Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40220
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Andrielle Maria | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-28T23:05:29Z | - |
dc.date.available | 2021-05-28T23:05:29Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-15 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-28 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Andrielle Maria. Pensando além dos binômios: os discursos de professores (as) de matemática do agreste pernambucano sobre estudantes surdos (as). Caruaru: O Autor, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40220 | - |
dc.description.abstract | Historicamente diferentes discursos foram elaborados sobre as pessoas surdas, por vezes tratadas como incapazes, limitadas e excepcionais. Durante anos, foram objetos de medicalização, de práticas corretivas e normativas, bem como de diferentes discursos clínicos, familiares, pedagógicos, religiosos e jurídicos (LOPES, 2007, 2011; SKLIAR, 2010; GÓES, 2002; QUADROS, 1997). No final do século XX as pessoas surdas foram integradas ao sistema educacional como alunos/as especiais através de forte movimento no campo educacional suscitado pelas políticas de inclusão, juntamente com pesquisadores/as e educadores/as que têm defendido uma proposta de inclusão das pessoas com “necessidades especiais” na escola, ressaltando que a mesma deve adaptar-se às demandas destes/as alunos/as, com espaços, tempos e profissionais adequados para atendê-los (STAINBACK, STAINBACK, 1999; SASSAKI, 1997; MARTINS, 1999). Com base nesse contexto, este estudo buscou analisar como professores de matemática do agreste pernambucano percebem o processo de "inclusão escolar" de estudantes surdos/as na rede pública de ensino, especificamente ao que diz respeito à sala de aula de matemática. Fundamentamo-nos na perspectiva pós-estruturalista do discurso (LACLAU; MOUFFE, 2001; GLYNOS; HOWARTH, 2007), nos estudos culturais (SILVA, T. 1999; OLIVEIRA, 2009b) e nos estudos sobre surdos na educação (SKLIAR, 2010; LOPES, 2011). Foram constituídos três corpora: o primeiro consistiu num levantamento documental, o segundo composto por duas entrevistas abertas com coordenadores/as pedagógicos e, o terceiro, por seis entrevistas semiestruturadas com professores/as de matemática do agreste pernambucano. Todas as entrevistas foram gravadas em MP3 e transcritas seguindo as orientações de Marcuschi (2003). Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva (GIL, 1999) dialogando com a teoria do discurso, com vistas ao mapeamento do campo e investigação mais ampla futuramente. A análise procedeu-se em quatro etapas: 1) caracterização do discurso oficial de “inclusão”; 2) caracterização dos participantes; 3) mapeamento e descrição dos discursos; 4) discussão teórica. Contemplamos participantes das cidades de Caruaru, Bezerros, Santa Cruz do Capibaribe e Taquaritinga do Norte. A maioria dos participantes possuía graduação completa e atuava em instituições escolares da rede pública, destes, 75% possuíam especialização, 67% dos/as entrevistados/as estavam na faixa etária de 35 a 40 anos e os/as demais tinham entre 20 e 25 anos. Mais de 83% dos/as participantes afirmou não ter cursado disciplinas sobre a temática na universidade. Notamos com as entrevistas abertas que existem muitas discrepâncias ao que concerne a inclusão das pessoas com “necessidades educativas especiais”, a formação de professores/as e ao sistema educacional. Na fala dos professores/as de matemática emergiram discursos aportados na lógica dos direitos humanos e da educação inclusiva, permeados por outros discursos tradicionais sobre a educação de pessoas surdas. Observamos silenciamentos, processos de normalização, resistências e dúvidas sobre o tema. As estratégias pedagógicas elaboradas para os/as estudantes surdos/as são as mesmas dos/as ouvintes que, por vezes, consistem em atividades diferenciadas – uso de jogos, materiais concretos, laboratório de informática e vídeos. Tais aspectos evidenciam a carência do tema nos currículos da maioria dos cursos de formação inicial e continuada de professores/as, consistindo numa questão que ainda precisa ser superada. Dessa forma, é importante darmos continuidade e aprofundamento às discussões nesta área, tanto em nível de formação inicial, quanto continuada, assim como a elaboração e disseminação de pesquisas e estudos que interliguem esses dois campos. Ressaltamos, ainda, que é necessário (re)pensarmos as políticas de inclusão, curriculares e de formação de professores/as nesse ensejo. | pt_BR |
dc.format.extent | 69p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Surdos - Educação | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Pensando além dos binômios: os discursos de professores (as) de matemática do agreste pernambucano sobre estudantes surdos (as). | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4408434Z6&tokenCaptchar=03AGdBq2447vBDIErlSHub1_tNk2A8A8Vev9EkgiVGbj9TTFT6AITQKJvNEoE2vMYGJ_vk4xSRE9VG7z0d4ifKLte8h1GYJWrfoG_QTTQgYZmPOu3LsI6fW36Qgrqiif6uGcxi2GtKqheZzstFBc0HiG2YuATesHbXke58QDS52GuTSpdud7ghzaTcCrjXIxVNgI1NAH29gWVz3FKsdQbkvzCVQjyxi6uQIfFP-XlsfyAjkVdUUKePkAVFXuj5F72QiuVg63vDKY-Rd-ilyDQ9679tMAzDQymQSrl3EjJH72doKoW5_bGrbzUHgLZQT4DbqqJ0JMi6wtZ60w2pQOt3j7t7cwmswJsKX7swuhXT9JFbx_OtjcbaAjvE1LmtO9DYUpjJ5xUBhdPDQOBKzPZ_kwmSrK2ZhipRG9r1bpBEfDJN9BesU_woRMCVEjJZCNIm-O9-olx06rML2P2vcOC2PIRdJX3gkvnpdA | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767621J0&tokenCaptchar=03AGdBq25jt_5PVTKFJ2_tx9_vrBEFgtv50DMt_I4kmvGHBvTjr04wRoXE0d65VECyfXh4Oj1lJqJK_54hE6aTl_i4pZpYmXECgrP681KXjBGoYWDpAS4RgaL5zoQ46PH26eP2Q-sX8HKrmpRc7ND9nu3MHI6lKeUxv6W4iecraVpzcxmUikbc5wDn2J5XQTxiYgQuXAW16AeOVEqKw3ZpDA7zNDY7x3arDJXzyxJz3_wnREfeDJB_hP5QW4fnqEoIdLyDuHHD7WiTEKmWx5eN7vsykQc_5ipt0S_0VY5CySjgbBy1wYrMqR40PyUwwsz7gUzJOLFgSn4ge-IM1yFb4Nf9Img0srFgkxx1vMWnV4akN_msDqEWy-XVaKhU_wtKuNthhKxdaYP7tYD2MotQarOBawaqaSzpjhGB152ujUd4krHHGYJX0zglZ1KDrlzqqReZc2qrlUAWwx-79UgmbwRFmw7nGps3nQ | pt_BR |
dc.description.abstractx | Historically different discourses had been formulated on deaf people, sometimes treated as incapable limited and exceptional. For years, they were objects of medicalization, corrective and regulatory practices, as well as different clinical speeches, familiar, educational, religious and legal (LOPES, 2007, 2011; Skliar, 2010; GÓES, 2002; QUADOS, 1997). In the late twentieth century, deaf people had been integrated into the education system as special students through strong movement in education raised by the inclusion policies. Along with researchers and educators who have advocated a proposal for inclusion of people with "special needs" into school, stressing that it must be adapted to their demands providing space, time and suitable professionals to serve them (STAINBACK, STAINBACK, 1999; SASSAKI, 1997; MARTINS, 1999). Within this context, this study investigates how mathematics teachers from rural Pernambuco perceive the process of "educational inclusion" of deaf students in the public school system, specifically to what concerns the mathematics classroom. Reasoned in the poststructuralist discourse (LACLAU; MOUFFE 2001; GLYNOS; HOWARTH, 2007) perspective in cultural studies (SILVA, T. 1999; OLIVEIRA, 2009b) and studies in deaf education (SKLIAR, 2010; LOPES, 2011). Three corpora were formed: the first consists a documentary raising, the second, consists of two open interviews with coordinators the pedagogical and the third, six semi-structured interviews with mathematics teachers from fallow Pernambuco. All interviews were recorded and transcribed to MP3 following the guidelines of Marcuschi (2003). This is an exploratory and descriptive research (GIL, 1999) dialoguing with the theory of discourse, aimed at mapping the field and broader future research. The analysis proceeded in four steps: 1) characterization of the official discourse of inclusion; 2) characterization of the participants; 3) mapping and description of the speeches; 4) theoretical discussion. We contemplated participants from the cities of Caruaru, Bezerros, Santa Cruz do Capibaribe and Taquaritinga do Norte. Most participants had full degree and worked in public schools, of these, 75% had a specialization, 67% were in the age group 35-40 years and the others had between 20 and 25 year old. More than 83% of the participants claimed to have attended courses on the subject at university. We notice with open interviews that there are many discrepancies in what concerns the inclusion of people with "special needs", the training of teachers and the educational system. In mathematics teachers, speeches emerged subjects that contributed in the logic of human rights and inclusive education, permeated by other traditional discourses on the education of deaf people emerged. We observe silently, standardization processes, resistances and doubts on the subject. Pedagogical strategies developed to deaf students are the same as the listeners that sometimes consist of different activities - use of games, concrete materials, computer labs and videos. These aspects highlight the lack of theme in the curriculum of most initial and continuing training courses for teachers as consisting of a question that still needs to be overcame. Thus, it is important to give continuity and deepening the discussions in this area, both at the level of initial training, ongoing as well as the preparation and dissemination of research and studies that interconnect these two fields. We emphasize that it is necessary to rethink inclusion policies, curriculum and teacher training in the opportunity. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA, Andrielle Maria.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons