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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39343

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Aurino Lima-
dc.contributor.authorBAYMA, Elexandra Santos do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-03-08T13:06:04Z-
dc.date.available2021-03-08T13:06:04Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.citationBAYMA, Elexandra Santos do Nascimento. Educação para aposentadoria e espiritualidade: um estudo misto com pessoas servidoras públicas da UFPE e do INSS. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39343-
dc.description.abstractA aposentadoria é um fenômeno pós-industrial que possibilita acesso a direitos e bem-estar, mas que também pode provocar as pessoas trabalhadoras formalizadas profundos sofrimentos, culminando com a perda de sentido de vida, sendo necessário um processo formativo de educar para a aposentadoria. Nos órgãos públicos, há normativas que recomendam a implantação de Programas de Educação para Aposentadoria (EPA). O objetivo do presente estudo é compreender que contribuições a espiritualidade fornece ao desenvolvimento da EPA nos órgãos públicos. Para tanto, discutimos as concepções de espiritualidade apresentadas por Ferdinand Röhr, Jorge Ferrer, Viktor Frankl, Douglas MacDonald e Sidney Silva. A partir da abordagem transpessoal/integral de espiritualidade, por meio de uma pesquisa mista sequencial, foi apresentado o estado do conhecimento acerca da aposentadoria à luz da integralidade. Na fase quantitativa do estudo, utilizou-se o Inventário de Expressões de Espiritualidade Revisado (ESI-R) associado a um questionário sociodemográfico, dos quais participaram 155 pessoas servidoras públicas em situação de pré-aposentadoria, abono em permanência e aposentadoria. Os dados quantitativos passaram por análise estatística descritiva em software livre JAMOVI 1.2. Foram selecionados 16 servidores - 8 de cada órgão -, que obtiveram as maiores e menores médias nas dimensões Orientação Cognitiva em Direção à Espiritualidade (COS) e Bem-estar Existencial (EWB) da ESI-R. Foi utilizada uma entrevista com roteiro semiestruturado para a construção dos dados qualitativos cujo corpus gerado foi sistematizado por meio de análise temática com o auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados apontam que a EPA não é um campo consolidado de pesquisa no Brasil e que há carência de pesquisas voltadas à educação para aposentadoria de professores, principalmente da educação básica, bem como pesquisas sobre as relações das pessoas aposentadas com a família e o lazer (quadrante cultural). A percepção da espiritualidade das pessoas do serviço público transita entre as dimensões Religiosidade (REL), COS e EWB da ESI-R. A análise do perfil sociodemográfico evidencia o fator de escolaridade na percepção da espiritualidade na dimensão REL e o de renda na percepção de EPA. Outro dado refere-se à postergação da aposentadoria entre as pessoas com mais de 40 anos de tempo de serviço, sendo mais evidente em pessoas do sexo masculino, solteiras, sem filhos e sem religião. Na dimensão REL há variação estatística no tocante ao sexo e nas dimensões EWB e REL em relação à situação diante da aposentadoria. Os resultados qualitativos apresentam que a EPA se beneficia se abarcar desenvolvimento do senso de propósito da pessoa trabalhadora, da relação com trabalho, com o tempo livre e do processo inexorável do envelhecimento, numa perspectiva multidimensional do ser humano. Os participantes da pesquisa sugerem que a metodologia de EPA aconteça pela formação de grupos informativos, reflexivos e culturais, que façam parte de um programa de desenvolvimento humano longitudinal nas organizações pesquisadas. A principal contribuição da espiritualidade para a EPA perpassa pela abertura que a tarefa pedagógica proporciona na tomada de decisão consciente ante a aposentadoria, possibilitando a promoção do autoconhecimento e da autonomia da pessoa trabalhadora.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleEducação para aposentadoria e espiritualidade : um estudo misto com pessoas servidoras públicas da UFPE e do INSSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0494246381870893pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5402096659543875pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxRetirement is a post-industrial phenomenon that allows access to rights and well-being, but it can also cause formalized workers to suffer profoundly, culminating in the loss of sense of life, requiring a training process to educate to retirement. In public agencies there are regulations that recommend the institution of Retirement Education (RE) Programs . This study aims to understand what contributions the spirituality provides to the development of RE in public agencies. To this end, we discuss the concepts of spirituality presented by Ferdinand Röhr, Jorge Ferrer, Viktor Frankl, Douglas MacDonald, Sidney Silva within the transpersonal / integral approach to spirituality. Through a sequential mixed survey, the state of knowledge about retirement was presented in the light of comprehensiveness. In the quantitative phase of the study, the Expression Spirituality Inventory Revised - ESI-R was used, associated with a sociodemographic questionnaire, in which 155 public servants in pre-retirement, permanent and retirement benefits participated. Quantitative data underwent descriptive statistical analysis using free software JAMOVI 1.2. 16 servers were selected, 8 from each body, who obtained the highest and lowest averages in the dimensions of Cognitive Orientation towards Spirituality (COS) and Existential Well-Being (EWB) of ESI-R. An interview with a semi-structured script was used to build the qualitative data whose corpus generated was analyzed by thematic analysis with the aid of the IRAMUTEQ software. The results show that the RE is not a consolidated field of research in Brazil and that there is a lack of research aimed at education for the retirement of teachers, mainly in basic education, as well as research on the relationships of retired people with family and leisure (cultural quadrant). The perception of the spirituality of people in the public service moves between the religiosity (REL), COS and EWB dimensions of ESI-R. The analysis of the sociodemographic profile shows the schooling factor in the perception of spirituality in the REL dimension and the income factor in the perception of RE. Another data refers to the postponement of retirement among people with more than 40 years of service, being more evident in single male people, without children and without religion. In the REL dimension, there is statistical variation in relation to sex and in the EWB and REL dimensions in relation to the situation facing retirement. The qualitative results show that the RE benefits if it encompasses the development of the working person's sense of purpose, of the relationship with work, with free time and the inexorable process of aging, in a multidimensional perspective of the human being. Research participants suggest that the RE methodology should be used to form informative, reflective and cultural groups that are part of a longitudinal human development program in the organizations surveyed. The main contribution of spirituality to the RE goes through the openness that the pedagogical task provides in making conscious decisions in the face of retirement, enabling the promotion of self-knowledge and the autonomy of the working person.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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