Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39687

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGARCIA, José Eduardo-
dc.contributor.authorFERREIRA, João Paulo Gomes-
dc.date.accessioned2021-04-12T17:48:00Z-
dc.date.available2021-04-12T17:48:00Z-
dc.date.issued2020-10-30-
dc.identifier.citationFERREIRA, João Paulo Gomes. Animações em stop motion: uma ferramenta midiática no ensino de Genética. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39687-
dc.description.abstractOs recentes avanços tecnológicos nos permitem pensar em novas formas de ensinar. Os estudantes estão cada vez mais conectados ao mundo da tecnologia, desta forma os métodos tradicionais de ensino não são suficientes para prender sua atenção, exigindo dos professores adequação frente a essa nova realidade. Nesta perspectiva, o uso das tecnologias e das mídias em geral proporcionam metodologias alternativas e inovadoras nos processos de ensino e aprendizagem. O Stop Motion é uma técnica de animação relativamente simples e de baixo custo que utiliza sequências fotográficas de um mesmo objeto, alterado minuciosamente, para simular o seu movimento. Essa tecnologia pode se tornar uma ferramenta importante no entendimento dos processos biológicos mais complexos estudados pela genética. Estudos já revelam que as animações em Stop Motion representam uma estratégia metodológica com potencial de facilitar a compreensão de conceitos e processos que podem ser prejudicados quando se utiliza apenas a abstração. A pesquisa partiu de uma explanação dialogada dos conteúdos de genética molecular (DNA e RNA, replicação do DNA, transcrição e tradução gênicas), seguida da aplicação de um questionário avaliativo com 98 alunos do 3º ano do ensino médio da EREM Manoel Gonçalves de Lima, Cumaru – PE, a fim de propor a produção e o uso do Stop Motion a partir dos temas de maiores dificuldades entre os alunos. Os resultados obtidos apontam algumas lacunas na aprendizagem quando se utilizam apenas modelos tradicionais de ensino, e que, metodologias ativas como as que utilizam as animações em Stop Motion podem funcionar como ferramenta facilitadora da aprendizagem, estimulando o interesse e a participação, e colocando o sujeito aprendiz como construtor do conhecimento. Como produto foi construído um guia didático para auxiliar professores quanto ao uso do Stop Motion, que pode ser adaptado de acordo com as diferentes realidades escolares.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectEducação pela Mídiapt_BR
dc.subjectAtividades de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.titleAnimações em stop motion : uma ferramenta midiática no ensino de Genéticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCHAGAS, Cristiano Aparecido-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9974727326332170pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1672269409156109pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxRecent technological advances allow us to think about new ways of teaching. Students are increasingly connected to the world of technology, so traditional teaching methods are not enough to hold their attention, requiring teachers to adapt to this new reality. In this perspective, the use of technologies and media in general provide alternative and innovative methodologies in the teaching and learning processes. Stop Motion is a relatively simple and low-cost animation technique that uses photographic sequences of the same object, minutely altered, to simulate its movement. This technology can become an important tool in understanding the most complex biological processes studied by genetics. Studies already reveal that Stop Motion animations represent a methodological strategy with the potential to facilitate the understanding of concepts and processes that can be harmed when using only abstraction. The research started from a dialogical explanation of the contents of molecular genetics (DNA and RNA, DNA replication, gene transcription and translation), followed by the application of an evaluative questionnaire with 98 students of the 3rd year of high school at EREM Manoel Gonçalves de Lima, Cumaru - PE, in order to propose the production and use of Stop Motion from the topics of greatest difficulty among students. The results obtained point to some gaps in learning when only traditional teaching models are used, and that, active methodologies such as those using Stop Motion animations can work as a tool to facilitate learning, stimulating interest and participation, and placing the subject apprentice as knowledge builder. As a product, a didactic guide was built to assist teachers regarding the use of Stop Motion, which can be adapted according to different school realities.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3655967111364115pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO João Paulo Gomes Ferreira.pdf2,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons