Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39455

Compartilhe esta página

Título: Psiquiatria e Sociedade : uma análise sociológica sobre a medicalização do mal
Autor(es): AZEVÊDO, Maria Luiza Rebêlo de
Palavras-chave: Sociologia; Psiquiatria; Medicalização; Comportamento desviante
Data do documento: 28-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: AZEVÊDO, Maria Luiza Rebêlo de. Psiquiatria e Sociedade: uma análise sociológica sobre a medicalização do mal. 2019. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Medicalização é um conceito que vem sendo cada vez mais trabalhado no âmbito das Ciências Sociais, ainda que os processos de medicalização da vida sejam majoritariamente classificados pelo meio médico. Significa avaliar problemas que outrora não pertenciam ao campo médico, passam a ser percebidos e tratados pelo mesmo. Em função da ocorrência da medicalização da vida moral, algumas repercussões sociais podem ser constatadas e analisadas sociologicamente. Uma possível maneira de verificar tais questões é por meio de manuais de classificações nosológicas na psiquiatria, os quais o uso e reconhecimento são cada vez mais frequentes, que classificam o comportamento humano mediante o saber psiquiátrico como uma ciência dura. Assim, esse projeto pretende verificar como ocorreu o processo de medicalização do mal até sua chegada aos manuais médicos psiquiátricos, que hoje associam o mal às tendências de explicação biológica, transcritas, por exemplo, pelo Transtorno de Personalidade Antissocial, vulgarmente conhecido como psicopatia. Para tanto, é preciso discutir alguns aspectos sobre o mal e suas representações e significados no ocidente, e como hoje ele passa a ser compreendido e classificado nestes manuais. Sendo possível verificar diferentes discursos sobre o tema e discutir a relação entre o contexto social de produção destes novos parâmetros morais e diagnósticos.
Descrição: AZEVÊDO, Maria Luiza Rebêlo de, também é conhecida em citações bibliográficas por: AZEVEDO, Maria Luiza Rebêlo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39455
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Luiza Rebêlo de Azevêdo.pdf753,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons