Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39818
Comparte esta pagina
Título : | Vínculos afetivos, autotransformação e resistência política : uma análise da (re)constituição da subjetividade de educadoras do Coque/Recife |
Autor : | SANTOS, Sidcléia da Silva |
Palabras clave : | Subjetivação; Feminismo; Pesquisa; UFPE - Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 30-ago-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SANTOS, Sidcléia da Silva. Vínculos afetivos, autotransformação e resistência política: uma análise da (re)constituição da subjetividade de educadoras do Coque/Recife. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Resumen : | A pesquisa versa sobre o processo ético-político de (re)constituição das subjetividades de educadoras enquanto experiências sutis de autotransformação e resistência, mobilizadas pelos vínculos afetivos. Logo, trata-se dos modos de subjetivação femininos por meio de experiências intensas de cuidado de si para redimensionar o campo de saberes educacionais e abertura para práticas subversivas que tentam resistir à lógica da manipulação, controle e normalização da vida. Uma tentativa de romper com o silenciamento diante das agressões preconceituosas, misóginas e implacáveis sofridas pelas mulheres, especialmente, nos espaços educacionais. De modo que este estudo sinaliza para os modos de subjetivação enquanto constituição de si como sujeito de uma conduta ética, não se referindo a legitimidade ou deslegitimidade de hábitos, comportamentos e valores, mas, ao contrário, de problematiza-los, questioná-los, de inquietar sua familiaridade, torná-los problemas, alvo do pensamento e elaboração ética. Portanto, o objetivo mais amplo da pesquisa consiste em problematizar acerca da (re)constituição da subjetividade de educadoras ao ingressarem no Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis – NEIMFA, a partir dos discursos concebidos pela instituição ao longo do percurso formativo e das experiências narradas pelas educadoras. A pesquisa foi delineada na modalidade qualitativa e a problematização da temática através da pesquisa documental, utilizando fontes primárias, e entrevistas narrativas com educadoras. As entrevistas foram analisadas a partir da articulação de métodos e estratégias de análise do discurso. Acerca dos resultados, a experiência de aprender a escutar as vozes das educadoras do NEIMFA foi um desafio porque estamos marcadas pela lógica binária da modernidade que insiste em determinar objetivamente, evidentemente e distintamente o lugar de cada pessoa na sociedade por meio dos mecanismos de controle e eliminação étnico-culturais. Contudo, as histórias/experiências dessas mulheres se (re)configuram como estratégias de resistência ao status quo, visto que são discursos marcantes de quem viveu no limite da existência, experimentando, muitas vezes, de forma trágica as fronteiras da exclusão e do preconceito. Entretanto, conseguiram re(x)istir e se (re)inventar por meio dos discursos/práticas de liberdade, da capacidade de superação, do cuidado consigo, com o outro e com o mundo, sobretudo, dos vínculos afetivos. Dessa forma, produzindo uma diversidade de modos de vida, em um entre-lugar epistemológico que contribui para problematizar, desafiar e desconstruir a noção de conhecimento único, universal, moderno, cartesiano, positivista e etnocêntrico. Logo, ao nos depararmos com suas dores, desafios e aflições, passamos a nos surpreender com seus milagres e a reconhecê-las, não mais como mulheres subordinadas, mas como potências de vida. |
Descripción : | OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de, também é conhecido em citações bibliográficas por: OLIVEIRA, Gustavo Gilson |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39818 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Sidcléia da Silva Santos.pdf | 3,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons