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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39686

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Assis Leão da-
dc.contributor.authorSANTOS, Yego Viana Amorim de Almeida-
dc.date.accessioned2021-04-12T17:40:16Z-
dc.date.available2021-04-12T17:40:16Z-
dc.date.issued2020-07-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Yego Viana Amorim de Almeida. Trabalho docente no contexto de expansão da educação superior: o caso do programa REUNI na Universidade Federal de Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39686-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo compreender os impactos que o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) proporcionou/proporciona às condições do trabalho docente, no contexto de reestruturação e expansão da Educação Superior, no caso da UFPE. Como referencial teórico-metodológico adotou-se o ciclo de políticas de Stephen Ball e Richard Bowe (1992; 1994). Em conformidade com o objetivo central da pesquisa, pode-se compreender que ela foi de natureza básica, ou seja, ela não objetivou gerar conhecimento para uma aplicação prática, mas sim, buscou oportunizar novos conhecimentos, úteis para o avanço científico da área estudada (REUNI e políticas educacionais). Além disso, sua abordagem foi qualitativa, utilizando-se dos seguintes procedimentos para ser desenvolvida: a) Pesquisa bibliográfica; b) Pesquisa Documental, c) estudo de caso. O material bibliográfico foi estabelecido no referencial teórico utilizado para analisar os dados levantados, já a pesquisa documental foi representada pelos documentos da legislação do REUNI a nível nacional e local (UFPE), sendo retirados dos sites do MEC e da Universidade; como também, documentos referidos ao período do REUNI da Associação dos Docentes da UFPE (ADUFEPE). Para o estudo de caso, teve como lócus de investigação um departamento criado em um prédio precarizado e que foi criado através do REUNI. Logo, o resultado da pesquisa investigou o departamento de Antropologia e Museologia, pertencente ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Sabendo que a pesquisa tem uma abordagem qualitativa, o recorte dos entrevistados se deu através do período de carreira na instituição, a vista disso, foram selecionados seis docentes que puderam apontar o antes (pré- REUNI) e o depois (pós-REUNI) das condições do trabalho docente. As entrevistas foram semiestruturadas, sendo estabelecido um recorte temporal de 2008-2013 (período que o REUNI foi criado e um ano após sua finalização, o que trouxe seus principais impactos –como por exemplo, a construção de novos prédios a partir da verba da expansão). Para analisar os dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, com base em Bardin (1995). Sobre os resultados da pesquisa, o pressuposto se mostrou coerente, pois não foi possível apontar uma precarização das condições de trabalho dos docentes do departamento de museologia/antropologia. Sabendo que precarização das condições de trabalho docente significa uma fragilização no meio de trabalho (seja por meio da intensificação –RAP, horas de atividades e exigências extraclasse – ou , por falta de recursos materiais), ficou evidenciado que os entrevistados sabiam dos riscos que o REUNI levantaria, mas através do planejamento, eles foram diminuídos. Logo, falar sobre uma precarização das condições de trabalho, não cabe nesse contexto. Os efeitos negativos, não entrelaçados a política em si, mas talvez a burocracia institucional que atrapalhou, por exemplo, a manutenção da infraestrutura física ou repasse de verbas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Superior - política educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino Superior – Docentespt_BR
dc.subjectEducação Superior – Incentivo - Brasilpt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleTrabalho docente no contexto de expansão da educação superior : o caso do programa REUNI na Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7953906278389286pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8710150668674818pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis article analyzes impacts on the conditions of teaching work that the Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), in the context of restructuring and expansion of Higher Education , providence/ provides in the case of UFPE. Our methodological theoretical reference was the policy cycle (Stephen Ball e Richard Bowe - 1992; 1994). This work is from basic nature, so this work doesn’t generate knowledge for a practical application, but try to bring important and new knowledge for the area (REUNI and educational policies). In addition, this dissertation is qualitative, using the following procedures to be developed: a) bibliographic research; b) documentary research; c) case study. The bibliographic material was stablished in the theoretical reference used to analyze the data collected. The documentary research was represented by REUNI’s legislation documents (national and local – UFPE), being taken from the MEC and University websites; as well as documents referring to REUNI period of the Assocação dos Docentes da UFPE (ADUFEPE). For the case study, we investigated a department in a precarious building and that it was create through REUNI. So, this dissertation investigated the anthropology/museology department localized in Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Knowing that the research has a qualitative approach, the interviewees were selected for their career periods at UFPE. We selected six professors who were able to appoint before (pre-REUNI) and after (after REUNI) the teaching work conditions. The interviews were semi-structured, with a time frame between 2008-2013 (period that REUNI was created and one year after its completion, which brought its main impacts - such as, for example, the financing of new programs or the construction of new buildings).To analyze the data, we utilized "content analysis" (based on Bardin - 1995). About the research results, it was possible to say that there is no precarious working conditions for teachers in the museology / anthropology departments. We know that precariousness of teaching conditions means a weakening in the working medium (either through intensification - RAP, hours of activities and extra-class leave - or due to lack of material resources), it was evident by the interviewee that they knew of the risks that REUNI raised, but through planning, they were diminished. Therefore, talking about precarious working conditions is not in this context. The effects, not intertwined with the policy itself, but perhaps the institutional bureaucracy that hindered, for example, the maintenance of physical infrastructure or the transfer of fundspt_BR
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