Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39335

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFALCÃO, Emerson Peter da Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Ana Jackeline de França-
dc.date.accessioned2021-03-02T12:55:53Z-
dc.date.available2021-03-02T12:55:53Z-
dc.date.issued2020-08-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Jackeline de França. O uso do stop motion no ensino de Bioquímica para o nível médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39335-
dc.descriptionSANTOS, Ana Jackeline de França também é conhecida em citações bibliográficas por: FRANÇA, Ana Jackeline dept_BR
dc.description.abstractEste trabalho descreve a análise de dados coletados durante a aplicação de uma produção de vídeo de animação usando a técnica de stop motion com o objetivo de operacionalizar os conhecimentos sobre respiração celular aeróbica. Os estudantes criaram, a partir de trabalhos artesanais, as reações do tema e fotografaram o passo a passo editando posteriormente com aplicativos em computadores ou celulares. Além de anotações das observações feitas desde o início desta pesquisa revelando um avanço no conhecimento do tema em questão, foram aplicados dois testes, um após a aula explanada e a leitura de livros, outro depois da produção do stop motion. Os resultados foram notadamente diferentes evidenciando, após a aplicação do segundo teste, um aumento significativo das notas, o que leva ao entendimento de que o processo de construção dos vídeos possibilitou um progresso na compreensão do tema. Desta forma, o método foi considerado eficaz como ferramenta didática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectRespiração Celularpt_BR
dc.subjectCinema Educativopt_BR
dc.titleO uso do stop motion no ensino de Bioquímica para o nível médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2951171612859047pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2483568413344959pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxThis work describes the analysis of data collected during the application of an animation video production using the stop motion technique in order to operationalize the knowledge about aerobic cellular respiration. The students created the reactions of the theme from handmade works and photographed the step-by-step editing later with applications on computers or cell phones. In addition to notes on the observations made since the beginning of this research, revealing an advance in the knowledge of the subject in question, two tests were applied, one after the explained lesson and the reading of books, another after the production of the stop motion. The results were notably different, showing, after the application of the second test, a significant increase in grades, which leads to the understanding that the process of building the videos made progress in understanding the theme possible. Thus, the method was considered effective as a teaching tool.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Jackeline de França Santos.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons