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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39980

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dc.contributor.advisorSHINOHARA, Armando Hideki-
dc.contributor.authorFABRÍCIO FILHO, Luis Carlos-
dc.date.accessioned2021-04-27T15:26:19Z-
dc.date.available2021-04-27T15:26:19Z-
dc.date.issued2020-03-02-
dc.identifier.citationFABRÍCIO FILHO, Luis Carlos. A study on hull form design of a ship . 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39980-
dc.description.abstractIt goes without saying that energy saving is important now for our world. The study carried out for this master’s thesis has the theme of energy saving a ship. This master’s thesis reports two studies that share the same theme: hull form design of a ship, with a focus on reduction of wave-making resistance by the hull form improvement. In both studies, the importance of the bow form for reduction of wave- making resistance, which my undergraduate thesis has clarified, is a base. In the first study, a bow form design method for a full ship has been developed and its usefulness has been confirmed by model tests. In the second study, a new resistance test method for a fine ship in a CWC (Circulating Water Channel) has been developed to solve the issues present in the traditional resistance test method in a small CWC concerning accuracy in resistance measurement and model ship manufacture. The new method increases the value of the measured total resistance of the most important part of hull by 216 times compared with that of Traditional Resistance Test Method. The models and connection system necessary for the confirmation test of the method in the CWC have been designed. A study on the model manufacture for the test in a CWC was also conducted, in which material, paint and resin were studied from the viewpoints of strength, water tightness and manufacture easiness by actually manufacturing a partial model and by testing it.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectRedução da resistência de formação de ondaspt_BR
dc.subjectMétodo de projeto de forma de proapt_BR
dc.subjectEnsaio de resistência ao avanço em CWCpt_BR
dc.subjectNavio-modelopt_BR
dc.titleA study on hull form design of a shippt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coYAMANO, Tadao-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9296301193993499pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9814972564961630pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.description.abstractxÉ indiscutível a importância da economia de energia para o mundo atual. O estudo realizado para esta dissertação de mestrado tem como tema economia de energia de um navio. Esta dissertação apresenta dois estudos que compartilham do mesmo tema: projeto da forma do casco de um navio, com foco na redução da resistência de formação de ondas pela melhoria da forma do casco. Em ambos os estudos, a importância da forma da proa para a redução da resistência de formação de ondas, que foi esclarecida no meu trabalho de conclusão de curso, é tomada como base. No primeiro estudo, um método de projeto de forma de proa para um navio de formas cheias foi desenvolvido e sua utilidade foi comprovada por ensaios de resistência ao avanço de navios-modelo. No segundo estudo, um novo método de ensaio de resistência ao avanço para um navio formas finas em um CWC (Canal de Água Circulante, do inglês circulating water channel) foi desenvolvido a fim de solucionar os problemas presentes no método tradicional de ensaio de resistência ao avanço em um CWC de pequeno porte no que diz respeito à precisão da medição da resistência ao avanço e à confecção de navios-modelo. O novo método aumenta o valor da resistência ao avanço total medida da parte mais importante do casco em 216 vezes em comparação com o método tradicional de ensaio de resistência ao avanço. Os modelos e o sistema de conexão necessários para o teste de comprovação do método no CWC foram projetados. Foi realizado também um estudo sobre a confecção de um modelo para ensaio em CWC, no qual o material, a tinta e a resina foram estudados sob os pontos de vista de resistência, impermeabilidade e facilidade de confecção, através da confecção e teste de um modelo parcial.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

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