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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40215
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MOURA, Hermano Perrelli de | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Mônica Auricélia Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-28T18:08:41Z | - |
dc.date.available | 2021-05-28T18:08:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-22 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Mônica Auricélia Oliveira. Requisitos informacionais para o desenvolvimento de observatórios de projetos nos portais da transparência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40215 | - |
dc.description.abstract | Com a promulgação da Lei de Acesso à Informação (LAI) a divulgação de informações em portais governamentais tornou-se um importante instrumento para o controle social. Portanto, avaliar a forma de apresentação e estruturação dessas informações é algo de grande valia para a sociedade. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo propor um conjunto de requisitos funcionais para auxiliar o desenvolvimento de observatórios de projetos nos portais da transparência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Como metodologia foram utilizadas as abordagens qualitativa e quantitativa, com o uso da pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de levantamento (survey) e a técnica de Autoconceito. Através de avaliações nos portais da transparência dos IFs verificou-se a indisponibilidade de informações que possibilitem o acompanhamento dos projetos, como preconiza a transparência ativa da LAI, apesar do alto grau de interesse da população pesquisada por esse tipo de informação. Um protótipo de observatório de projetos foi desenvolvido, baseado nos requisitos funcionais definidos, e sua avaliação mostrou que 100% dos avaliadores preferem o protótipo ao portal da transparência do Instituto Federal de Educação da Paraíba, atualmente disponível. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.subject | Transparência ativa | pt_BR |
dc.subject | Portal da transparência | pt_BR |
dc.subject | Observatório de Projetos | pt_BR |
dc.title | Requisitos informacionais para o desenvolvimento de observatórios de projetos nos portais da transparência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3179893308347430 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9906166020816798 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | With the enactment of the Access to Information Law (LAI), the dissemination of information on governmental portals has become an important instrument for social control. Therefore, evaluating the form of presentation and structuring of this information is of great value to society. Given this context, this study aims to propose a set of functional requirements to assist the development of project observatories in the transparency portals of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs). As a methodology, qualitative and quantitative approaches were used, with the use of bibliographic and documentary research, application of survey and the technique of Self-concept. Through assessments on the IFs transparency portals, information was not available to enable the monitoring of projects, as advocated by the active transparency of LAI, despite the high degree of interest of the population surveyed for this type of information. A project observatory prototype was developed, based on the defined functional requirements, and its evaluation showed that 100% of the evaluators prefer the prototype to the transparency portal of the Federal Institute of Education of Paraíba, currently available. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional - Ciência da Computação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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