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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39807

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Carlos Alberto Cunha-
dc.contributor.authorMARTINS, Nereida Soares-
dc.date.accessioned2021-04-20T13:06:39Z-
dc.date.available2021-04-20T13:06:39Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationMARTINS, Nereida Soares. Santa Casa dos mortos: ritos fúnebres, mortalidade e relações de poder na Paraíba oitocentista. 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39807-
dc.description.abstractEntrelaçado numa interseção, entre os temas da Caridade e da Morte, este trabalho trata da Santa Casa de Misericórdia da Parahyba e sua atuação institucional na segunda metade do século XIX. A escolha do recorte, se dá em função de três aspectos de maior relevância: em primeiro lugar, a reincidência, a partir, de contextos dramáticos de medo, miséria e alta mortalidade, resultantes de epidemias e graves situações de pobreza extrema ocasionadas pela “Seca”. Em segundo lugar, o auge de um processo de “biologização” da morte que, proveniente de teorias médicas em evidência no centro do Império, disseminou novas crenças e comportamentos e culminaram com a “exclusão do corpo morto” nas cidades. De muitas maneiras, essas transformações repercutiram na Casa de Misericórdia da província onde, historicamente, a caridade esteve associada à garantia dos ritos funerários apropriados para uma “boa morte”. Os dois estabelecimentos mais importantes da Irmandade, no período compreendido em nossa pesquisa, eram o Hospital da Caridade e o Cemitério Senhor da Boa Sentença. São esses espaços (de morte) os mais representativos das transformações que procuramos compreender ao longo de três décadas, acompanhando seu desenvolvimento e, por fim, utilizando seus registros como fontes documentais para fins estatísticos com o objetivo de apresentar e analisar quadros da mortalidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectParaíba - Históriapt_BR
dc.subjectRitos funeraispt_BR
dc.subjectArte da boa mortept_BR
dc.titleSanta Casa dos mortos : ritos fúnebres, mortalidade e relações de poder na Paraíba oitocentistapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1622929677530791pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6680019466959953pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxIntertwined in an intersection between the topic of Charity and Death, this paper deals with Santa Casa de Misericórdia da Parahyba and its institutional performance in the second half of the 19th century. The choice of clipping is based on three major aspects: first, the recurrence of dramatic circumstances of fear, misery and high mortality rate, resulting from epidemics and severe situations of extreme poverty caused by “Drought”. Second, the height of a process of “biologizing” of death that, stemming from the medical theories in evidence in the center of the Empire, spread new beliefs and behaviors, culminating in the “exclusion of the dead body” in cities. In many ways, these transformations have echoed in the Casa de Misericórdia of the province where, historically, charity has been associated with ensure the appropriate funeral rites for a "good death." The two most important establishments of the Institution, in the period covered by our research were, the Hospital da Caridade and o Cemitério Senhor da Boa Sentença. These (death) spaces are the most representative of the transformations that we seek to understand over three decades, following their development and, finally, using their records as documentary sources for statistical purposes in order to present and analyze mortality context.pt_BR
dc.description.abstractxEntrelazados en una intersección entre los temas de Caridad y Muerte, este trabajo trata de la Santa Casa de Misericórdia da Parahyba y su desempeño institucional en la segunda mitad del siglo XIX. La elección del corte se basa en tres aspectos más relevantes: primero, la recurrencia de contextos dramáticos de miedo, miseria y alta mortalidad como resultado de epidemias y situaciones graves dragon e extrema pobreza causadas por la "sequía". Segundo, el apogeo de un proceso de muerte "biologizante" que, deriva de las teorías médicas en el centro del Imperio, difundió nuevas creencias y comportamientos y culminó en la "exclusión del cuerpo muerto" en las ciudades. En muchos sentidos, estas transformaciones resonaron en la Casa de Misericórdia de la provincia, donde, históricamente, la caridad se ha asociado a garantizar los ritos funerarios adecuados para una "buena muerte". Los dos establecimientos más importantes de la Hermandad durante nuestro período de investigación fueron el Hospital da Caridade y el Cemitério Senhor da Boa Sentença. Estos espacios (de muerte) son los más representativos de las transformaciones que buscamos comprender durante tres décadas, siguiendo su desarrollo y, finalmente, utilizando sus registros como fuentes documentales con fines estadísticos para presentar y analizar imágenes de mortalidad.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - História

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