Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39335
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FALCÃO, Emerson Peter da Silva | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Ana Jackeline de França | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-02T12:55:53Z | - |
dc.date.available | 2021-03-02T12:55:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-14 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ana Jackeline de França. O uso do stop motion no ensino de Bioquímica para o nível médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39335 | - |
dc.description | SANTOS, Ana Jackeline de França também é conhecida em citações bibliográficas por: FRANÇA, Ana Jackeline de | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho descreve a análise de dados coletados durante a aplicação de uma produção de vídeo de animação usando a técnica de stop motion com o objetivo de operacionalizar os conhecimentos sobre respiração celular aeróbica. Os estudantes criaram, a partir de trabalhos artesanais, as reações do tema e fotografaram o passo a passo editando posteriormente com aplicativos em computadores ou celulares. Além de anotações das observações feitas desde o início desta pesquisa revelando um avanço no conhecimento do tema em questão, foram aplicados dois testes, um após a aula explanada e a leitura de livros, outro depois da produção do stop motion. Os resultados foram notadamente diferentes evidenciando, após a aplicação do segundo teste, um aumento significativo das notas, o que leva ao entendimento de que o processo de construção dos vídeos possibilitou um progresso na compreensão do tema. Desta forma, o método foi considerado eficaz como ferramenta didática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Respiração Celular | pt_BR |
dc.subject | Cinema Educativo | pt_BR |
dc.title | O uso do stop motion no ensino de Bioquímica para o nível médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2951171612859047 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2483568413344959 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work describes the analysis of data collected during the application of an animation video production using the stop motion technique in order to operationalize the knowledge about aerobic cellular respiration. The students created the reactions of the theme from handmade works and photographed the step-by-step editing later with applications on computers or cell phones. In addition to notes on the observations made since the beginning of this research, revealing an advance in the knowledge of the subject in question, two tests were applied, one after the explained lesson and the reading of books, another after the production of the stop motion. The results were notably different, showing, after the application of the second test, a significant increase in grades, which leads to the understanding that the process of building the videos made progress in understanding the theme possible. Thus, the method was considered effective as a teaching tool. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ana Jackeline de França Santos.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons