Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40145

Comparte esta pagina

Título : Análise espacial dos homicídios da última década na região nordeste do Brasil
Autor : SILVA, Carlos Fabrício Assunção da
Palabras clave : Engenharia Cartográfica; Análise espacial de homicídio; Sistema de informação geográfica; Autocorrelação espacial; Regressão geograficamente ponderada
Fecha de publicación : 12-feb-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Carlos Fabrício Assunção da. Análise espacial dos homicídios da última década na região nordeste do Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : A dissertação é formada por dois capítulos na forma de artigos, os dois realizam uma análise espacial dos homicídios, o primeiro para a região Nordeste do Brasil e o segundo para Pernambuco, com uma aquisição de dados semelhantes, com anos diferentes. O primeiro artigo utiliza dados do ano de 2010, já o segundo artigo utiliza dados de 2016 a 2019. Os capítulos, um e dois, têm como metodologia a estatística espacial, como o índice de Moran, a regressão linear múltipla e a regressão geograficamente ponderada. No capítulo 1, o artigo apresenta a análise espacial para a região Nordeste, sustentada pela teoria da desorganização social, através de dados de heterogeneidade étnica, socioeconômicos e de infraestrutura urbana. Para ambos os capítulos, a metodologia foi implementada num Sistema de Informação Geográfica e aplicados os métodos de análise Índice de Moran Global e LISA map, Ordinary Least Squares (OLS) e a Regressão Geograficamente Ponderada (GWR) para taxas de homicídios, como referido. Os resultados revelam que o índice de Moran Global foi de 0,404 de autocorrelação positiva e com nível estatisticamente significativo acima de 95%, mostrando que o fenômeno do homicídio não é aleatório no espaço. Além disso, para ambos os modelos OLS e GWR, os coeficientes estimados para as variáveis índice de Blau, Porcentagem de Negros, Porcentagem de índios, taxa de desemprego, percentual de domicílios alugados e chefes de família com cônjuge, foram positivos, ou seja, existe uma associação positiva com a taxa de homicídios. Constatou-se que os resultados indicam que a heterogeneidade étnica está positivamente relacionada a ao aumento da taxa de homicídio na região Nordeste do Brasil. Para o segundo capítulo também foram utilizados dados de heterogeneidade étnica, socioeconômicos, de infraestrutura urbana. Os resultados, mostraram a distribuição dos clusters, onde revelou autocorrelação espacial para as taxas de homicídio, confirmando a dependência espacial. Esses dados também mostraram a polarização da taxa de homicídios entre litoral e interior do estado de Pernambuco.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40145
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Carlos Fabricio Assunção da Silva.pdf3,44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons