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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39183

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dc.contributor.advisorDOURADO, Débora Coutinho Paschoal-
dc.contributor.authorCARVALHO, Diane Glayce dos Santos-
dc.date.accessioned2021-02-02T15:49:18Z-
dc.date.available2021-02-02T15:49:18Z-
dc.date.issued2020-10-29-
dc.identifier.citationCARVALHO, Diane Glayce dos Santos. Sentidos do Trabalho: narrativas de docentes aposentados em exercício na UFPE à luz da Psicodinâmica do Trabalho. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39183-
dc.description.abstractEste trabalho objetivou compreender os sentidos atribuídos ao trabalho pelos docentes que se aposentaram e permanecem exercendo atividades na Universidade Federal de Pernambuco, sob a luz da Psicodinâmica do Trabalho. Atualmente, o trabalho ocupa uma posição central na vida do indivíduo e pessoas mais velhas estão compondo a força de trabalho nas organizações. Assim, o estudo dessa temática mostra-se com grande valor. Para a compreensão do Sentido do Trabalho, a pesquisa apoiou-se em autores como Tolfo e Piccinini (2007) e Antunes (2009). A Psicodinâmica do Trabalho, modelo teórico que norteou a análise e resultados, fundamentou-se em Christopher Dejours (1992; 2004; 2007). O estudo foi qualitativo, com natureza descritiva e exploratória. Utilizou-se como método as histórias de vida. Os dados foram obtidos através de relatórios e dos relatos de 11 entrevistas episódicas com docentes aposentados, trabalhando voluntariamente, nos programas de mestrado e doutorado, tendo foco nas suas trajetórias profissionais. Para atingir os objetivos, utilizou-se a Análise de Conteúdo Temática na busca dos resultados. A análise dos resultados revelou que os docentes atribuem sentido ao trabalho por apreciarem sua profissão e por estarem contribuindo para o desenvolvimento da UFPE e da sociedade. Na análise à luz da PDT, ficou evidente que as vivências de prazer residem no reconhecimento do trabalho e no acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. O sofrimento foi caracterizado pelas condições de trabalho e os conflitos entre o trabalho prescrito e o real. Algumas estratégias de defesa emergiram nos depoimentos, contudo, a maioria dos participantes relatou enfrentar as dificuldades que surgem no trabalho.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSentido do trabalhopt_BR
dc.subjectDocentes aposentadospt_BR
dc.subjectPsicodinâmica do trabalhopt_BR
dc.titleSentidos do Trabalho : narrativas de docentes aposentados em exercício na UFPE à luz da Psicodinâmica do Trabalhopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0199767805638496pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2657393049675305pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracao - Profissionalpt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to understand the meanings attributed to work by teachers who have retired and continue to exercise activities at the Federal University of Pernambuco, in the light of the Psychodynamics of Work. Currently, work occupies a central position in the life of the individual and older people are making up the workforce in organizations. Thus, the study of this theme is of great value. To understand the Meaning of Work, the research was supported by authors such as Tolfo and Piccinini (2007) and Antunes (2009). The Psychodynamics of Work, theoretical model that guided the analysis and results, was based on Christopher Dejours (1992; 2004; 2007). The study was qualitative, with a descriptive and exploratory nature. Life stories were used as a method. The data were obtained through reports and reports of 11 episodic interviews with retired teachers, working voluntarily, in the master's and doctoral programs, focusing on their professional trajectories. To achieve the objectives, thematic content analysis was used in the search for results. The analysis of the results revealed that the teachers attribute meaning to the work because they appreciate their profession and because they are contributing to the development of UFPE and society. In the analysis in the light of the PDT, it was evident that the experiences of pleasure lie in the recognition of work and in monitoring the development of students. Suffering was characterized by working conditions and conflicts between prescribed and real work. Some defense strategies emerged in the statements, however, most participants reported facing the difficulties that arise at work.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Administração

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