Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39680

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Magna do Carmo-
dc.contributor.authorSILVA, Débora Paula Martins da-
dc.date.accessioned2021-04-12T16:55:32Z-
dc.date.available2021-04-12T16:55:32Z-
dc.date.issued2021-02-19-
dc.identifier.citationSILVA, Débora Paula Martins da. A prática de ensino de leitura nas turmas de alfabetização: reflexões sobre as concepções, planejamento e estratégias de leitura mobilizadas pelas docentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39680-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo geral investigar como as professoras do Ciclo de Alfabetização constroem as suas práticas de ensino de leitura. Com isso, buscamos identificar as percepções de uma professora alfabetizadora sobre as suas práticas de ensino de leitura; analisar como uma professora alfabetizadora planeja o ensino de leitura na sua turma de alfabetização; e analisar quais estratégias de leitura foram contempladas na prática de ensino de uma professora alfabetizadora e como foram mobilizadas. O estudo teve como sujeito de pesquisa uma professora do 2° ano do Ciclo de Alfabetização que atuava em uma escola situada no munícipio de Recife – PE. Como base teórica, apoiamo-nos em autores que versam sobre a Alfabetização, Letramento, Ensino de leitura, Gêneros Textuais, Planejamento de aula e Construção das práticas docentes. Neste contexto, nossas discussões são baseadas em autores como Soares (2011, 2018), Dionisio e Marcuschi (2007), Marcuschi (2008), Brito, Gaydeczka e Karwoski, (2011), Barbosa e Sousa (2006a), Paiva, Maciel e Cosson (2010), Libâneo (1994), Chartier (2000), entre outros. Como procedimentos de produção dos dados utilizamos a Entrevista (entrevista semiestruturada, minientrevista e entrevista de explicitação); Observação e Análise documental dos planejamentos de aulas. Os resultados da presente pesquisa evidenciaram que a docente tinha uma prática pedagógica bem estruturada e pautada na perspectiva do alfabetizar letrando. No que diz respeito às estratégias de leitura que foram mobilizadas, identificamos que a professora diversificava tais estratégias com o objetivo de refletir com as crianças sobre os textos lidos em sala de aula, e sobretudo proporcionar que a turma avançasse na autonomia leitora. Observamos que, via de regra, essas estratégias eram mobilizadas a partir de conversas e reflexões referentes às atividades de leitura. Ainda no que tange à prática docente, os resultados mostraram que a professora observada trabalhava com a integração entre todos os Eixos da Língua Portuguesa, isto é, em uma atividade, a docente conseguia de forma lógica e sequenciada trabalhar a leitura e produção de textos, por exemplo. Quanto aos planejamentos de aula, a análise dos mesmos demonstrou que a professora construía planejamentos bem definidos, elencando diferentes recursos e objetivos didáticos para o ensino de leitura, evidenciando uma organização didática coerente para o ensino com turmas de alfabetização de crianças. No que se refere às percepções da docente sobre a leitura, os dados apontam que ela tem uma visão de leitura como construção de sentidos, que preza pela leitura para além dos espaços escolares. Com relação ao planejamento, vemos que a concepção da docente é permeada na aprendizagem das crianças, considerando o que elas já sabem e o que ainda precisam saber. Por fim, a concepção de ensino da docente em questão versava acerca da problematização das atividades, buscando refletir sobre elas e, juntamente com as crianças, encontrarem a resposta mais coerente. Diante do exposto, é possível afirmar que a professora possui uma prática que leva em consideração a realidade de sua turma.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino da leiturapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAtividades Docentespt_BR
dc.subjectProfessor alfabetizadorpt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleA prática de ensino de leitura nas turmas de alfabetização : reflexões sobre as concepções, planejamento e estratégias de leitura mobilizadas pelas docentespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1911785714570875pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1498938229208458pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research had as its general objective to investigate how the teachers of the literacy cycle build their reading teaching practices. Thus, we search to identify the perceptions of a literacy teacher on her practice of teaching reading; to analyze as a literacy teacher plans the teaching reading in her group of literacy; and to analyze which strategies of reading had been contemplated in the practice of teaching of a literacy teacher and how they had been mobilized. The study had as subject of research a teacher from the second year of Literacy Cycle that acted in a situated school in the city of Recife, Pernambuco. As theoretical base, we rely on authors who include the Alphabetization, Literacy, Teaching Reading, Textual Genres, Lesson Planning and Construction of the Teaching Practice. On this context, our discussions are based on authors such as Soares (2018, 2011), Dionisio and Marcuschi (2007), Marcuschi (2008), Brito, Gaydeczka and Karwoski, (2011), Barbosa and Sousa (2006a), Paiva, Maciel and Cosson (2010), Libâneo (1994), Chartier (2000), among others. As procedures of production of the data, we use the Interview (semi structuralized interview, mini interview and explicitation interview); Observation; and documentary Analysis of the lesson plannings. The results of the present research showed that the teacher had a well structured teaching practice based on the perspective of literacy. Concerning the reading strategies that had been mobilized, we identify that the teacher diversified such strategies with the objective to reflect with the children on the texts read in class, and especially on providing that the group advanced in the reading autonomy. We observed that, as a rule, these strategies were mobilized based on conversations and reflections regarding reading activities. Still regarding the teaching practice, the results had shown that the observed teacher worked with the integration among all the Axes of the Portuguese Language, that is, in an activity, the teacher could, for example, logically and sequentially work on reading and producing texts. As for lesson plannings, the analysis showed that the teacher built well-defined plannings, listing different didactic resources and objectives for teaching reading, evidencing a coherent didactic organization for teaching with groups of children's literacy. In relation to the teacher's perceptions about reading, the data indicate that it has a vision of reading as the construction of meanings, which values reading beyond Schools. With regard to planning, we observe that the teacher's conception is permeated in the children's learning, considering what they already know and what they still need to know. Finally, the conception of teaching of the teacher in question, included the problematizing activities, searching to reflect on them and, along with the children, to find the most coherent solution. In view of what has been exposed here, it is possible to state that the teacher has a practice that takes into account the reality of her class.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Débora Paula Martins da Silva.pdf2,92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons