Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39503

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Assis Leão da-
dc.contributor.authorGRACIANO, André Benedito-
dc.date.accessioned2021-03-29T16:02:02Z-
dc.date.available2021-03-29T16:02:02Z-
dc.date.issued2019-07-19-
dc.identifier.citationGRACIANO, André Benedito. A escolarização no ensino médio para o acesso dos jovens ao mercado de trabalho. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39503-
dc.description.abstractA pesquisa analisa a contribuição da escolarização no Ensino Médio noturno para o acesso dos jovens ao mundo do trabalho, tendo como hipótese a relação direta entre a escolarização precarizada no Ensino Médio noturno e o acesso precarizado ao mundo do trabalho. O processo metodológico empregou a abordagem qualitativa, utilizando procedimento de coleta de dados, questionário e entrevista semiestruturada. Nosso marco teórico estabeleceu-se começando pela definição da categoria trabalho, entendida a partir de uma multiplicidade de sentidos, como define Galdêncio Frigotto (2009) sobre o caráter polissêmico dessa categoria. A nossa compreensão do mundo do trabalho reside na visão ontológica definida por Dermeval Saviani (2007), no sentido de considerar que essa categoria tem como finalidade a transformação da natureza em prol da necessidade do homem. Em seguida, apresentamos a categoria escolarização a partir do contexto histórico das políticas educacionais em que a última etapa da Educação Básica surgiu, juntamente com o Ensino Médio noturno, apresentando suas características presentes diante da perspectiva histórica pautada pela dualidade em sua concepção, assim definida por Akacia Kuenzer (2005, 2007), Nora Krawczyk (2011) e Ramon Oliveira (2018). Por fim, e não menos importante, a temática sobre juventude foi abordada a partir de uma leitura em que é representada por Juarez Dayrell (2003), como os sujeitos sociais dessa pesquisa, sendo eles jovens-estudantes-trabalhadores que representam um modo de ser no mundo com base em Machado Pais (1990), que a considera uma construção social. Neste contexto, entende-se que suas especificidades e dinâmicas sociais, educacionais, políticas e culturais expressam o que Clarisse Cassab (2010), considera como uma fase da vida, uma representação da sua faixa etária que corresponde ao conceito de juventude; depois se estabelece diante de uma demonstração da sua fração de classe, que é expressada através da singularidade existente nos jovens que a representam. Os dados obtidos e a análise realizada confirmaram parcialmente a hipótese proposta: em uma escola pautada pela dualidade pedagógica, o processo de escolarização é ofertado dentro dos limites impostos pela estrutura escolar e também pelos estudantes. Assim, as desigualdades encontram espaço para se reproduzirem, estabelecendo um reflexo existente na estrutural social. Com base nos resultados levantados, apresentamos algumas considerações preliminares: os sujeitos sociais precisam superar diariamente a tentativa de exercer uma dupla jornada de trabalho e estudo; eles acreditam que a conclusão do Ensino Médio tem o efeito de trazer o benefício para conquistar uma mobilidade social; e a conquista existente na superação da escolarização dos pais tem um efeito transformador na vida familiar desses sujeitos. Diante deste contexto escolar e social, o acesso ao mundo do trabalho apresenta-se pela sua periferia. Por isso entendemos que este processo se dá de forma precarizada, e que mesmo com a universalização da Educação Básica, através da sua gratuidade e de seu acesso, muitas vezes esta não é capaz de impedir que os jovens possam superar os obstáculos existentes em sua trajetória de escolarização e de vida, para, assim, avançar na busca de uma mobilidade social e superar as desigualdades oriundas do acesso ao mundo do trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEducação de Jovenspt_BR
dc.subjectEnsino Profissionalpt_BR
dc.titleA escolarização no ensino médio para o acesso dos jovens ao mercado de trabalhopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARRUDA, Ana Lúcia Borba de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4376660200809650pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8710150668674818pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe research analyzes the contribution of night schooling to the access of young people to the world of work, having as hypothesis the direct relation between the precarious schooling at night high school and the precarious access to the world of work. The methodological process employed the qualitative approach, using as a data collection procedure a questionnaire and semi-structured interview. Our theoretical framework was established starting with the definition of the work category, understood from a multiplicity of meanings, as defined by Galdêncio Frigotto (2009) about the polysemic character of this category. Our understanding of the world of work resides in an ontological vision defined by Dermeval Saviani (2007), in the sense that this category has as its purpose the transformation of nature in favor of man's need. Next, we present the category of schooling from the historical context of educational policies in which the last stage of Basic Education emerged, together with the nocturnal High School, presenting its present characteristics before the historical perspective guided by the duality in its conception, thus defined by Akacia Kuenzer (2005, 2007), Nora Krawczyk (2011) and Ramon Oliveira (2018). Last but not least, the theme of youth was approached from a reading in which it is represented by Juarez Dayrell (2003), as the social subjects of this research, being young student-workers who represent a way of being. in the world based on Machado Pais (1990), who considers it a social construction. In this context, it is understood that its specificities and social, educational, political and cultural dynamics express what Clarisse Cassab (2010) considers as a phase of life, a representation of her age that corresponds to the concept of youth; It then establishes itself in the face of a demonstration of its class fraction, which is expressed through the uniqueness of the young people who represent it. The data obtained and the analysis carried out partially confirmed the proposed hypothesis: in a school guided by the pedagogical duality, the schooling process is offered within the limits imposed by the school structure and also by the students. Thus, inequalities find room to reproduce, establishing an existing reflection in the social structure. Based on the results, we present some preliminary considerations: the social subjects need to overcome daily the attempt to exercise a double work and study day; they believe that high school graduation has the effect of bringing about the benefit of social mobility; and the achievement of overcoming parental education has a transforming effect on the family life of these subjects. Given this school and social context, access to the world of work is presented by its periphery. This is why we understand that this process is precarious, and that even with the universalization of Basic Education, through its free and access, it is often not able to prevent young people from overcoming the obstacles in their path. schooling and life, so as to advance in the search for social mobility and overcome inequalities arising from access to the world of work.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1313351595425296pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO André Benedito Graciano.pdf2,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons