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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40173
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | PIMENTEL, Rejane Magalhães de Mendonça | - |
dc.contributor.author | CABRAL NETO, João Pinto | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-25T14:00:02Z | - |
dc.date.available | 2021-05-25T14:00:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-26 | - |
dc.identifier.citation | CABRAL NETO, João Pinto. Eletrificação veicular no Brasil: desafios e perspectivas. 2021. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40173 | - |
dc.description.abstract | O estudo versa sobre os principais desafios e perspectivas relacionadas a inserção de um novo modelo de transporte: os veículos elétricos (EVs). Devido a não emissão de gases de efeito estufa (GEE) durante sua operação, os EVs são considerados pelas principais mídias como o modelo de transporte ambientalmente mais sustentável. No entanto, pouco se é discutido com relação aos impactos atrelados a estes tipos de veículos. Nesse contexto estão as emissões indiretas que dependem do tipo de fonte de geração da energia que abastece os carros, o déficit de infraestrutura necessária para suportar a demanda crescente por energia elétrica, além da produção de resíduos eletroeletrônicos, como as baterias de lítio, cuja produção está vinculada à fabricação de carros e a sua própria vida útil. Dessa maneira, esse estudo tem como principais objetivos: a realização de uma revisão sistemática que dê luz ao estado da arte dos impactos ambientais ligados aos EVs; uma avaliação da infraestrutura energética necessária para suportar uma frota de EVs projetada até 2030, a partir do cálculo do consumo de um modelo utilitário de EV, com base no perfil de uso brasileiro; e o desenvolvimento de um modelo matemático para a projeção de sucatas de baterias de lítio, considerando fatores tais como mercado de venda de EVs (carro passeio) e vida útil das baterias. Os resultados obtidos apontam que os carros elétricos podem ser responsáveis pelo aumento da eco-toxicidade não apenas no que diz respeito à qualidade do ar, mas também da água e do solo; mostraram a existência de uma importante defasagem de infraestrutura; e trazem que os EVs podem não ser a melhor solução de mobilidade para o Brasil neste momento, destacando a existência de outras tecnologias como os biocombustíveis, como alternativas à eletrificação. Os achados deste estudo poderão tornar possível o planejamento adequado, por parte de empresas e governo, quanto às políticas de fomento a modelos de transporte, além de contribuir com o gerenciamento dos resíduos de acumuladores, considerando a logística reversa como objetivo a ser alcançado. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Impacto ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Transportes | pt_BR |
dc.title | Eletrificação veicular no Brasil : desafios e perspectivas | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Simone Machado | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6343416990001721 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6974715752532263 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento e Meio Ambiente | pt_BR |
dc.description.abstractx | The study deals with the main challenges and perspectives related to the insertion of a new transport model: electric vehicles (EV). Due to the non-emission of greenhouse gases (GHG) during its operation, EV are considered by the main media as the most environmentally sustainable transport model. However, little is discussed about the impacts associated with these vehicles. In this context are indirect emissions that depend on the type of energy generation source that supplies the cars, the deficit of infrastructure necessary to support the growing demand for electricity, in addition to the electronic waste production, such as lithium batteries, whose production is linked to the cars manufacture and their own useful life. Thus, this study has as main objectives: to carry out a systematic review that sheds light on the state of the art of environmental impacts linked to EV; an assessment of the energy infrastructure needed to support an EV fleet projected until 2030, based on the calculation of an EV utility model consumption, for the Brazilian use profile; and the development of a mathematical model for the future lithium battery scraps projection, considering factors such as the EV market (passenger car) and battery life. The results obtained show that electric cars can be responsible for the eco-toxicity increase not only with regard to the air quality, but also of the water and the soil; showed the existence of an important infrastructure gap; and they show that EV may not be the best mobility solution for Brazil at this time, highlighting the existence of other technologies, such as biofuels, as alternatives to electrification. The study findings may make it possible to plan properly, on the part of companies and the government, regarding policies to promote transport models, in addition to contributing to the batteries waste management, considering reverse logistics as an objective to be achieved. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0184432775131107 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Desenvolvimento e Meio Ambiente |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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