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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/391

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernando Araújo de Moraes, Walter pt_BR
dc.contributor.authorPiros Kovacs, Ericapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:02:30Z-
dc.date.available2014-06-12T15:02:30Z-
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationPiros Kovacs, Erica; Fernando Araújo de Moraes, Walter. O Processo de Internacionalização de empresas do Nordeste : Proposição de um framework. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/391-
dc.description.abstractA pesquisa tem como objetivo investigar as características do processo de internacionalização de empresas nordestinas. O referencial teórico analisa transversalmente os principais conceitos-chave das teorias de internacionalização: Ciclo de Vida, Uppsala, Escolha Adaptativa, Paradigma Eclético, Modelo Diamante e RBV. Os conceitos-chave abrangem a localização, escolhas gerenciais, recursos tangíveis e intangíveis, aprendizagem e agentes exernos. Apresenta-se também o imbricamento dos conceitos de estratégia e internacionalização e constrói-se um framework. Os dados foram coletados nas empresas Netuno e Queiroz Galvão Alimentos. A pesquisa é de natureza longitudinal e os procedimentos metodológicos foram embasados na teoria adaptativa. A análise dos dados foi realizada em duas etapas: descritiva e por meio do método de comparação constante, com o auxílio do software ATLAS/ti. Os casos apresentam aspectos comuns ao longo do processo que levam ao ajuste do framework, principal contribuição da tese, indicativo de que nenhum modelo dominante, isoladamente, é capaz de explicar o processo de internacionalização. Como principais resultados, percebe-se que o processo de formação de estratégias tende a ser gradual e que o contexto externo foi o principal determinante da orientação de mercado e estrutura organizacional. Ademais, evidencia-se que os recursos intangíveis podem substituir os tangíveis na internacionalização. No início há influência da aprendizagem baseada em tentativas e erros enquanto que, em fases mais recentes, predomina a aprendizagem buscada. Identifica-se ainda que as primeiras exportações foram impulsionadas pela disponibilidade de vantagens comparativas, que resultaram num clima de modismo. Os agentes de cooperação da indústria auxiliaram na disseminação de conhecimento nas fases iniciais. Finalmente, comportamentos oportunistas geraram um maior comprometimento com a internacionalizaçãopt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégia de Internacionalizaçãopt_BR
dc.subjectTeoria Adaptativapt_BR
dc.subjectEmpresas exportadoraspt_BR
dc.subjectNordeste do Brasilpt_BR
dc.titleO Processo de Internacionalização de empresas do Nordeste : Proposição de um frameworkpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

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