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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39459

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALLES, Sandro Guimarães de-
dc.contributor.authorSANTOS, Romero Bomfim dos-
dc.date.accessioned2021-03-24T13:13:34Z-
dc.date.available2021-03-24T13:13:34Z-
dc.date.issued2019-10-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Romero bomfim dos. Morro da Conceição: o movimento musical e suas interações com a educação. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39459-
dc.description.abstractO Morro da Conceição, localizado na zona norte do Recife, tem sido cenário de diversos movimentos sociais. Nesses, a música tem se apresentado como uma das principais ferramentas nas lutas e reinvindicações sociais. O presente trabalho buscou compreender a relação da música produzida hoje no Morro da Conceição com os movimentos populares ocorridos no Recife nas décadas de 1970 e 1980. Esses movimentos tiveram importância significativa no Morro da Conceição, sobretudo a partir das ações do padre Reginaldo Veloso, que assume a paroquia do Morro em 1978 e, engajado com a população, buscou orientar a comunidade sobre seus direitos e a lutar por eles. O trabalho apresenta a seguinte questão central: como o movimento dos anos 1970 e 1980 da Igreja Católica contribuiu/contribui para a formação político-cultural dos músicos contemporâneos do Morro da Conceição? Procuramos, portanto, apresentar um perfil musical da comunidade do Morro da Conceição, levando em conta os fatores históricos, culturais e sociais, procurando compreender o papel e a importância dos movimentos sociais acima apresentados na música produzida hoje na comunidade. A autoetnografia foi o aporte metodológico que nos ajudou no desenvolvimento desta pesquisa. Essa metodologia valida e legitima o sujeito a falar da cultura a qual pertence, pois ao utilizar o termo “auto”, a singularidade de cada sujeito é enfatizada e o “etno” situa esse mesmo sujeito em seu grupo cultural.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMovimento Musicalpt_BR
dc.subjectMorro da Conceiçãopt_BR
dc.titleMorro da Conceição : o movimento musical e suas interações com a educaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8057009787224566pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4191320222049403pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxMorro da Conceição, located in the north of Recife, has been the scene of several social movements. In these, music has been presented as one of the main tools in the struggles and social claims. The present work aimed to understand the relationship of the music produced today in Morro da Conceição with the popular movements that occurred in Recife in the 1970s and 1980s. These movements had significant importance in Morro da Conceição, especially from the actions of priest Reginaldo Veloso, which took over the parish of Morro in 1978 and, engaged with the population, sought to guide the community about their rights and to fight for them. The paper presents the following central question: How did the movement of the 1970s and 1980s contribute to the political-cultural formation of contemporary musicians of Morro da Conceição? Therefore, we seek to present a musical profile of the community of Morro da Conceição, taking into account the historical, cultural and social factors, seeking to understand the role and importance of the social movements presented above in the music produced today in the community. The autoethnography was the methodological contribution that helped us in the development of this research. This methodology validates and legitimizes the subject to speak of the culture to which he belongs, because by using the term "auto", the uniqueness of each subject is emphasized and the "ethno" situates that same subject in his cultural group.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

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