Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39375

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVIDAL, Fabiana Souto Lima-
dc.contributor.authorFONSECA, Camilla Fernanda da-
dc.date.accessioned2021-03-16T23:20:54Z-
dc.date.available2021-03-16T23:20:54Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationFONSECA, Camilla Fernanda da. A memória na trajetória da construção do livro de artista. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39375-
dc.description.abstractA presente dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Processos Criativos em Artes Visuais, do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais – UFPE/UFPB e aborda as memórias como disparador de criação de um livro de artista. Para tanto, buscou-se inicialmente mapear o percurso histórico e mapear tipos de livros de artistas, estabelecendo um diálogo com Silveira, Derdik, Cirillo, Filho entre outros. Também foi necessário compreender como as memórias são acionadas como mecanismos de produção e até que ponto elas podem ser ficcionalizadas, a partir do diálogo com Halbwachs, Bergson, Nogueira e Quintela. Ainda fez-se necessário debater os conceitos de poiesis e autopoiesis, a fim de compreender meu percurso criativo na produção de um livro de artista, para isso, dialoguei mais intensamente com Panek e Ostrower. Para o processo metodológico, numa perspectiva cartográfia, estabeleci um diálogo com Pucheu, Deleuze e Guatarri para pensar as etapas de produção do livro de artista, iniciando pela seleção das memórias até o objeto finalizado. A imersão no processo de produção de um objeto artístico a partir das minhas memórias me fez perceber em um primeiro momento que as memórias agem como um impulso de criação que surge do acaso, de encontros e desencontros, além de gerar elementos que possibilitam a produção de objetos que vão além do visual, explorando outros sentidos como o tato e o olfato.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro de artistapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPoiesis e autopoiesispt_BR
dc.subjectProcessos artísticospt_BR
dc.titleA Memória na trajetória da construção do Livro de Artistapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9700679149642387pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9258272116465693pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation was developed in the research line Creative Processes in Visual Arts, at Postgraduate Associated Program in Visual Arts – UFPE/UFPB and discourse the memories as trigger of an artist book creation. Therefore, this dissertation aimed to map the historical route and kinds of artists’ books, setting a dialogue with Silveira, Derdik, Cirillo, Filho, among others. Moreover, it was necessary understand how the memories are triggered as production mechanisms and whither they may be fictionalized, based on dialogue with Halbwachs, Bergson, Nogueira, and Quintela. Furthermore, it was necessary to discuss concepts of poieses and autopoiesis, to comprise my creative route in production of an artist book, for this, I dialogued intensely with Panek and Ostrower. For the methodological process, I set a dialogue with Pucheu, Deleuze, and Guatarri to think the production phases of artist’s book, starting with the selection of memories until the finalized object. The immersion on production process of an artistic project from my memories made me realize in a first moment that memories act as a creation impulse that arises from chance, from encounters and mismatches, besides that generate elements that make possible the production of objects that go beyond the visual, exploring other senses as touch and smell.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Camilla Fernanda da Fonseca.pdf6,86 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons