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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCRUZ, Fátima Maria Leitept_BR
dc.contributor.authorSILVA, Etiane Valentim dapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:17:52Z
dc.date.available2014-06-12T17:17:52Z
dc.date.issued2010-01-31pt_BR
dc.identifier.citationValentim da Silva, Etiane; Maria Leite Cruz, Fátima. As representações sociais da avaliação da aprendizagem em cursos de licenciatura em matemática on-line. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3987
dc.description.abstractO estudo focalizou as representações sociais da avaliação da aprendizagem em cursos de formação docente em Matemática, na modalidade on-line, considerando o contexto sócio-cultural da atualidade marcado por crescente presença tecnológica associada à complexidade e polêmica da avaliação da aprendizagem. Tivemos como referência, no campo teórico da avaliação da aprendizagem, os estudos de Bonniol & Vial (2001), Hadji (2001), Hoffman (2001) e Silva (2003), e como aporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1961), que trata do senso comum e dos sentidos e idéias compartilhadas que movimentam o comportamento e ações dos indivíduos em seu contexto social. O campo empírico da pesquisa foram os pólos de apoio presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Centro Federal de Educação Tecnológica localizados em Pernambuco. Como procedimentos metodológicos, adotamos a análise documental, a aplicação de questionários de associação livre de palavras, com as expressões indutoras: avaliação da aprendizagem , avaliação em EaD , avaliação no Moodle e avaliação de Matemática , a hierarquização do campo semântico e a análise de relatos espontâneos. No processamento dos dados fizemos uso do software Trideux Mots e da análise temática de Bardin (1977). Os resultados revelaram que a representação social da avaliação da aprendizagem no contexto da formação docente on-line aparece com ambiguidades, relacionada aos aspectos cognitivos, com sentido classificatório e de verificação de resultados; sócio-afetivos na conotação do medo e da punição; e, pedagógicos, na preocupação com o planejamento, análise, mediação e reflexão na avaliação. Ficou evidente o compartilhamento de um repertório atualizado, mas também uma diversidade de concepções, bem como a indicação de mudanças, ainda que lenta, de uma visão da avaliação classificatória para, uma outra que acontece continuamente ao longo do processo de ensino e de aprendizagempt_BR
dc.description.sponsorshipPrefeitura da Cidade do Recifept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação On-linept_BR
dc.subjectFormação Docente de Matemáticapt_BR
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.titleAs representações sociais da avaliação da aprendizagem em cursos de licenciatura em matemática on-linept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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