Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39560

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALLES, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de-
dc.contributor.authorCARVALHO, Nádia Priscila de Lima-
dc.date.accessioned2021-03-31T15:06:08Z-
dc.date.available2021-03-31T15:06:08Z-
dc.date.issued2019-09-09-
dc.identifier.citationCARVALHO, Nádia Priscila de Lima. A rotina na educação infantil: a infância e as crianças em seus dizeres, fazeres e aprenderes. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39560-
dc.description.abstractA presente pesquisa versa sobre o cotidiano escolar na Educação Infantil, considerando os dizeres, fazeres e aprenderes das crianças nesse espaço-tempo. Fala-nos da rotina e da organização diária escolar, delineando concomitante as tessituras inventivas da infância que ocupa – e ressignifica - este espaço institucional. Assim, objetivou-se, de maneira geral, compreender como a rotina escolar é vivenciada pelas crianças de um anexo de atendimento Pré-escolar e, especificamente, identificar a configuração desta rotina escolar e a sua respectiva compreensão por esta infância que vai à pré-escola. Fazendo o uso de uma abordagem qualitativa com enfoque etnográfico, a pesquisa em questão deu-se na turma de Educação Infantil - com crianças de 4-5 anos - de uma Escola-Anexo de atendimento pré-escolar, utilizando enquanto procedimentos metodológicos o uso da observação-participante e do diário de campo, a produção de desenhos e a realização de rodas de conversações com as crianças. Para fundamentar os movimentos teóricos sobre a infância, conversamos com autores como Kohan (2004, 2007, 2017b); Skliar (2003, 2012, 2019) e Larrosa (2006, 2016, 2017) devido os seus olhares atentos voltados à infância, trazendo-a como experiência e novidade. No que diz respeito à Educação Infantil e à sua rotina, aportamos em Oliveira (2002); Guimarães (2017); Bujes (2001); Zabalza (1998), Barbosa (2006); Kuhlmann Júnior (2015); Staccioli (2013, 2018) e Lino (1998) para subsidiar a discussão acerca da importância de uma Educação Infantil que contemple de forma respeitosa as especificidades das crianças neste segmento. Não obstante, Certeau (1998); Alves (2008a, 2008b) e Ferraço (2003, 2008) abordam o cotidiano e toda a sua potencialidade criativa, enquanto mecanismos para (re)pensar a interação das crianças nos seus espaços-tempos escolares. Com base nos resultados obtidos, foi-nos possível observar que em meio à rotina escolar, encontros não-lineares e ininterruptos de (des)construções, criações e imprevisibilidades foram traçados no interior da instituição educativa pesquisada, expressos, sobretudo, nos aprenderes-fazeres das próprias crianças. A infância, através da sua singularidade, tece diferentes formas de apreensão e integração da rotina escolar imposta e, por meio dos seus múltiplos gestos, sinalizam um encontro possível entre crianças e uma pré-escola.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação pré-escolar – Programas de atividadespt_BR
dc.subjectAnálise de interação na educaçãopt_BR
dc.subjectEtnologiapt_BR
dc.titleA rotina na educação infantil : a infância e as crianças em seus dizeres, fazeres e aprenderespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0186950885797948pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8110858923692305pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis research addresses the daily school life in kindergarten, considering the doing and learning of children in this space-time. It speaks of the routine and daily school organization, outlined by the inventiveness of childhood that occupies this institutional space. Thus, the general objective was to understand how the school routine is experienced by children in an annex of the preschool service and, specifically, to identify the configuration of this school routine and its respective understanding. Using a qualitative approach with ethnographic focus, the research in question took place in the kindergarten class - with children from 4 to 5 years old - from a preschool, using as methodological procedures the use of participant observation, field diary, drawings and conversation wheels with children. To support the theoretical movements of childhood, we talked to authors such as Kohan (2004, 2007, 2017b); Skliar (2003, 2012, 2019) and Larrosa (2006, 2016, 2017) due to their eyes attentive to childhood, bringing it as experience and novelty. Regarding early childhood education and its routine, we found in Oliveira (2002); Guimarães (2017); Bujes (2001); Zabalza (1998), Barbosa (2006); Kuhlmann Junior (2015); Staccioli (2013, 2018) and Lino (1998) support the discussion about the importance of a kindergarten that respectfully contemplates the specificities of children in this segment. However, Certeau (1998); Alves (2008a, 2008b) and Ferraço (2003, 2008) approach everyday life and all its creative potential as mechanisms for (re) thinking the interaction of children in their school spaces-times. Based on the obtained results, it was possible to observe that, in the middle of the school routine, nonlinear and uninterrupted encounters of (de) constructions, creations and unpredictability were traced in the researched educational institution, expressed mainly in the learning. Childhood, by its uniqueness, weaves different forms of apprehension and integration of the imposed school routine and, through its multiple gestures, signals a possible meeting between children and a preschool.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Nadia Priscila de Lima Carvalho.pdf4,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons