino de física. |
Autor : | MELO, Bruno Muller de Carvalho |
Palabras clave : | Física - Estudo e ensino; Simulação (Computadores); Intuição |
Fecha de publicación : | 21-ago-2014 |
Citación : | MELO, Bruno Muller de Carvalho. Pêndulo duplo: simulação computacional e aplicação ao ensino de física. Caruaru: O Autor, 2014. |
Resumen : | Propomos neste trabalho a implementação de um programa que possa auxiliar professores no desenvolvimento das potencialidades intuitivas de seus alunos e um estudo para verificar se existe alguma relação entre o desenvolvimento da intuição física e o avançar dos períodos dos estudantes do curso de Física-Licenciatura, do Campus de Caruaru e do Campus de Recife, ambos da UFPE. Para isso escolhemos o pêndulo duplo como problema motivador e, usando o método de Runge-Kutta na resolução numérica das suas equações, realizamos uma simulação computacional de seu movimento. O estudo foi realizado através da aplicação de um questionário contendo perguntas com respostas fechadas e da posterior análise quantitativa dos percentuais de acerto das respostas dadas pelos estudantes. Os resultados obtidos não apresentam indícios suficientes de que os cursos de Física-Licenciatura dos campi de Caruaru e Recife, da UFPE, apresentam alguma relação entre o desenvolvimento da intuição física de seus alunos e o avanço dos períodos no curso, porém, tendo em vista que este é o primeiro estudo deste tipo realizado nos cursos citados, propomos a realização de outras pesquisas para que resultados mais conclusivos possam ser obtidos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40223 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MELO, Bruno Muller de Carvalho.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons