Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39376

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Maria Betânia e-
dc.contributor.authorSILVA, Juliana Wanderley-
dc.date.accessioned2021-03-16T23:28:20Z-
dc.date.available2021-03-16T23:28:20Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana Wanderley. Narrativas de vida e formação docente em artes visuais na UFPE. 2020. DISSERTAÇÃO (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39376-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como finalidade compreender processos de formação docente em Artes Visuais na Universidade Federal de Pernambuco, utilizando o amparo teórico-metodológico do movimento autobiográfico em diálogo com autores como Souza (2007), Oliveira (2011), Josso (2002) e Delory-Mombeger (2015) no campo das narrativas de vida. O movimento autobiográfico atravessa o terreno da reflexão sobre os processos educacionais a partir da centralidade na voz dos sujeitos, da memória e do pensar sobre si. Para tanto, a pesquisa se desenvolveu no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco no componente “Estágio Curricular em Ensino das Artes Visuais II”, que tem como objetivo observação e regência em turmas do Ensino médio, Educação de Jovens e Adultos e Médio Técnico, durante o segundo semestre do ano de 2018. A investigação aconteceu em parceria com o grupo de nove estudantes matriculados que produziram narrativas visuais e imagéticas ao final do componente como atividade conclusiva, contemplando questões sobre a formação pessoal, a relação com a Arte e a experiência do estágio. Dessa forma, mergulhei nesta pesquisa analisando o material produzido pelo grupo, a fim de responder à seguinte questão: Como as narrativas de vida/escritas de si revelam processos de formação docente em estudantes da Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco? A investigação concluiu-se mediante seis eixos, intitulados Ramificações, a densidade e complexidade do grupo, bem como procura expressar demandas e possíveis caminhos a serem trilhados na formação docente em Artes Visuais na Universidade Federal de Pernambuco.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino das artes visuaispt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectNarrativas de vidapt_BR
dc.titleNarrativas de vida e formação docente em artes visuais na UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3669866668731933pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0531466233320912pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThis research pretended to understand processes of teacher education in Visual Arts at the Federal University of Pernambuco using the theoretical-methodological support of autobiographical movement in dialogue with authors such as Souza (2007), Oliveira (2011), Josso (2002) and Delory-Mombeger (2015) in life narratives area. The autobiographical movement crosses the field of reflection on educational processes from the centrality of the subjects voice, the memory and thinking about themselves. To this end, the research was developed in the Visual Arts Degree course at the Federal University of Pernambuco in the component Curriculum Internship in Visual Arts Teaching II, which aims to observe and conduct classes in High School, Youth and Adult Education and High School, during the second semester of 2018. The investigation took place in partnership with the group of nine enrolled students who produced visual and imaginary narratives at the end of the component as a concluding activity, covering questions about personal training, the relationship with Art and the experience of the internship. Thus, I immersed myself in this research by analyzing the material produced by the group in order to answer the following question: How do the life / written narratives reveal processes of teacher education in students of the Visual Arts Degree at the Federal University of Pernambuco? The investigation concludes through six axes, entitled Ramificações, the density and complexity of the group. As well as seeks to express demands and possible paths to be taken in the teaching of Visual Arts at the Federal University of Pernambuco.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Juliana Wanderley Silva.pdf4,05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons