Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40005
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FRANCO, Maria Joselma do Nascimento | - |
dc.contributor.author | GOUVEIA, Ray-lla Walleska Santos Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-28T17:39:04Z | - |
dc.date.available | 2021-04-28T17:39:04Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-01 | - |
dc.identifier.citation | GOUVEIA, Ray-lla Walleska Santos Ferreira. Casos de ensino com professores iniciantes: caminhos de imersão na docência e desenvolvimento profissional.. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40005 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo situa-se nas discussões acerca da formação de professores e versa sobre professores iniciantes, que vivenciam a imersão na profissão. Articulamos nossas discussões aos casos de ensino enquanto estratégias formativas de desenvolvimento profissional, que contribuem para a imersão na docência. Tomamos como objeto de pesquisa “os casos de ensino com professores iniciantes em contexto de imersão na profissão” e como problema central: Como os casos de ensino, enquanto caminhos de imersão profissional e reflexão sobre a prática, podem contribuir para o desenvolvimento de professores iniciantes? Como objetivo geral, temos: Compreender os casos de ensino enquanto caminhos de reflexão sobre a prática que podem contribuir para a imersão na docência e o desenvolvimento profissional de professores iniciantes. Como objetivos específicos, destacamos: Examinar, junto aos professores iniciantes, casos de ensino que levem em conta os elementos da imersão na docência e desenvolvimento profissional; Elaborar, junto aos participantes da pesquisa, casos de ensino que fomentem a reflexão e a imersão na docência a partir dos elementos que mobilizam em suas práticas; Analisar como a reflexão de casos de ensino pode contribuir para a imersão na docência e o desenvolvimento profissional. Ancoramos nossas discussões nas categorias teóricas: professores iniciantes, com autores/as como Carlos Marcelo (1999), Cavaco (1999), Huberman (2013) dentre outros; casos de ensino, amparadas em Mizukami (2000), Nono (2005), Domingues (2007), Mussi (2007); e para discutir desenvolvimento e aprendizagem da docência, partimos de autores como Nóvoa (1992; 1999; 2019), Pereira (2014), Day (2001), dentre outros. Nosso percurso metodológico se pautou em uma abordagem predominantemente qualitativa, conforme André (2013). Para chegarmos aos professores iniciantes, utilizamos o instrumento questionário de acordo com Markoni e Lakatos (1999) e, em seguida, fizemos uso dos grupos de discussão a partir de Weller (2010) em consonância com a intervenção por meio de casos de ensino como procedimentos de produção dos dados da pesquisa, conforme apresentam Nono (2005) e Domingues (2013). Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo conforme Moraes (1999), em que a interpretação se dá por meio das temáticas e significados que emergem. Como resultados da pesquisa, temos que os casos de ensino contribuem para a imersão na docência, reflexão da prática e desenvolvimento profissional, na medida em que se configuram como estratégias que propiciam o mergulho na cultura da docência evidenciando a práxis. Em nossas análises, identificamos que por meio dos casos de ensino, diferentes elementos de desenvolvimento profissional, tais como os desafios da prática, o compromisso social e a sensibilidade, puderam ser exercitados, contribuindo, assim, para a imersão de professores/as iniciantes na docência. Para além, vimos, ainda, que no que se refere à reflexão e à imersão na docência a partir dos elementos que mobilizam em suas práticas, os casos de ensino foram propulsores de um movimento de aprendizagem pela via da reflexividade, da coletividade e da significação, propiciando aos professores/as o pensar e repensar as práticas, construindo e reinventando suas ações de maneira intencional e comprometida com os valores éticos da docência, o que evidencia a experimentação da práxis pedagógica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Método de estudo de casos – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Estratégia (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject | Professores iniciantes – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Profissões - Desenvolvimento – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.title | Casos de ensino com professores iniciantes : caminhos de imersão na docência e desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2578438721442210 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7354094251699882 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study is based in the discussions about the teachers training and refer to beginners teachers , that experience the immersion in the profession. We articulate in our discussions in the cases of teaching while formative strategies in the professional development, that contribute to the teaching immersion. We take as research object “the cases of teaching with beginners teachers in the context of immersion in the profession” and as the central problem: How the cases of teaching, while ways of professional immersion and reflection about the practice, can contribute to the development of beginners teachers? As the main objective, we have: Comprehend the cases of teaching while ways of reflection about the practice that can contribute to the immersion in the teaching and the professional development of beginners teachers. As specifics objectives, we highlight: To examine, with the beginners teachers, cases of teaching that take in the elements of the immersion of teaching and professional development; Create, with the research participants, cases of teaching that foment the reflection and the teaching immersion and the professional development. We based ours discussions in the theoretical categories: beginners teachers, with authors like Carlos Marcelo (1999), Cavaco (1999), Huberman (2013) including others; also the category cases of teaching, based in Mizukami (2000), Nono (2005), Domingues (2007), Mussi (2007); and to discuss the development and the teaching learning, we start with authors like Nóvoa (1992; 1999; 2019), Pereira (2014), Day (2001), among others. Our methodologic route was guided in a predominantly qualitative approach, according to André (2013). To get to the beginners teachers, we use the quiz as instrument according to Markoni and Lakatos (1999) and, then, we made groups of discussions from Weller (2010) in consonance with the intervention through the cases of teaching as production procedures from the research data, according to Nono (2005) and Domingues (2013). The data were analyzed in perspective of the content study according to Moraes (1999), on what the interpretation is based according to the themes and meanings that appear. As the result of the research, we have that the cases of teaching contribute to the teaching immersion, reflection of the practice and the professional development, while they represent as strategies that provide the immersion in the teaching culture showing the praxis. In our studies, we identify through cases of teaching, different elements of professional development, as such practices challenges, the social compromise and the sensibility, could be developed, contributing to the immersion of the teachers/ beginners in the teaching. Beyond that, we still saw that according to the reflection and teaching immersion from elements that help the practice, the cases of teaching were helpers of one learning movement through the way of reflexivity, collectivity and significance, providing to the teachers the thinking and rethinking the practical , building and reinventing their actions in the intentional manner and compromised with the ethical values of teaching, that show the experimental pedagogical praxis. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ray-lla Walleska Santos Ferreira Gouveia.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons