Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39351
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PADILHA, Maria Auxiliadora Soares | - |
dc.contributor.author | SILVA, Cristiane Lucia da | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-09T13:24:56Z | - |
dc.date.available | 2021-03-09T13:24:56Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Cristiane Lucia da. Coreografias didáticas e de meta-aprendizagem integradas a aprendizagem autorregulada no ensino superior brasileiro. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39351 | - |
dc.description | BERAZA, Miguel Ángel Zabalza também é conhecido em citações bibliográficas por: ZABALZA, Miguel Ángel | pt_BR |
dc.description.abstract | A qualidade do ensino e da aprendizagem é cada vez mais questionada tanto pelos professores quanto pelos educandos, por isso acreditamos que se faz necessário modificar a dinâmica peculiar da sala de aula. Tal característica está inserida nas Coreografias Didáticas (CD). Nesse construto teórico, o professor antecipará as ações iniciais dos educandos e o discente será considerado como um ser ativo e consciente da sua aprendizagem, da sua forma de aprender. Diante disso, nos questionamos sobre como desenvolver no educando a conscientização da sua própria aprendizagem. Por isso, resolvemos abordar a aprendizagem autorregulada, porque ela tem como foco de pesquisa o aprender a aprender de modo eficaz com a finalidade de atingir uma meta de aprendizagem. Logo, pensamos em como aplicar tais aspectos de modo prático e didático com a finalidade de desenvolver significativamente a autorregulação de aprendizagem do dançarino. Assim sendo, optamos pelo modelo da Coreografia de Meta-Aprendizagem (CMA) com o objetivo de que os dançarinos definissem sua meta de aprendizagem e a forma como desejam aprender. Então, o objetivo geral desta pesquisa é: como influenciam os componentes autorreguladores das coreografias de aprendizagem nos distintos modelos de CD? E como perguntas específicas: (1) quais modelos coreográficos foram aplicados e como influenciaram a CMA?; (2) quais as estratégias de autorregulação da aprendizagem dos educandos e como permaneceu a frequência de uso de tais estratégias depois do preenchimento da CMA?; (3) qual a relação entre a coreografia de meta-aprendizagem com a autorregulação da aprendizagem? A abordagem metodológica é mista, o tipo de pesquisa é o exploratório, o método foi o observacional sistemático e o direto extensivo por meio de questionário e formulário. Em relação à técnica de análise dos dados - do ponto de vista quantitativo - foi utilizado o programa Statistical Package for Social Sciences. Analisamos a disciplina Língua Espanhola Aplicada, ministrada na modalidade semipresencial no curso de Gestão em Turismo em um Instituto Federal. Contamos com a participação de dois professores e cinquenta e três estudantes. A análise foi construída em três etapas. Na primeira foram analisadas as CMA produzidas pelos educandos de acordo com os três modelos coreográficos aplicados (fechado, semiaberto e o aberto). A segunda foi sobre os resultados das duas aplicações do Questionário de Estratégias de Motivação para Aprendizagem (MSLQ). A terceira abordou o questionário Avaliação da CMA. Os resultados evidenciaram que: independente do modelo coreográfico, os componentes autorreguladores inseridos na CMA como a autoeficácia, por exemplo, atuaram no decorrer da elaboração da CMA em diversos níveis, das simples às complexas; os aprendizes se utilizaram inconscientemente de uma ampla gama de estratégias de autorregulação da aprendizagem e que várias dessas depois da aplicação da CMA se tornaram um pouco mais frequentes nos estudos cotidianos dos educandos. Concluímos que por meio do preenchimento da CMA dos educandos se tornaram mais conscientes dos seus processos de aprendizagem, contudo o modelo coreográfico da CMA pode e deve se tornar mais flexível a fim de abarcar as diferentes formas de aprender, de organizar e monitorar essa aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Meta-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | UFPE – Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Coreografias didáticas e de meta-aprendizagem integradas a aprendizagem autorregulada no ensino superior brasileiro | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BERAZA, Miguel Ángel Zabalza | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2451685693288979 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1120580802653357 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The quality of teaching and learning is increasingly questioned by both teachers and students, so we believe that it is necessary to modify the peculiar dynamics of the classroom. Such characteristic has been inserted in the Didactic Choreographies (CD). In this theoretical construct, the teacher will anticipate the students' initial actions and the students will be considered as active and conscious on their learning process, of their way of learning. Therefore, we ask ourselves how to develop in the students the awareness of their own learning. Therefore, we decided to approach self-regulated learning, because it focuses on learning how to learn effectively to achieve a learning goal. Therefore, we thought about how to apply these aspects in a practical and didactic way to significantly develop the dancer's learning self-regulation. Therefore, we opted for the Meta-Learning Choreography (CMA) model for dancers to define their learning goal and the way they wish to learn. So, the general objective of this research is: how do the