Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39594

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBUENO, José Maurício Haas-
dc.contributor.authorMAISCH, Ricardo Nogueira-
dc.date.accessioned2021-04-05T12:17:01Z-
dc.date.available2021-04-05T12:17:01Z-
dc.date.issued2019-08-15-
dc.identifier.citationMAISCH, Ricardo Nogueira. Processos cognitivos e habilidades socioemocionais na resolução de situaçõesproblema em matemática no Ensino Médio. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39594-
dc.description.abstractDiante da crescente preocupação sobre a qualidade da educação no Brasil, este estudo busca encontrar elementos reflexivos frente a tal realidade. Por isso, aponta para a contribuição das habilidades socioemocionais no processo de escolarização, bem como fundamenta-se na Psicometria como parâmetro balizador em sua análise teórica e empírica. Dos conteúdos estudados durante a escolarização, o objeto circunda-se no desempenho nas provas de avaliação de situações-problema na Matemática. Para tal, o delineamento amostral foi de estudantes dos dois últimos anos do Ensino Médio de escolas públicas devidamente matriculados. Procurou-se estabelecer a correlação entre variáveis cognitivas: Inteligência Fluida, Inteligência Cristalizada e Inteligência Emocional e variáveis socioemocionais: amabilidade, conscienciosidade, abertura, estabilidade emocional e extroversão, modelo fundamentado na estrutura no modelo “Big Five” com o desempenho em matemática. Para a avaliação da inteligência Fluida duas provas (Raciocínio Abstrato e Raciocínio Verbal) da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR/5); para a avaliação da Inteligência Cristalizada, duas provas (Vocabulário e Compreensão) Escala de Inteligência Wechsler para Crianças - Terceira Edição (WISC-III); a Inteligência Emocional foi avaliada com o instrumento Teste de Regulação de Emoções e as habilidade socioemocionais pelo Social and Emotionalor Non-cognitive Nationwide Assessment (SENNA) para adolescentes. E para os dados a respeito do desempenho acadêmico em matemática, foi utilizada a prova de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ano de 2015. Dois estudos foram organizados: o primeiro para avaliar as propriedades psicométricas do ENEM, cujo resultado apontou para baixo índice de acerto das questões por parte dos estudantes e para o uso de 18 questões (de 40 no total), com o índice de consistência mais satisfatório possível; no segundo estudo, foram realizados uma análise Fatorial e estudo de Regressão para verificar quais variáveis melhor predizem o desempenho de Matemática no ENEM. O resultado apontou para a importância da Inteligência Cristalizada, formando um fator, ao lado da prova de desempenho em matemática e a capacidade preditiva, no desempenho em matemática, da habilidade socioemocional abertura às novas experiências, pois ela mostrou-se mais significativa que as variáveis cognitivas, apresentando predição de 14,9% do desempenho acadêmico estudado. Desta forma, o estudo traz importantes indícios de que as habilidades socioemocionais podem ser promissoras para o desenvolvimento do desempenho acadêmico escolar em Matemática no Ensino Médio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia Cognitivapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectDesempenho – Avaliaçãopt_BR
dc.subjectInteligênciapt_BR
dc.titleProcessos cognitivos e habilidades socioemocionais na resolução de situaçõesproblema em matemática no Ensino Médiopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7331785884860341pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8234468186786568pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxIn the face of growing concern about the quality of education in Brazil, this study seeks to find reflective foundations for such a reality. Therefore, it seeks the contribution of social-emotional skills in the schooling process, as well as, it’s based on Psychometrics as a parameter of theoretical and empirical analysis. In view of the studies seen during the schooling process, the object is based on the performance of the problem-assessment tests in Mathematics. The sample design was of students of the last two years of the High School of public schools duly enrolled. It attempted to establish the correlation between cognitive variables: Fluid Intelligence, Crystallized Intelligence, and Emotional Intelligence and on the other hand the socioemotional variables (agreeableness, conscientiousness, openness to experience, neuroticismo and extraversion) concept based on the Big Five model in correlation to performance in mathematics. To assess Fluid Intelligence two Tests of Reasoning Test Battery/5 (BPR/5) were applied - Abstract Reasoning and Verbal Reasoning – To asess Crystallized Intelligence, two tests (vocabulary and comprehension) of the Wechsler Intelligence Scales third edition (WISC-III)- ; to assess the Emotional Intelligence was used the Test of Regulation of Emotions, and the social-emotional abilities was used Social and Emotionalor Non-cognitive Nationwide Assessment (SENNA) to teenagers. Egarding the academic performance in mathematics, was used the Mathematics test and its Technologies of the National High School Exam (ENEM) year 2015. Two studies were organized: the first one to evaluate the psychometric properties of the ENEM, whose results pointed to the students' low student satisfaction index and the use of 18 questions (out of 40 in total), with the most satisfactory consistency index possible; in the second study, we performed a Factorial analysis and Regression study to verify which variables best predict the performance of Mathematics in the ENEM. The result pointed to the importance of Crystallized Intelligence, forming a factor, alongside the proof of performance in mathematics and the predictive ability, in mathematical performance, of the social-emotional ability to open to new experiences, since it proved to be more significant than the variables with a prediction of 14.9% of the studied academic performance. Thus, the study provides important indications that socio-emotional skills may be promising for the development of academic achievement in High School Mathematics.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Ricardo Nogueira Maisch.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons