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Título : Pêndulo duplo: simulação computacional e aplicação ao ensino de física.
Autor : MELO, Bruno Muller de Carvalho
Palabras clave : Física - Estudo e ensino; Simulação (Computadores); Intuição
Fecha de publicación : 21-ago-2014
Citación : MELO, Bruno Muller de Carvalho. Pêndulo duplo: simulação computacional e aplicação ao ensino de física. Caruaru: O Autor, 2014.
Resumen : Propomos neste trabalho a implementação de um programa que possa auxiliar professores no desenvolvimento das potencialidades intuitivas de seus alunos e um estudo para verificar se existe alguma relação entre o desenvolvimento da intuição física e o avançar dos períodos dos estudantes do curso de Física-Licenciatura, do Campus de Caruaru e do Campus de Recife, ambos da UFPE. Para isso escolhemos o pêndulo duplo como problema motivador e, usando o método de Runge-Kutta na resolução numérica das suas equações, realizamos uma simulação computacional de seu movimento. O estudo foi realizado através da aplicação de um questionário contendo perguntas com respostas fechadas e da posterior análise quantitativa dos percentuais de acerto das respostas dadas pelos estudantes. Os resultados obtidos não apresentam indícios suficientes de que os cursos de Física-Licenciatura dos campi de Caruaru e Recife, da UFPE, apresentam alguma relação entre o desenvolvimento da intuição física de seus alunos e o avanço dos períodos no curso, porém, tendo em vista que este é o primeiro estudo deste tipo realizado nos cursos citados, propomos a realização de outras pesquisas para que resultados mais conclusivos possam ser obtidos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40223
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

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