self-regulating components of the learning choreographies influence in the different CD models? And as specific questions: (1) what choreographic models were applied and how did they influence CMA?; (2) what are the self-regulation strategies of students' learning and how did the frequency of using such strategies remain after completing the CMA?; (3) what is the relationship between the choreography of meta-learning and the self-regulation of learning? The methodological plan has a mixed research approach, the type of research is exploratory, the method selected was the systematic observational and the extensive direct through a questionnaire and form. Regarding the data analysis technique - from a quantitative point of view - the Statistical Package for Social Sciences program has been used. We analyzed the discipline Applied Spanish Language, taught in the semi-presential modality in the Tourism Management course at a Federal Institute. We did the research with two teachers and fifty-three students. The analysis was built in three stages. In the first, the CMA produced by students was analyzed according to the three choreographic models applied (closed, semi-open and open). The second was about the results of the two applications of the Motivation for Learning Strategies Questionnaire (MSLQ). The third addressed the CMA Evaluation questionnaire. The results showed that: independently of the choreographic model, the self-regulatory components inserted in the CMA, such as self-efficacy, for example, acted during the elaboration of the CMA in several levels, from simple to complex; learners are unconsciously using a wide range of self-regulatory learning strategies and that several of them after the application of CMA have become a little more frequent in the students' everyday studies. We conclude that by completing the CMA, students have become more aware of their learning processes, however the CMA choreographic model can and must become more flexible in order to encompass the different ways of learning, organizing and monitoring this learning. | pt_BR |
dc.description.abstractx | La calidad de la enseñanza y del aprendizaje es cada vez más cuestionada tanto por profesores como por los estudiantes, por eso creemos que es necesario modificar la peculiar dinámica del aula. Tal característica se inserta en las Coreografías Didácticas (CD). En este constructo teórico, el docente anticipará las acciones iniciales de los estudiantes y les considerará como un ser activo y consciente de su aprendizaje, de su forma de aprender. Por eso, nos preguntamos cómo desarrollar en el alumno la conciencia de su propio aprendizaje. Por lo tanto, decidimos abordar el aprendizaje autorregulado, porque enfoca en aprender a aprender de manera efectiva para lograr un objetivo de aprendizaje. Por ello, pensamos en cómo aplicar estos aspectos de forma práctica y didáctica con el fin de desarrollar significativamente la autorregulación del aprendizaje del danzarín. Por ello, optamos por el modelo Coreografía de Meta-Aprendizaje (CMA) para que los danzarines definan su objetivo de aprendizaje y la forma que desean aprender. Entonces, el objetivo general de esta investigación es: ¿Cómo influyen en los componentes autorreguladores de las coreografías de meta-aprendizaje en los diferentes modelos de CD? Y como preguntas específicas: (1) ¿Qué modelos coreográficos se aplicaron y cómo influyeron la CMA? (2) ¿Cuáles son las estrategias de autorregulación del aprendizaje de los estudiantes y cómo se mantuvo la frecuencia de uso de dichas estrategias después de completar la CMA? (3) ¿Cuál es la relación entre la Coreografía del Meta-Aprendizaje y la autorregulación del aprendizaje? El enfoque metodológico es mixto, el tipo de investigación es exploratorio, el método fue el sistemático observacional y el extenso directo a través de un cuestionario y un formulario. En cuanto a la técnica de análisis de datos, desde un punto de vista cuantitativo, se utilizó el programa Statistical Package for Social Sciences. Analizamos la asignatura de Lengua Española Aplicada, impartida en la modalidad semipresencial en el curso de Gestión Turística de un Instituto Federal. Tuvimos como sujetos de investigación, dos profesores y cincuenta y tres estudiantes. El análisis se construyó en tres etapas. En la primera, se analizó la CMA producida por los estudiantes según los tres modelos coreográficos aplicados (cerrado, semiabierto y abierto). La segundatrataba sobre los resultados de las dos aplicaciones del Cuestionario de Estrategias de Motivación para el Aprendizaje (MSLQ). La tercera abordó el cuestionario de Evaluación CMA. Los resultados mostraron que: independientemente del modelo coreográfico, los componentes autorreguladores insertados en el CMA, como la autoeficacia, por ejemplo, actuaron durante la elaboración del CMA en varios niveles, del simple a complejo; los estudiantes se utilizaron inconscientemente de una amplia gama de estrategias de aprendizaje autorreguladoras y varias de ellas después de la aplicación de CMA se han vuelto un poco más frecuentes en los estudios diarios de los estudiantes. Concluimos que al completar el CMA, los estudiantes se han vuelto más conscientes de sus procesos de aprendizaje, sin embargo el modelo coreográfico CMA puede y debe ser más flexible para abarcar las diferentes formas de aprender, organizar y monitorear este aprendizaje. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0148423381624747 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Cristiane Lucia da Silva.pdf | 8,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons