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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38988
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Título : | Rituais e atos pedagógicos performáticos da Jurema Sagrada do terreiro de umbanda em Alhandra-PB |
Autor : | SILVA, Deyvson Barreto Simões da |
Palabras clave : | Pedagogia; Educação e religião; Religião indígena; UFPE – Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 3-sep-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Deyvson Barreto Simões da. Rituais e atos pedagógicos performáticos da Jurema Sagrada do terreiro de umbanda em Alhandra-PB. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | A presente dissertação de mestrado discute os Rituais e os Atos Pedagógicos Performáticos da Jurema Sagrada ocorridos no Terreiro de Umbanda Caboclo Oxóssi, no Município de Alhandra- PB, Brasil, sob a lente teórica das Epistemologias do Sul, por meio dos Estudos Pós-Coloniais. A pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Linha – Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Partimos do Pressuposto de que os Rituais e os Atos Pedagógicos Performáticos da Jurema Sagrada ocorridos no Terreiro corroboram na construção, manutenção e propagação dos saberes e práticas da Jurema Sagrada entre os/as juremeiros/as. Para tanto, tivemos como objetivo compreender os Rituais e os Atos Pedagógicos Performáticos da Jurema Sagrada desenvolvidos no Terreiro de Umbanda em Alhandra-PB. De forma específica, objetivamos entender o que pensam as Lideranças sobre a Jurema Sagrada; identificar os Rituais e os Atos Pedagógicos Performáticos da Jurema Sagrada no Terreiro de Umbanda; caracterizar os Rituais e os Atos Pedagógicos Performáticos da Jurema Sagrada no Terreiro de Umbanda. Tomamos como campo empírico o Terreiro de Umbanda Caboclo Oxóssi, para a produção e coleta de dados, utilizamos como instrumentos: a Observação direta, o Diário de Campo e as Entrevistas Semiestruturadas. Os Sujeitos Colaboradores/as da Pesquisa foram as Lideranças do Terreiro. O tratamento e análise dos dados foram realizadas por meio da Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 2011); (VALLA, 1999). Percebemos que no Terreiro de Umbanda Caboclo Oxóssi a construção do conhecimento se dá pelas práticas ocorridas nos Rituais e Atos Pedagógicos Performáticos da Jurema Sagrada, através do Diálogo, da Amorosidade e da Rigorosidade presentes nas relações entre as Lideranças, os/as demais juremeiros/as e as Entidades. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38988 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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