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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39689

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, Isabella Macário Ferro-
dc.contributor.authorMORAIS, Mayara Nadja de Aguiar-
dc.date.accessioned2021-04-12T17:58:00Z-
dc.date.available2021-04-12T17:58:00Z-
dc.date.issued2020-04-27-
dc.identifier.citationMORAIS, Mayara Nadja de Aguiar. Utilização de sequência didática como estratégia de ensino sobre agentes antimicrobianos e resistência bacteriana. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39689-
dc.description.abstractDiversos temas na Biologia tem importância teórica, porém alguns são ainda mais relevantes devido a sua repercussão na vida das pessoas. A utilização de medicamentos pela população é um tema que merece destaque, pois o desconhecimento sobre os malefícios do uso indiscriminados de antimicrobianos é o principal cofator responsável pela resistência bacteriana. Assim, a Biologia é uma ciência desafiadora que impõe aos professores a utilização de diversas estratégias didáticas para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar como a aplicação de uma SD sobre agentes antimicrobianos e resistência bacteriana colabora para o processo de ensino aprendizagem de alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual de Gravatá, agreste de Pernambuco. Um questionário diagnóstico composto por 9 questões objetivas foi aplicado antes da SD para levantamento dos conhecimentos prévios e planejamento da mesma. A SD foi desenvolvida em 5 momentos, totalizando 6 aulas, que teve início com uma aula expositiva dialogada empregando a técnica tempestades de ideias, seguiu-se com realização de pesquisa, desenvolvimento de experimentações, debates de resultados obtidos e construção de modelos didáticos. Os modelos didáticos representavam mecanismos de resistência bacteriana à fármacos. Por fim, foi aplicado o questionário avaliativo, composto por 11 questões, para avaliar a aprendizagem dos conteúdos construídos no decorrer da SD. Para tratamento dos resultados obtidos durante a SD, foi utilizada a metodologia de Análise do Conteúdo através do processo de categorização. As categorias criadas para esta análise tiveram caráter a priori, isto é, critérios pré-estabelecidos antes da coleta. Quanto aos resultados, foi possível observar que no decorrer da aplicação desta estratégia de ensino os alunos puderam desenvolver algumas habilidades, as quais foram verificadas através da participação ativa, à medida que, dialogavam; refletiam; apresentavam estímulo ao responder os questionamentos; interpretavam os conceitos presentes nas charges; trabalhavam de forma integrada nos grupos formados e, partilhavam o que compreendiam a respeito dos dados da pesquisa e das experimentações propostas. Os resultados obtidos a partir do estudo dos questionários diagnóstico e avaliativo mostram uma média de acertos de conteúdos conceituais próxima a 56% e 93,75%, respectivamente. Quanto aos conteúdos atitudinais do questionário avaliativo, houve um acerto de aproximadamente 85,6%. Embasado nesses dados, fica evidente que embora os alunos já possuíssem um certo conhecimento sobre o tema a ser estudado, posteriormente a SD, esse conhecimento foi contextualizado, possibilitando o desenvolvimento e construção de novas habilidades, com as quais, eles podem tanto relacionar quanto intervir em situações cotidianas que envolvem o conteúdo. Assim, esses alunos puderam apresentar uma maior conscientização mediante as atitudes a serem tomadas, frente a uma melhoria na qualidade de vida tanto individual quanto coletiva referente ao uso de antimicrobianos e resistência bacteriana.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnti-Infecciosospt_BR
dc.subjectFarmacorresistência Bacterianapt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.titleUtilização de sequência didática como estratégia de ensino sobre agentes antimicrobianos e resistência bacterianapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6732201291405329pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3490683084560044pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxSeveral themes in Biology have theoretical importance, but some are even more relevant due to their impact on people's lives. The use of medicines by the population is a topic that deserves to be highlighted, because the lack of knowledge about the harm of indiscriminate use of antimicrobials is the main cofactor responsible for bacterial resistance. Thus, Biology is a challenging science that requires teachers to use several didactic strategies to improve the teaching and learning process. Thus, the present work aimed to analyze how the application of an SD on antimicrobial agents and bacterial resistance collaborates for the teaching and learning process of high school students. The research was carried out in a state school in Gravatá, in the countryside of Pernambuco. A diagnostic questionnaire composed of 9 objective questions was applied before DS to survey previous knowledge and plan for it. The SD was developed in 5 moments, totaling 6 classes, which started with an expository dialogue with the technique of storms of ideas, followed by research, development of experiments, debates on results obtained and construction of didactic models. The didactic models represented mechanisms of bacterial resistance to drugs. Finally, the evaluative questionnaire, composed of 11 questions, was applied to assess the learning of the contents constructed during the DS. To treat the results obtained during DS, the Content Analysis methodology was used through the categorization process. The categories created for this analysis had a priori character, that is, pre-established criteria before collection. As for the results, it was possible to observe that during the application of this teaching strategy, students were able to develop some skills, which were verified through active participation, as they talked; reflected; presented stimulus when answering the questions; interpreted the concepts present in the cartoons; they worked in an integrated way in the formed groups and, they shared what they understood about the research data and the proposed experiments. The results obtained from the study of the diagnostic and evaluative questionnaires show an average of conceptual content hits close to 56% and 93.75%, respectively. As for the attitudinal contents of the evaluative questionnaire, there was an accuracy of approximately 85.6%. Based on these data, it is evident that although the students already had a certain knowledge on the subject to be studied, afterwards DS, this knowledge was contextualized, enabling the development and construction of new skills, with which they can both relate and intervene. In everyday situations that involve content. Thus, these students were able to present a greater awareness through the attitudes to be taken, in face of an improvement in the quality of life both individual and collective regarding the use of antimicrobials and bacterial resistance.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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