Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39587

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Juliana Angeiras Batista da-
dc.contributor.authorSILVA, Sarah Emanuelle Pereira da-
dc.date.accessioned2021-04-02T02:37:55Z-
dc.date.available2021-04-02T02:37:55Z-
dc.date.issued2016-06-27-
dc.date.submitted2021-04-01-
dc.identifier.citationSILVA, Sarah Emanuelle Pereira da. A aplicação de softwares como uma estratégia didática para abordar o conteúdo de tabela periódica e as propriedades dos elementos químicos. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39587-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo contribuir para o ensino de química através da utilização de novas metodologias visto que grande parte dos alunos apresentam dificuldades na compreensão dos conceitos químicos, dentre esses o conteúdo de tabela periódica. Nesse sentido, buscou-se estimular o uso de softwares educativos, que se encontram disponíveis na internet para download, como um recurso didático que auxilie no processo de ensino-aprendizagem. O uso desse recurso computacional foi aplicado através de uma sequência didática proposta nesse trabalho e aplicada em uma escola estadual, no município de Caruaru, envolvendo alunos do segundo ano do ensino médio. Os resultados obtidos neste estudo apontam que o uso de softwares educativos como parte da sequência didática proposta contribuiu para uma aprendizagem mais dinâmica além de despertar o interesse dos discentes a compreender os conceitos trabalhados em sala de aula, facilitando, assim, na construção do conhecimento. Esta afirmação está baseada nas respostas dos envolvidos após a aplicação desta, dos quais 100% desses alegaram aspectos positivos no que diz respeito a uma melhor identificação dos elementos químicos dispostos na tabela e suas propriedades com a utilização dos softwares.pt_BR
dc.format.extent71p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTabela periódica dos elementos químicospt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.titleA aplicação de softwares como uma estratégia didática para abordar o conteúdo de tabela periódica e as propriedades dos elementos químicos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4351678P4pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770483P3pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to contribute to the process of teaching and learning through the use of new methodologies once that the most of the students have difficulties in understanding chemical concepts, among these the issue of the periodic table. In this sense, sought to encourage the use of educational software, which are available on the Internet for download as a teaching resource to assist in the teaching-learning process. The use of this computational resource have it was applied through a didactic sequence proposed in this work and applied in a state school in the city of Caruaru, involving the second year high school students. The results of this study indicate that the use of educational software as part of the didactic sequence proposed contributed to a more dynamic learning in addition to arouse the interest of students to understand the concepts learned in the classroom, thereby facilitating the construction of knowledge. This statement is based on the responses of those involved after application of this teaching sequence, of which 100% of these alleged positive aspects with the use of the software, with regard to a better identification of chemical elements arranged in the table and their properties.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751621A6pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Sarah Emanuelle Pereira da.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons